Economia

Pronampe: ampliação de carência para pagamento dos empréstimos começa a valer

Pronampe: ampliação de carência para pagamento dos empréstimos começa a valer thumbnail

Empresários terão mais três meses para começar a pagar empréstimo do ano passado. Saiba como solicitar a prorrogação. Micro e pequenos empresários poderão acessar crédito via maquininha do cartão
Reprodução TV Globo
A ampliação de carência para empréstimos obtidos por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) começou a valer nesta segunda-feira (12).
De acordo com a Caixa, o prazo pode aumentar em 3 meses, indo de 8 para 11 meses no total. No entanto, o procedimento não altera o prazo total do contrato, diz o banco.
Como solicitar a ampliação?
O pedido pode ser feito por meio do Internet Banking da Caixa (IBC):
Vá ao espaço destinado aos contratos no Menu.
Selecione a opção Solicitar Prorrogação de Pausa Pronampe.
Como funciona o Pronampe?
Criado em maio do 2020 passado como uma forma de ajudar pequenos empresários a enfrentar a crise provocada pela pandemia, o Pronampe permitiu ao empresário pegar até 30% do faturamento em empréstimo, com pagamento em 36 vezes e juros de até 1,25% mais taxa Selic.
O programa tinha prazo de carência de oito meses, e os empréstimos começariam a ser pagos em março. Com a prorrogação, as primeiras parcelas começarão a vencer em junho. Ao todo, as três fases do programa em 2020 emprestaram R$ 37,5 bilhões a 517 mil empresários.
Ao longo do ano passado empresários enfrentaram dificuldades para acessar a linha de crédito.
Veja histórias de mulheres empreendedoras