Banner publicitário
Economia

'Cerrado também dá açaí, é só cuidar', diz agricultora responsável por produção no DF

<

Aida cuida de 2,5 hectares de açaizeiros na região rural da Fercal. Ela vende 1kg da polpa do açaí por R$ 35 . Aida segurando o açaí e no fundo sua plantação de açaí.
Milena Castro/ G1DF
Quem olha a foto acima, pode até dizer que a agricultora Aida Kanako Ashiuchi Cardoso segura um punhado de jabuticabas nas mãos. Isso acontece pela cor e pelo formato do fruto.
Mas, na verdade, Aida é responsável pelo plantio de açaí no Distrito Federal. Uma cultura incomum no centro-oeste do Brasil, visto que a terra é mais seca e menos nutritiva em comparação ao Norte.
“O cerrado também produz açaí. É só cuidar.”
A agrônoma é responsável pela produção de 2,5 hectares de açaizeiros na região rural da Fercal. Ela participa de todas as etapas do processo de produção: do plantio à venda.
Do Pará para Brasília
Aida morou três anos no Pará e conta que, quando voltou para Brasília, encontrava apenas as versões industrializadas do produto. “Era uma espécie de sorvetinho que virava água depois de derretido”, relembra.
Ela diz que a vontade de plantar açaí cresceu depois que os filhos começaram a consumir a fruta. A mãe queria que eles conhecessem o “açaí de verdade”.
“Eu dizia, isso não é açaí não. Deixa que a mãe vai plantar para tirar a polpa pra vocês, pra tomarem um açaí de verdade.”
Aida segurando um cacho de açaí. No fundo esquerdo os açaizeiros, enquanto no lado direito tem um curral de gado.
Milena Castro/ G1DF
Em 2007, ela começou a plantar em um terreno maior. Após cinco anos os pés começaram a dar frutos.
Aida esperou, sem pressa. Hoje, participa de todas as etapas do processo de produção: do plantio à venda.
O G1 fez um levantamento e encontrou no DF apenas produtores com plantações pequenas, tendo um ou dois açaizeiros, ou pessoas que ainda estão no início da produção – com, no máximo, 100 mudas com menos de três anos. Aida foi a única produtora com mais de um hectare plantado no Cerrado.
Aos 65 anos, a agrônoma faz parte dos 38% de mulheres produtoras rurais cadastrados na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Distrito Federal.
Reportagens especiais
A história da paulista Aida Kanako Ashiuchi Cardoso, descendente de japoneses e brasiliense de coração é a sexta reportagem especial do G1 em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (8).
O objetivo é dar visibilidade a temas e exemplos que cercam a temática feminina. Nesta quinta-feira (12), o foco são as mulheres pequenas agricultoras. Confira as outras reportagens da série:
Dia Internacional da Mulher: entenda o que é sororidade
Mulheres são 66% dos servidores no DF, mas minoria nos cargos de chefia
Pela primeira vez em 210 anos, banda dos Dragões da Independência é regida por mulher
Mulheres cientistas: alunas de escolas públicas do DF se envolvem com a pesquisa
Mulheres são responsáveis por 36% dos empreendimentos no Distrito Federal
Plantação de açaí
Antes mesmo de conseguir plantar o açaí, Aida teve que enfrentar um longo processo de convencimento do marido. Ela contou à reportagem que já tinha mais de uma década que eles eram proprietários da chácara de 114 hectares, no entanto, o objetivo do esposo era a criação de gado.
Ela começou plantando umas poucas mudas, enviadas por uma amiga do Pará. “Pra ter certeza que era possível”, lembra.
O local escolhido para plantar era perto de um pequena vala com água. “Era preciso garantir a umidade”, diz ela.
“Logo virou uma touceira e começou a dar aqueles cachos. E eu falando pro meu marido: esse negócio dá aqui, é só dar água.”
Após muita insistência, Aida conseguiu convencer o esposo, que cedeu um pedaço da chácara para que ela plantasse. Ela lembra que o lugar só tinhas cascalho e que, por isso brincou: “Isso é um desafio. Ele tá me desafiando, que desaforo.”
Assim, a mulher decidiu chamar um trator, revirou os cascalhos, preparou a terra e instalou um sistema de irrigação. Fez as covas para plantar e também selecionou quais cachos seriam usados para fazer as mudas.
De lá para cá, a plantação não só cresceu e deu muitos frutos, como o marido passou a incentivar o trabalho de Aida, que agora pretende plantar um novo tipo de açaí, batizado de BRA Pai d’Égua. “Ele é resultado de uma seleção da Embrapa do Pará”, conta a agrônoma.
