O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (11) que gostaria de assumir o controle da estratégica Ilha de Kharg, considerada o principal centro de exportação de petróleo iraniano.
A declaração foi feita durante entrevista à Fox News e reforçada em publicação na rede Truth Social, onde Trump afirmou que os EUA poderiam atingir o Irã “com muita força” e, futuramente, assumir o controle de estruturas ligadas ao petróleo e ao gás natural do país.
A Ilha de Kharg é responsável por cerca de 90% das exportações de petróleo bruto do Irã e é considerada peça-chave para a economia iraniana. Autoridades americanas já classificaram a região como o principal ponto de escoamento da produção petrolífera do país.
Segundo Trump, o controle da ilha enfraqueceria significativamente a Guarda Revolucionária Islâmica, organização militar considerada uma das bases de sustentação do regime iraniano.
A nova declaração ocorre em meio à escalada militar entre os Estados Unidos e o Irã. Nas últimas horas, ataques americanos atingiram instalações militares iranianas, enquanto Teerã anunciou o fechamento do estratégico Estreito de Ormuz, uma das rotas marítimas mais importantes do planeta para o transporte de petróleo.
Especialistas alertam que qualquer interrupção prolongada na região pode provocar impactos globais nos preços da energia, combustíveis e transporte internacional.













Recent Comments