O Brasil tornou-se sede do primeiro Escritório Regional da ONU Turismo nas Américas e Caribe. Inaugurada no dia 7 de fevereiro no Rio de Janeiro, a nova unidade representa um avanço estratégico para a promoção do turismo no continente, além de atrair investimentos para destinos brasileiros e transferir o setor em regiões além do circuito europeu tradicional.
Com uma equipe de consultores nacionais e internacionais, o escritório terá um papel fundamental no desenvolvimento de políticas e ações voltadas ao crescimento do turismo. Além de coordenar as operações da ONU Turismo em nível regional, a unidade trabalhará para fomentar um turismo responsável, sustentável e acessível, além de ampliar a competitividade do setor e fortalecer sua presença na agenda global. Até então, fora da sede em Madri (Espanha), a ONU Turismo possuía apenas um outro escritório regional, localizado na Arábia Saudita.
Fortalecimento do turismo brasileiro
O ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, destacou a importância da iniciativa para o setor. “É um marco que comemora o excelente momento da atividade turística brasileira, especialmente após as conquistas de 2024. Não tenho dúvidas de que o Brasil e nossos vizinhos tenham um papel ainda mais relevante no cenário global do turismo”, afirmou.
A escolha do Rio de Janeiro para sediar o escritório realizado de um processo de negociação tramitado pelo Governo Federal, com colaboração direta do Ministério do Turismo (MTur). A cidade se destaca como uma das principais portas de entrada para visitantes internacionais, tendo recebido 240,1 mil turistas estrangeiros em janeiro de 2025 — um aumento de 46% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Atração de investimentos e novas oportunidades
O diretor do Escritório da ONU Turismo no Brasil, Heitor Kadri, reforçou o compromisso da instituição em atrair investimentos para os países da região. “Estamos iniciando um trabalho essencial para o desenvolvimento do turismo no Brasil, nas Américas e no Caribe, buscando fortalecer a atração de visitantes e investimentos, além de valorizar nossa cultura e história”, declarou.
O secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, também celebrou a instalação do escritório. “Este é um grande dia para a ONU Turismo, pois, pela primeira vez, inauguramos uma unidade na região das Américas e Caribe. Nosso compromisso é trazer mais turistas para o Brasil e mostrar ao mundo as belezas do país”, disse.
Brasil bate recorde de visitantes internacionais
O turismo no Brasil começou 2025 com números expressivos. Somente em janeiro, 1,48 milhão de turistas estrangeiros desembarcaram no país, o melhor resultado para o mês desde 1970, quando teve início a série histórica. Os dados, levantados pelo MTur, Embratur e Polícia Federal, indicam um crescimento de 55% em relação ao mesmo período de 2024, quando o Brasil recebeu 956,7 mil visitantes internacionais.
A instalação do escritório da ONU Turismo fortalece ainda mais o protagonismo do Brasil no cenário global do setor, ampliando o diálogo com outras nações e aprimorando políticas públicas externas à atração de turistas. O Governo Federal aposta no turismo como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico e social sustentável do país.
Fonte:agência gov
Foto:foto da web
Comentar