Economia

Robótica ajuda IBGE a calcular inflação

Robótica ajuda IBGE a calcular inflação thumbnail

A inflação de janeiro foi divulgada nesta sexta-feira (7) pelo IBGE e trouxe uma novidade na forma de coletar preços para calcular a variação do índice.
Pela primeira, alguns preços foram pesquisados com base na robótica virtual, substituindo a coleta pessoal. O método é conhecido como “webscraping”, ou varredura da internet.
O sub-item transporte por aplicativo, que apresentou queda de 0,54% em janeiro, foi apurado com pesquisa feita por meio dessa varredura da internet.
A presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, disse ao blog que a ideia é, progressivamente, incorporar novos itens cujos preços serão captados pelo webscraping. No IPCA de fevereiro, a variação das passagens aéreas já deve ser coletada pela nova tecnologia.
O uso da internet, de acordo com a presidente do IBGE, vai permitir captar a variação de preços com maior frequência, o que permitiria maior precisão no cálculo do índice de inflação. Levará também a uma importante redução de custos.
Até mesmo pesquisas de preços em supermercados poderão ser feitas com essa nova tecnologia, substituindo trabalho de campo dos pesquisadores.
“O trabalho de campo é muito caro. A ideia é ir a campo quando realmente necessário. Estamos ainda no começo, mas vamos avançar rapidamente”, afirmou Susana.

Comentar

Clique aqui para postar um comentário