Segundo a agência de notícias Reuters, mais de 50 entidades assinaram um documento solicitando que as atividades nos portos continuem. Exportações de soja e importações de fertilizantes puxaram a alta nas movimentações no Porto de Paranaguá (PR)
Ivan Bueno/Appa
Uma carta assinada por quase 50 entidades representantes de cadeias do agronegócio foi endereçada na quarta-feira (18) ao governo federal, solicitando apoio para garantir o funcionamento da logística portuária nacional em meio à crise do coronavírus.
No documento, ao qual a agência de notícias Reuters teve acesso nesta quinta-feira (19), as associações pedem atenção especial ao Porto de Santos, “diante da ameaça de paralisação por parte do Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá”, cita a carta.
Na hipótese de paralisação em Santos, maior porto da América Latina e principal rota de escoamento de diversos produtos agrícolas brasileiros, as entidades afirmaram que haveriam “elevadas chances de essa ação disparar processo em cadeia nos demais portos, destruindo empregos e afundando o país em um efeito dominó cujos prejuízos são incalculáveis neste momento”.
Apesar da ameaça dos estivadores, o presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), Regis Prunzel, que representa companhias que atuam no local, afirmou à Reuters na quarta-feira que as operações em Santos serão mantidas normalmente.
A declaração foi feita após reunião com trabalhadores e autoridades do porto para discussão de medidas de combate ao alastramento da doença.
Segundo Prunzel, os trabalhadores apoiaram a iniciativa de manter operações, com a expectativa da implementação de algumas medidas. Entre elas, ficou decidido a redução de aglomerações no perímetro do porto.
Um representante do Ministério da Infraestrutura não pôde comentar imediatamente se o ministro recebeu a carta ou quais outras medidas teriam sido tomadas.
Em pronunciamento nesta quinta, o governador paulista, João Doria, disse que o Ministério da Infraestrutura agiu prontamente para evitar que o porto fosse fechado.
“Fechar o maior porto do país seria um desastre do ponto de vista do abastecimento público…”, comentou Doria.
Associações do agronegócio pedem ao governo garantias para manter logística portuária no país
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