Economia

Apple e Google começam testes de notificação em tecnologia criada para rastrear o coronavírus com bluetooth

Apple e Google começam testes de notificação em tecnologia criada para rastrear o coronavírus com bluetooth thumbnail

Ferramentas de desenvolvimento foram atualizadas para permitir que organizações de saúde preparem aplicativos compatíveis Apple e Google trabalham juntos para criar plataforma de smartphones para monitorar contágio por coronavírus.
Divulgação/Google
Apple e Google anunciaram nesta quarta-feira (29) a liberação das primeiras versões da tecnologia que irá permitir monitorar a disseminação do coronavírus utilizando sistemas operacionais móveis (iOS e Android).
O que se sabe até agora sobre a tecnologia de Apple e Google
Representantes das duas empresas afirmaram que enviaram para desenvolvedores selecionados as versões beta do conjunto de funções e procedimentos que permitem criar os aplicativos (conhecido como API). Os desenvolvedores estão associados a autoridades públicas de saúde.
O sistema, que foi anunciado em 10 de abril, vai dispor para governos uma tecnologia que permita enviar alertas a pessoas que entraram em contato com quem está infectado. A tecnologia usa conexão bluetooth para averiguar o tempo de exposição e proximidade.
Essa primeira liberação está relacionada ao sistema de comunicação, que dirá se um usuário teve contato ou não com alguém infectado.
Blog do Altieres: quais os desafios da tecnologia Apple-Google?
De acordo com representantes de Apple e Google, o primeiro passo está sendo disponibilizar uma maneira de calcular o “nível de exposição” e enviar essa informação a uma pessoa que teve contato com alguém confirmado com coronavírus. Essa mudança é uma resposta das empresas a pedidos feitos por autoridades.
“Autoridades podem avaliar uma exposição em potencial com base em informações como distância aproximada e duração. A partir daí, desenvolvedores podem alterar os sistemas de notificação para torná-lo mais útil e informativo”, disseram as companhias.
Os alertas de contato serão enviados somente com autorização do usuário que estivar com covid-19 e, segundo as empresas, para que a tecnologia funcione nos aparelhos é necessário consentimento do usuário.
Apple e Google disseram que informações adicionais devem vir nos próximos dias e vão divulgar códigos de exemplo para ajudar desenvolvedores com o sistema de notificações na sexta (1° de maio).
Apple e Google prometem tecnologia conjunta para combater a pandemia de coronavírus
Aparecido Gonçalves/Rafael Miotto/G1