Destaque Economia Política Últimas Notícias

PROGRAMA DE SUSPENSÃO DE CONTRATOS DE TRABALHO SERÁ ESTENDIDO ATÉ DEZEMBRO

ultimas noticias

PROGRAMA DE SUSPENSÃO DE CONTRATOS DE TRABALHO SERÁ ESTENDIDO ATÉ DEZEMBRO

Governo Federal pretende prorrogar até dezembro o programa de redução de jornada e salários, e de suspensão de contratos de trabalho (BEm), que tem demanda reconhecida e se encerraria em outubro.

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem que este programa foi fundamental para preservar o emprego no país durante a pandemia.
Em troca da redução de salário ou da suspensão do contrato de trabalho, o empregado recebe o Benefício Emergencial (BEm), equivalente a uma parcela do seguro-desemprego a que teria direito se fosse demitido.

Ao fim do acordo, a empresa é proibida de demitir o trabalhador por período igual ao que ele recebeu o benefício.

INCERTEZAS – No plano federal, surgiram ontem grandes incertezas no que se refere a temas como Reforma Tributária, Pacto Federativo, Orçamento Federal e Renda Cidadã.

Ministro Paulo Guedes disse claramente que a opção de suspender pagamentos de precatórios não será utilizada. Seria uma solução para viabilizar, em 2021, o projeto Renda Cidadã, que deve substituir a Bolsa Família.

Por seu lado, o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, informa que o corte proposto na verba do Fundeb de 2021 não passa em possível votação no Congresso.
Governo e lideranças políticas, junto com o Ministério da Economia, terão que discutir outras fórmulas para viabilizar a Renda Cidadã.

CONGRESSO – No Senado, unilateralmente, o Presidente Davi Alcolumbre suspendeu a sessão de ontem do Congresso Nacional.
Seriam apreciados dois projetos polêmicos, relativos aos vetos presidenciais na Lei do Saneamento e na questão da desoneração dos impostos de 17 segmentos da economia.

Alcolumbre apenas informou que não há consenso para se debater esses temas.

STF – Em meio a tanta notícia polêmica, veio a público a possibilidade de que o Presidente Bolsonaro indique para ministro do Supremo Tribunal Federal o desembargador piauiense Kassio Nunes Marques, do TRF-1 (DF).

Gilmar Mendes e Dias Toffoli, ministros do STF, estariam unidos no apoio a este nome, assim como o Senador Davi Alcolumbre.
É assunto para muita discussão nos próximos dias, mas não há confirmação oficial sobre a indicação do novo ministro.

BRASIL – O Brasil voltou a registrar mais de mil óbitos por dia, decorrentes da covid-19.

Nas últimas 24 horas, foram 1.031 mortes, número gerado por resultados represados por estados nas divulgações anteriores.
O total de óbitos no Brasil chega a 143.952.

MUNDO – No mundo, preocupa a situação da Europa.
Espanha e Inglaterra reforçam medidas de segurança contra covid-19, diante do aumento de casos.

LOTERIAS – Supremo Tribunal decidiu que a União não tem monopólio para manter jogos lotéricos, que podem ser criados e explorados também pelos estados, desde que estejam de acordo com a regulamentação federal.

VACINA – Governador de São Paulo, João Doria, e o laboratório chinês Sinovac assinaram contrato que prevê o fornecimento de 46 milhões de doses da vacina CoronaVac até dezembro deste ano.

EMPREGOS – Pelo segundo mês seguido, o Brasil criou empregos formais.

Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, 249.388 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos em agosto.

Esse foi o melhor resultado para meses de agosto desde 2011, quando haviam sido abertas 190.446 vagas formais. No acumulado do ano, no entanto, o mercado de trabalho continua sentindo o impacto da pandemia.

De janeiro a agosto, foram fechadas 849.387 vagas, o pior resultado para os oito primeiros meses do ano desde o início da série histórica, em 2010.

DESEMPREGO – O desemprego atinge mais de 13 milhões 100 mil trabalhadores. Isso corresponde a 13,8% da população economicamente ativa, segundo dados de julho.

O quadro é consequência da pandemia, que provocou o fechamento de 7 milhões de postos de trabalho em apenas três meses. Os dados são do IBGE.

CALOR – No Brasil, ontem, ocorreram temperaturas próximas de 40 graus em algumas regiões.
Há previsão de muito calor no fim de semana.

AGENDA – Presidente Bolsonaro está hoje em Pernambuco. Visita a cidade de São José do Egito, onde inaugura a Adutora do Pajeú e dá autorização para o início da terceira etapa do mesmo sistema adutor.

O Presidente fará visita de inspeção às obras do Ramal do Agreste no município de Sertânia.

ECONOMIA – O dólar encerrou esta quarta-feira (30) vendido a R$ 5,619, com recuo de R$ 0,025 (-0,44%).

O índice Ibovespa, da Bolsa de Valores, fechou o dia aos 94.603 pontos, com alta de 1,09%.

O dólar fechou setembro com valorização de 2,52%, depois de ter subido 5,02% em agosto.
O Ibovespa recuou 4,8% em setembro. Este foi o pior desempenho mensal da Bolsa desde março.
Por RENATO RIELLA