Meio Ambiente

Vídeos mostram tubarão perseguindo tartaruga no mar em Noronha

Vídeos mostram tubarão perseguindo tartaruga no mar em Noronha thumbnail

As imagens foram gravadas pelo guia de turismo Mica Souza, nesta sexta-feira (17), na Praia do Sancho. Tartaruga perdeu uma das nadadeiras. Tubarão persegue tartaruga em Fernando de Noronha, imagens Mica Souza
A perseguição de um tubarão a uma tartaruga dentro do mar foi registrada em vídeo, nesta sexta-feira (17), em Fernando de Noronha. As imagens, feitas pelo guia de turismo Mica Souza, na Praia do Sancho, mostram os dois animais nadando rapidamente e os machucados sofridos pela tartaruga (veja vídeo acima).
“Era um tubarão tigre, com cerca de dois metros de comprimento e uma tartaruga com cerca de 200 quilos. A tartaruga foi encurralada bem próximo da areia, a uma profundidade máxima de 50 centímetros. Eu nunca vi isso na minha vida”, disse Mica Souza.
O guia fez um segundo vídeo, mostrando que, na fuga, a tartaruga perdeu uma das nadadeiras (veja vídeo abaixo).
O engenheiro de pesca Léo Veras, pesquisador de tubarões, avaliou as imagens e ressaltou a importância do registro.
“São cenas impressionantes, Noronha está proporcionando imagens fenomenais do comportamento e a vida selvagem dos tubarões”, disse Veras.
Tartaruga perde a nadadeira, imagens Mica Souza
O pesquisador acredita que o tubarão é da espécie tigre. “O tipo de movimento do animal, a proporção das barbatanas e principalmente a característica da cabeça reta indicam que realmente é um tigre. A interpretação do guia está correta”, observou Léo Veras.
O pesquisador disse, ainda, que o registro da perseguição foi feito graças aos processos de preservação adotados na ilha. “Isso é uma resposta à política de conservação Noronha”, afirmou.
Segundo ele, os predadores, topo de cadeia, estão dominando a ilha, “como tem que ser no mundo selvagem”.
“A verdade é que Noronha não é a ilha dos golfinhos, é dos tubarões. Esses animais estão tomando posse do que é dele”, analisou Léo Veras.
Tubarão persegue tartaruga na Praia do Sancho, em Noronha
Mica Souza/WhatsApp