Economia Trump Últimas Notícias

Shutdown nos EUA: Escritório de Orçamento confirma continuidade das demissões no governo federal

Órgão da Casa Branca afirma que manterá cortes em meio ao impasse orçamentário; paralisação já dura 14 dias

O Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca (OMB) afirmou nesta terça-feira (14) que pretende manter as demissões no governo federal, em meio ao prolongamento do shutdown (paralisação governamental) que já chega ao 14º dia nos Estados Unidos.

Em publicação no X (antigo Twitter), o órgão declarou estar “tomando todas as providências para resistir à intransigência dos democratas”, acrescentando que seguirá “pagando as tropas, pagando as forças da lei, continuando com as demissões e esperando”.

A crise intensifica o impasse entre o governo e o Congresso, que ainda não chegou a um acordo sobre o orçamento federal.

Na última sexta-feira (10), o diretor do OMB, Russell Vought, já havia informado que “as demissões em massa do governo federal começaram”, sem, no entanto, detalhar quais setores seriam afetados.

Segundo o site Punchbowl News, os cortes são “substanciais”, embora nem todas as agências federais tenham sido atingidas até o momento.

O presidente Donald Trump reiterou nesta segunda-feira (13) que pretende eliminar permanentemente recursos e cargos ligados a programas apoiados por democratas, caso o impasse orçamentário persista.

Em resposta, a Federação Americana de Empregados do Governo anunciou que entrará com uma ação judicial contra o governo, classificando as demissões como ilegais e politicamente motivadas.

O shutdown já afeta milhares de funcionários públicos e paralisa parcialmente serviços federais, aumentando a pressão sobre o Congresso para aprovar um novo pacote orçamentário.