Economia

Governo conclui leilão de quatro trechos de rodovias federais que prevê R$ 7,8 bilhões em investimentos

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Pregão foi realizado nesta quinta-feira (29), na sede da B3, em São Paulo. Consórcio Eco153 venceu a disputa ao oferecer maior valor de outorga, de R$ 320 milhões. Leilão do Sistema Rodoviário BR-153/080/414 aconteceu na sede da B3, em São Paulo
Reprodução/ANTT
O consórcio Eco 153, união entre o grupo EcoRodovias e a Global Logistic Properties (GLP), foi o vencedor do leilão de quatro trechos de rodovias federais realizado nesta quinta-feira (29) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério da Infraestrutura.
A concessão compreende parcelas das BR-153, BR-414 e BR-080, sistema rodoviário que liga os estados de Tocantins, Maranhão, Pará e Amapá com a Região Centro-Sul do país. A agência e o ministério prevêem R$ 7,8 bilhões em investimentos e mais R$ 6,2 bilhões em custos operacionais.
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Além do Eco 153, a CCR S.A. participou da disputa. Venceu o maior valor de outorga aliado à menor tarifa de pedágio, chamado “critério híbrido” – foi o primeiro leilão nesse modelo.
Ambos ofereceram tarifa mínima de pedágio, de R$ 0,10218 por quilômetro de pista simples (16,25% de deságio), fazendo prevalecer a melhor oferta de outorga oferecida pelo consórcio Eco 153, de R$ 320 milhões. A CCR ofereceu R$ 117 milhões.
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“No total, o consórcio vencedor vai investir R$ 1,260 bilhão na rodovia nas próximas décadas. Com a outorga de R$ 320 milhões, 75% do total – equivalente a R$ 960 milhões – serão destinados para a conta vinculada que deverá ser usada em obras no Tocantins”, diz nota do Ministério da Infraestrutura.
Trechos leiloados
Segundo a ANTT, foram concedidos 850,7 quilômetros de vias, com exploração por 35 anos e prorrogáveis por, no máximo, mais 5 anos.
Especificamente, são essas as regiões leiloadas:
BR-153/TO: de Aliança do Tocantins (TO) à divisa de estado com Goiás;
BR-153/GO: da divisa do estado de Goiás com Tocantins até Anápolis (GO);
BR-414/GO: de Assunção de Goiás (GO) até Anápolis (GO);
BR-080/GO: do entroncamento com a BR-414 em Assunção de Goiás (GO) até o entroncamento com a BR-153.
Como define o órgão, os vencedores ficam responsáveis pela infraestrutura dos trechos, duplicação de trechos e pela prestação do serviço de “recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade das rodovias”.
A Taxa Interna de Retorno foi fixada em 8,47%. A expectativa da ANTT é de criação de 119,4 mil empregos diretos e indiretos.