Últimas Notícias

RECUPERAÇÃO DA INDÚSTRIA TEM DADOS POSITIVOS EM MAIO

RECUPERAÇÃO DA INDÚSTRIA TEM DADOS POSITIVOS EM MAIO
A produção industrial brasileira avançou 7% na passagem de abril para maio deste ano, segundo o IBGE. A alta, que é a maior desde junho de 2018 (12,9%), veio depois de duas quedas consecutivas: em março (-9,2%) e em abril (-18,8%).
Em relação a maio do ano passado, houve queda de 21,9%.

A produção industrial acumula quedas de 8% na média móvel trimestral, de 11,2% no acumulado do ano e de 5,4% no acumulado de 12 meses.
Na passagem de abril para maio, a maior alta na produção foi observada entre os bens de consumo duráveis (92,5%), seguida pelos bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (28,7%).

Os bens de consumo semi e não-duráveis cresceram 8,4% e os bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo, subiram 5,2%.
Vinte dos 26 ramos industriais pesquisados tiveram aumento na produção, com destaque para veículos automotores, reboques e carrocerias (244,4%); coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (16,2%); e bebidas (65,6%).

MERCOSUL – Presidente Bolsonaro pediu aos chefes de Estado do Mercosul que façam uma força-tarefa para que os pactos com a União Europeia e a Associação Europeia de Livre Comércio (Efta) sejam finalizados ainda neste ano.

Ontem, na reunião da cúpula de presidentes do Mercosul, Bolsonaro falou em “desfazer opiniões distorcidas sobre o Brasil”, sobretudo em temas voltados ao meio ambiente, para tentar viabilizar a assinatura dos acordos.

Disse que pretende levar adiante as negociações abertas com Canadá, Coreia do Sul, Cingapura e Líbano, expandir os acordos vigentes com Israel e Índia, e abrir novas frentes na Ásia. E há interesse de buscar tratativas com os países da América Central.

RECUPERAÇÃO – Indicadores econômicos mostram que o pior da crise já passou e que a recuperação econômica será mais rápida do que se pensava.
Foi o que afirmou ontem o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Ele reconheceu que há pontos a serem melhorados no pacote federal de enfrentamento à covid-19, sobretudo no que diz respeito ao crédito.

O presidente do BC explicou que a economia brasileira bateu no fundo do poço em abril, o mês mais intenso do isolamento social no país. Mas já começou a ensaiar uma retomada em maio e acelerou esse processo de recuperação em junho. Pelos dados em tempo real, de energia, tráfego, arrecadação e volume de TEDs, pode se observar uma melhora em junho.

Campos Neto acredita que a retomada será mais rápida do que a da crise de 2008. E credita isso ao bom funcionamento do sistema financeiro na pandemia.
Ele admitiu que ainda é preciso aperfeiçoar um ponto importante do sistema financeiro: o acesso ao crédito. Segundo o BC, a concessão de crédito apresentou crescimento forte durante a crise, mas acabou se concentrando nas grandes empresas e não foi suficiente para fazer frente à “demanda extraordinária” gerada pela pandemia. Por isso, há sentimento de escassez de crédito nas micro, pequenas e médias empresas.

WHAT – O presidente do Banco Central afirmou que em nenhum momento o BC proibiu o WhatsApp de operar. O que o BC entende é que o WhatsApp precisa passar pelos mesmos processos de aprovação dos outros arranjos.
Este mesmo tipo de regulação será exigido do Facebook Pay.

RENDIMENTOS – Os efeitos da pandemia foram especialmente sentidos em maio, levando à queda média nos rendimentos para 82% dos brasileiros.

Algumas categorias foram mais afetadas, como quem trabalha por conta própria, que viu a renda média cair para apenas 60% da normal.
Os dados foram divulgados pelo IPEA, mostrando que o auxílio emergencial do governo foi fundamental para as camadas de menor renda.

MEC – Presidente Bolsonaro promete anunciar hoje o novo Ministro da Educação.
Nomes diversos estão sendo analisados com muito cuidado e relativo sigilo.

ASSEMBLEIAS – Senado aprovou a Medida Provisória que amplia o prazo de realização de assembleias e reuniões das sociedades anônimas, limitadas e cooperativas (MP 931/2020). O texto permite votações a distância durante a pandemia.

SERASA – Presidente Bolsonaro vetou integralmente projeto aprovado pelo Congresso que suspendia a inclusão de novos devedores em cadastros negativos, como Serasa e SPC..
A validade da medida seria a partir de 20 de março e iria até 31 de dezembro deste ano, no período da pandemia.

VÍRUS – Partículas do coronavírus foram encontradas em duas amostras de esgoto em Florianópolis colhidas em 27 de novembro de 2019, três meses antes do primeiro caso clínico ser relatado no Brasil. A descoberta tem repercussão internacional, pelo fato de ser anterior ao anúncio, pela China, da ocorrência da epidemia.

NÚMEROS – O Brasil atingiu 61.884 mortes pela covid-19.
Ontem, foram 1.252 óbitos, número que permanece acima de mil há muitos dias.

Os estados com mais mortes são São Paulo (15.351), Rio de Janeiro (10.332), Ceará (6.284), Pará (5.004) e Pernambuco (4.968). As unidades da Federação com menos óbitos são Mato Grosso do Sul (91), Tocantins (209), Roraima (354), Santa Catarina (362) e Acre (378).

ECONOMIA – Bolsa de Valores fechou ontem em 96,2 mil pontos. E dólar a R$ 5,34.