Economia

EUA criam 916 mil postos de trabalho em março e taxa de desemprego cai para 6%

EUA criam 916 mil postos de trabalho em março e taxa de desemprego cai para 6% thumbnail

Desempenho do mercado de trabalho norte-americano foi melhor do que o esperado pelos analistas. Taxa de desempregos nos EUA recuou para 6% em março
Reuters
A economia dos Estados Unidos criou 916 mil postos de trabalho fora do setor agrícola em março, o que fez com que a taxa de desemprego do país recuasse para 6%. Foi o melhor resultado desde agosto do ano passado.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (2) pelo Departamento de Trabalho dos EUA.
Os economistas consultados pela agência Reuters esperavam a criação de 647 mil empregos em março. Em fevereiro, a taxa de desemprego norte-americana estava em 6,2%.
O resultado melhor do que o esperado é atribuído ao avanço da vacinação no país e aos estímulos financeiros injetados na economia pelo governo dos EUA.
A administração do presidente Joe Biden aprovou um pacote de US$ 1,9 trilhão para combater os impactos econômicos da pandemia de coronavírus.
Joe Biden assina pacote de US$1,9 trilhão em resposta à pandemia nos EUA
Os dados do mercado de trabalho de fevereiro também foram revisados ​​para cima para mostrar 468 mil empregos criados, acima dos 379 mil relatados anteriormente.
Longo caminho
O relatório de emprego marcou um aniversário doloroso para o mercado de trabalho. O “payroll” de março de 2020 foi o primeiro a refletir o fechamento obrigatório de negócios não essenciais, como restaurantes, bares e academias, para retardar o início da pandemia de Covid-19, que acabara de surgir.
Quase 1,7 milhão de empregos foram perdidos naquele mês e outros 20,7 milhões desapareceriam em abril. Economistas estimam que pode levar pelo menos dois anos para recuperar os mais de 22 milhões de vagas perdidas durante a pandemia.
Vídeos: Últimas notícias de economia