Banner GDF – Autódromo
EUA Trump Últimas Notícias

Trump afirma que EUA irão governar a Venezuela e controlar o petróleo durante transição

Em coletiva após a ofensiva militar dos Estados Unidos na Venezuela, o presidente Donald Trump declarou que o governo americano pretende administrar o país durante um período de transição. Segundo ele, os EUA assumirão o controle político e também da indústria petrolífera venezuelana, que detém cerca de 17% das reservas mundiais de petróleo.

Trump disse que o objetivo é garantir uma “transição segura e estável” e não descartou a presença de tropas em solo venezuelano. O presidente também afirmou que os ataques foram motivados pelo combate ao narcotráfico e declarou que a reconstrução da infraestrutura petrolífera será financiada por empresas americanas, que, segundo ele, serão recompensadas futuramente.

O líder americano negou a possibilidade de entregar o governo à opositora Maria Corina Machado, alegando falta de apoio interno. Trump afirmou ainda que a vice-presidente Delcy Rodríguez já teria sido contatada pelo secretário de Estado, Marco Rubio, e estaria disposta a cooperar com Washington.

Horas depois, Delcy Rodríguez assumiu interinamente a presidência e reagiu com tom de confronto, acusando os EUA de agressão militar e tentativa de tomada de recursos naturais. Ela reafirmou reconhecimento a Nicolás Maduro como presidente legítimo.

As declarações ampliam a tensão internacional e colocam em debate o futuro político e econômico da Venezuela sob forte influência dos Estados Unidos.