Economia

Morre de Covid-19 o pesquisador de agrometeorologia Paulo Sentelhas

Morre de Covid-19 o pesquisador de agrometeorologia Paulo Sentelhas thumbnail

Sentelhas tinha atuação destacada na agronomia e foi representante do Brasil junto ao Grupo de Especialistas em Agrometeorologia da Organização Mundial de Meteorologia (OMM-ONU). Morre o pesquisador de agrometeorologia Paulo Sentelhas
Divulgação / Esalq
Paulo Sentelhas, pesquisador em agrometeorologia e professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba (SP), morreu nesta terça-feira (21), segundo confirmação da instituição. O professor estava internado por causa da infecção da Covid-19, mas não resistiu.
Sentelhas tinha atuação destacada na área de agronomia, com ênfase em Agrometeorologia. Foi secretário da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia de 1995 a 1997 e de 2001 a 2003 e seu presidente entre 2005-2007. No mesmo período, atuou como presidente da Federação Latinoamericana de Agrometeorologia.
De 2005 a 2013 também foi representante do Brasil junto ao Grupo de Especialistas em Agrometeorologia da Organização Mundial de Meteorologia (OMM-ONU).
Como docente, lecionava na graduação as disciplinas Meteorologia Agrícola e Agrometeorologia Aplicada e, na pós-graduação, a disciplina Agrometeorologia e Doenças de Plantas.
Sentelhas foi 12 vezes professor homenageado pelas Turmas de Engenharia Agronômica, autor de 224 artigos, orientador de 30 mestres e 28 doutores e 5 pós-doutorandos e 90 graduandos.
O pesquisador também fundou, juntamente de suas 3 filhas, a Agrymet, consultoria de agrometeorologia. Em nota, a empresa divulgou que a família “agradece o imenso carinho desses últimos dias e o amor que todos mostraram para ele. Ele com certeza segue a sua caminhada de volta para a casa, na certeza do quanto foi amado”.
Veja o restante da nota:
“Na tarde dessa última terça-feira, dia 21 de setembro de 2021, o clima que era quente e seco em Piracicaba, se fechou. Um grande mestre do clima, se despedia de uma multidão de pessoas, que seguiam com ele durante esses últimos dias, com atenção, busca de notícias, preocupação, carinho, amor e confiança. E assim como o clima é incerto e cheio de previsões, a vida traz suas certezas mas sem explicações.
A dor neste momento não tem limite de município, não tem ponto no mapa e nem estação meteorológica que reporte número. Ela se espalha ao País, ao mundo. Paulo não era só um professor exemplar, muito querido, respeitado, humano, referência e de uma inteligência ímpar da Esalq, ele fez história e não só para os tantos de alunos, orientados, colegas, amigos do seu ambiente de trabalho, ele fez história para um País. Quantos desses que aprenderam em suas aulas de agrometeorologia, estão hoje espalhados por aí, enalteceram o ser humano que ele era, o procurando para aprender sobre o clima e sobre a vida. Uma aula em cada palavra, um ensinamento em cada conversa, um carinho em cada olhar, uma humanidade a cada ato e uma vida de imensa gratidão!
Não tem palavras que sejam suficientes para expressar o quanto Paulo era importante, essencial e especial. Poderia escrever uma tese e nem assim seria suficiente para contar tudo sobre ele. A legião de pessoas que o seguiam, serão sempre seguidoras fiéis de suas grandes aulas da vida. A gratidão é imensa, o legado que Paulo deixa é lindo e nunca será esquecido.”
Entidades do setor também manifestaram o pesar no falecimento do pesquisador:
A Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal (SBFV) publicou que lamenta “profundamente o falecimento do Prof. Paulo Cesar Sentelhas, da ESALQ/USP, ocorrido no dia 21/09/2021 em decorrência de complicações da COVID-19”.
“O Prof. Sentelhas contribuiu enormemente para a agricultura através de seus estudos sobre climatologia e agrometeorologia, deixando um legado importante para os estudos sobre relações solo-planta-ambiente.
A Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal deseja força e serenidade aos familiares e amigos do Prof. Sentelhas e se solidariza com todas as pessoas que perderam familiares, amigos e colegas nesta pandemia”, completa a nota.
O Comitê Estratégico Soja Brasil também publicou nas redes sociais: “É com enorme pesar e profunda tristeza em nossos corações que nos despedimos hoje do Prof. Paulo Cesar Sentelhas. Engenheiro Agrônomo, Professor Titular da ESALQ e brilhante Agrometeorologista, o Prof. Sentelhas foi mais que um Membro Efetivo do CESB, foi um grande amigo! Será sempre um motivo de muito orgulho e um grande privilégio para o CESB, termos tido a chance de trabalharmos juntos em diversas frentes. Nossa solidariedade a todos os amigos e familiares por esta irreparável perda, que Deus conforte sua família e os amigos que ficam… Na foto, os amigos: Luiz Antonio da Silva (esq.) e Prof. Paulo Cesar Sentelhas (dir.).”
Vídeos: tudo sobre agronegócios