Os pesquisadores afirmam que, no Norte do país, a fruta pode ser produzida durante o ano todo. Aida diz estar curiosa para saber se o mesmo acontece no Cerrado.
Mudas de açaí Pai d’Égua dentro de uma estufa sendo irrigadas.
Milena Castro/ G1DF
Diferenças entre o Norte e o Centro-oeste
A agrônoma Aida Kanako Ashiuchi Cardoso explica que a etapa de extração é um dos processos que mais diferencia a produção de açaí no Norte e no Distrito Federal. O clima brasiliense é mais seco e como o fruto precisa de muita água – desde a plantação até o momento de extração da polpa – quanto menor a quantidade de água no solo, maior o tempo de molho.
Para driblar o solo seco, ela investiu em um sistema irrigação que traz água por gravidade dos morros próximos e, quando necessário, a plantação é irrigada com a água de um poço artesiano. A produtora também usa fertilizantes para enriquecer os nutrientes da terra.
Entenda o processo de extração da polpa
Primeiro o fruto é colocado em um catador onde são eliminados insetos e sujeira superficiais;
Depois, o açaí fica de molho no cloro;
Em seguida é enxaguado até tirar todo cloro;
Mais tarde o açaí é colocado de molho em uma água a 85°C;
Por fim, ele é despejado na chamada “despolpadeira” – uma máquina para extrair a polpa.
Após todo esse processo, Aida embala e pesa cada embalagem, que é certificada e congelada. Elas tem 1kg e cada uma é vendida por cerca de R$ 35.
Feira Rural do Parque
No último final de semana, pela primeira vez a produtora participou da Feira Rural do Parque, promovida pela Emater-DF. O evento foi no estacionamento 13 do Parque da Cidade.
Para Aida, o objetivo não foi vender, e sim “divulgar o produto para os diversos frequentadores do Parque”.
Aida entregando um saco com dois pacotes de polpa de açaí para uma compradora na Feira Rural no Parque, em Brasília.
Milena Castro/ G1DF
Benefícios do açaí
O professor da Universidade Federal do Pará e diretor geral do Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA) Hervé Rogez, cita os principais benefícios do açaí. Segundo ele, o fruto reúne o tripé da dieta mediterrânea – azeite de oliva, fibras e antioxidantes.
Ele afirma que a incidência de doenças cardiovasculares e de câncer é menor na população que tem uma alimentação rica nesses produtos. O açaí, tipicamente brasileiro, é “três em um”.
“O óleo presente no açaí, que é o caráter cremoso dele, tem a mesma composição do azeite de oliva, ele também tem muita fibra e é uma bomba em antioxidante.”
*Sob supervisão de Maria Helena Martinho.
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Calendar

maio 2026
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

RSS Meks Blog

  • How Adding Slack Bot Boosted Our Culture of Appreciation 3 de julho de 2024
    Sweet Kudos is a Slack bot that enhances employee recognition, rewards, and celebrations within your team. It empowers team members to express gratitude and appreciation effortlessly by giving virtual Kudos. The post How Adding Slack Bot Boosted Our Culture of Appreciation appeared first on Meks.
    Dusan Milovanovic
  • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15 de setembro de 2021
    Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
    Dusan Milovanovic
  • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16 de junho de 2021
    Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
    Dusan Milovanovic
  • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 1 de março de 2021
    Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
    Ivana Cirkovic
  • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18 de janeiro de 2021
    You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23 de novembro de 2020
    Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10 de setembro de 2020
    Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15 de agosto de 2020
    Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16 de julho de 2020
    Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 9 de junho de 2020
    Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic

Text

Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.

Archives

Categorias

[video width="480" height="608" mp4="https://www.vozdebrasilia.com.br/wp-content/uploads/2026/03/WhatsApp-Video-2026-03-19-at-19.06.19-2.mp4"][/video]