Empreendedorismo

Empreendedorismo que vem de berço

] https://www.caixa.gov.br/vem/Paginas/default.aspx

Filha de empresário do aço começou sua história de sucesso servindo café

 

Juscelino Kubitscheck, ex-presidente e um dos fundadores de Brasília, foi quem convidou Getúlio Pinheiro de Brito, que atuava como fornecedor de aço no Rio de Janeiro, para abrir uma empresa na nova capital federal. Em 1960, quando a nova cidade era inaugurada, nascia também a Pinheiro Ferragens.

Naquela época, sem condições financeiras e com uma cidade que ainda não oferecia muita estrutura para quem vinha de fora, o empresário precisou trabalhar duro para conseguir tocar o negócio. Carregou ferragens nas costas, era o próprio caixa, acumulou diversas funções, fazia de tudo.

Sessenta anos depois, a Pinheiro Ferragens continua de pé, sendo uma das empresas mais fortes no ramo. E os frutos desse trabalho passaram entre as gerações da família.

Em entrevista a Voz de Brasília TV, Janine Brito, uma das filhas de Getúlio, conta que herdou do pai o sangue para o empreendedorismo.

Hoje, Janine Brito é Diretora Executiva da Ferragens Pinheiro, e possuí dois livros publicados na área de liderança, além de uma longa história no empreendedorismo. Porém, sua história começou de baixo, quando ainda era pequena e ia para a empresa ajudar a servir cafezinho.

A partir dessa vivência, aprendeu o que era preciso para empreender e realizar sonhos. Segundo a empresária, “talvez por não ter uma formação acadêmica, meu pai sempre atuou com seu instinto empreendedor e deu muito certo. Ele passou isso para os filhos. Eu, apresar de ter estudado muito, aprendi a maior parte do que sei com ele”.

De acordo com Janine, existem três passos fundamentais para empreender: coragem, foco e ética.

“Para realizar qualquer coisa na vida é preciso ter coragem, afastar a preguiça. As pessoas tem medo de levantar, arregaçar as mangas, trabalhar, preencher o cérebro com coisas produtivas. Então, a preguiça é um mal imenso do qual você deve correr. A segunda, eu diria, que é foco. Uma vez que você está disposto à trabalhar, você está preparado para levantar da cama, arregaçar as mangas e produzir, você precisa ter foco. Aquele que acaba atirando para todos os lados acaba só fazendo barulho mas não chega em lugar nenhum, isso eu tenho visto. A terceira é a ética. Ela é fundamental para que você possa prosperar na vida. É importante que você tenha princípios, valores éticos e morais sólidos. Isso eu recebi como herança da minha família e posso afirmar, com toda certeza: dormi todas as noites tranqüilo, com sua cabeça no seu travesseiro, honrando seu compromissos, sendo honesto e fazendo aquilo que pode e deve ser feito, não dá errado. A receita é batata! Quem quiser crescer e ter sucesso, pode misturar esses três ingredientes que vai chegar lá!”.

 

Assista a entrevista na íntegra no nosso canal oficial no Youtube: Voz de Brasília TV.

Tópicos