Meio Ambiente

Tribunal alemão suspende derrubada de floresta para fábrica da Tesla

Tribunal alemão suspende derrubada de floresta para fábrica da Tesla thumbnail

Justiça ordena que gigante americana interrompa corte de árvores nos arredores de Berlim enquanto analisa pedido de associação ambiental. Empresa de Elon Musk planeja construir ali sua primeira “gigafábrica” da Europa. Vista geral da área onde a Tesla está construindo fábrica, em Gruenheide, Alemanha, nesta segunda-feira (17)
Annegret Hilse/Reuters
Um tribunal na Alemanha determinou na noite de sábado (15) que a Tesla interrompa imediatamente a derrubada de uma floresta nos arredores de Berlim, onde prepara o terreno para construir sua primeira fábrica na Europa. A decisão é uma vitória para ativistas ambientais locais.
O quanto roda, onde recarregar, custo… como é o dia a dia com carros elétricos
Harley-Davidson sem ronco: veja como anda a primeira moto elétrica da marca
O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo emitiu uma liminar afirmando que, antes de tomar uma decisão final sobre o tema, precisa primeiro analisar um recurso contra o corte de árvores apresentado pela Grüne Liga Brandenburg, uma associação de proteção ambiental.
Organizações ambientalistas expressaram indignação quando a derrubada de árvores ao longo de 91 hectares de floresta teve início na última quinta-feira.
A Grüne Liga foi um dos grupos que se manifestou pela paralisação imediata dos cortes florestais, e entrou com um pedido de emergência na sexta-feira para que a preparação do terreno para a “gigafábrica” da Tesla fosse interrompida.
Árvores derrubadas na área da futura fábrica da Tesla na Alemanha
Annegret Hilse/Reuters
Em sua decisão, a corte afirmou que o “já avançado” trabalho de derrubada da floresta seria “concluído em três dias”, e portanto decidiu impor uma suspensão temporária, enquanto analisa o recurso apresentado pela associação ambiental.
“Não devemos presumir que a moção que busca proteção legal trazida pela Grüne Liga não tem qualquer chance de sucesso”, diz um comunicado do tribunal.
Na última quinta-feira, o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha autorizou a Tesla a iniciar a derrubada da floresta para preparar o terreno para sua “gigafábrica”, mas “por sua conta e risco”, já que a empresa ainda não recebeu a licença final para a construção do prédio.
Segundo o ministério alemão, reclamações contra a nova fábrica ainda podem ser feitas até 5 de março e, depois disso, a permissão para a construção será analisada.
A gigante americana de carros elétricos planeja dar início à produção em Grünheide, no estado de Brandemburgo, em meados do próximo ano. O plano inicial de Elon Musk, CEO da Tesla, é produzir 150 mil veículos elétricos por ano ali. Mais tarde, a produção anual pode subir para 500 mil veículos. Estima-se que até 12 mil funcionários sejam contratados.
A Tesla anunciou em novembro que construiria sua quarta “gigafábrica” nos arredores de Berlim – atualmente, já existem duas nos Estados Unidos e uma na China –, uma notícia que dividiu moradores.
Uma área de 300 hectares em Grünheide, numa região conhecida por suas vastas florestas e numerosos lagos e rios, foi vendida à empresa pelo estado de Brandemburgo por 41 milhões de euros (190 milhões de reais).
Picape elétrica da Tesla falha em apresentação; assista:
Tesla Cybertruck promete robustez, mas falha em teste ao vivo