Economia

Toyota retomará produção em três fábricas da China na próxima semana

Toyota retomará produção em três fábricas da China na próxima semana thumbnail

Produção deveria ter retornado no começo do mês, mas surto do novo coronavírus adiou a volta das atividades. Governo chinês tenta amenizar danos à economia. A Toyota anunciou neste sábado (15) que planeja retomar a produção em três de suas quatro principais fábricas de automóveis na China na próxima semana, informou a agência Reuters.
A retomada da produção estava inicialmente prevista para 3 de fevereiro, após feriado do Ano Novo Lunar da China, mas foi adiada devido ao surto de novo coronavírus na China.
As operações na fábrica da Toyota em Changchun, província de Jilin, e outra fábrica em Guangzhou, província de Guangdong, serão reiniciadas na segunda-feira. Uma fábrica na cidade portuária de Tianjin, no norte da China, retomará as operações na terça-feira, informou a Toyota.
Ainda não foi estabelecido quando a fábrica da Toyota em Chengdu, na província de Sichuan, reiniciará a produção, disse a montadora japonesa.
Funcionário de uma farmácia em Wuhan veste uma máscara de proteção e cobre a cabeça com uma sacola plástica para se proteger contra a epidemia de coronavírus
Arek Rataj/AP/Arquivo
Segundo a agência Reuters, o regulador bancário e de títulos da China anunciou novas medidas para sustentar empresas, indústrias e pequenos e médios negócios que foram afetados pela epidemia do coronavírus. A instituição pediu aos bancos que forneçam taxas e serviços financeiros melhores para fabricantes de equipamentos de proteção.
O novo coronavírus tem causado prejuízos também em países do Sudeste Asiático, largamente dependentes do turismo. Dados dos governos locais estimam queda brusca no número de visitantes em meio à emergência global.
Novo coronavírus
Coronavírus na China: Profissional da saúde analisa uma imagem de tomografia computadorizada em Wuhan; novo método está senso usado para detectar pacientes com suspeita de Covid-19, em detrimento aos exames laboratoriais, que demoram mais a ficarem prontos.
China Daily via Reuters
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, neste sábado (15), um novo boletim sobre a situação do novo coronavírus no mundo. Segundo o documento, já são 50.580 casos confirmados por exames de laboratório, sendo 50.054 na China. Até agora, foram 1.526 mortes, sendo 1.524 na China.
A OMS considera a situação como uma epidemia dentro da China e que o risco internacional ainda é alto, e que é impossível dizer para onde a epidemia vai se espalhar. Enquanto os casos avançam, autoridades da China e dos Estados Unidos já mostram preocupação e dúvidas sobre os impactos econômicos do Covid-19.
No balanço deste sábado, a OMS afirmou que 25 países apresentam algum caso de infecção pelo vírus. A morte registrada pela França ainda não foi contabilizada pelo documento da OMS (veja mais no VÍDEO abaixo).
Primeira morte ligada ao coronavírus fora da Ásia é confirmada na França