Brasília 60 anos Destaque Economia Empreendedorismo Eventos Últimas Notícias

Receita de sucesso

Criatividade e boa gestão são os pilares da culinária que coleciona prêmios em Brasília

 

Existem aquelas coisas que já nascem com a gente. O amor pela cozinha, em alguns cozinheiros, é uma delas. “Sempre fui muito apaixonada por gastronomia”, relembra Renata La Porta, dona do buffet que leva seu nome como marca.

Quando tinha apenas 1 ano de idade, essa ligação com o mundo da culinária já podia ser observada. “Minha mãe conta que quando eu era muito pequena, estávamos no mercado e eu queria pegar um queijo minas que tinha o desenho da vaca inteira, e ela sempre comprava outro que tinha um desenho só da cara da vaca”. Depois de ceder ao pedido da filha, todos acabaram se surpreendendo. “Um dia ela resolveu comprar os dois queijos para comparar e o que eu queria era mais cremoso e muito melhor que o outro, que era mais borrachudo”, relembra.

A influência familiar também foi fator determinante para que Renata seguisse seu dom. Não podia ser diferente. Em um tempo onde a diversidade gastronômica ainda era baixa no Brasil, seus pais sempre buscavam explorar novas culturas e sabores nas viagens que faziam. Isso era algo constante na vida da menina.

Em 1986 pisou os pés na capital federal depois de seus pais decidirem se mudar do Rio de Janeiro para Brasília, por questões profissionais. Porém, logo a jovem foi viver na Suíça, onde cursou durante três anos o Altos Estudos Comerciais, espécie de curso que mistura finanças com gestão, na Universidade Lausanne.

Apesar disso, hoje a cozinheira e empresária já se considera uma candanga de coração.

No período em que esteve fora, sempre continuou ligada à cozinha. Trabalhou em diversos restaurantes e lanchonetes, fazendo de tudo um pouco. Da limpeza ao fogão.

Retornando à Brasília com quase 20 anos de idade e já formada, a jovem já tinha em mente o queria para sua vida.

A união de sua formação com sua bagagem pessoal e o amor pela culinária foi o casamento perfeito para o sucesso de seu negócio. O Renata La Porta Buffet é um dos mais conhecidos da capital há mais de duas décadas, sendo eleito nos anos de 2017, 2018 e 2019 o melhor do ramo pelo Encontro Gastrô.

Na parte da gestão, a valorização da prata da casa para conseguir passar sua cultura de trabalho é ponto fundamental em seu negócio. Hoje, boa parte de sua equipe já está com ela há mais de 10 anos, o que facilita o trabalho.

Além disso, Renata acredita que é preciso buscar sempre a inovação na cozinha, sem ter medo. “Quando eu quero inventar uma coisa, não deixo nada me frear, a não ser quando o resultado não sai como eu espero”. Exemplo disso é seu famoso camarão com gergelim, marca registrada há mais de 20 anos, mas que gerou dúvidas em todos da cozinha na hora da criação.  “Eu não copio ninguém, estou sempre tentando usar o meu caminho, como na arte. Eu faço a minha visão da gastronomia. Claro que me inspiro, viajo, vou a restaurantes, vejo o trabalho de outras pessoas e isso me toca, mas eu procuro construir o meu caminho”.

Entrevista TVN Brasil - Tempos de Mudança