Eventos

O 15º Salão do Artesanato em Brasília reúne artesãos do País; encontro será de amanhã a domingo

O 15º Salão do Artesanato em Brasília, com o tema “Raízes Brasileiras, acontece de amanhã (4) até domingo, das 10h às 22h, no Shopping Pátio Brasil. O objetivo é fortalecer o mercado de produtos feitos à mão no País. A entrada é gratuita.

O evento tem patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio Institucional do Programa do Artesanato Brasileiro/ Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade – SEPEC/Ministério da Economia.

O encontro apresenta o trabalho de artesãos selecionados regionalmente por meio do PAB – Programa do Artesanato Brasileiro, pelo Sebrae e também artesãos individuais e cooperativas de artesanato.

Além de contar com atrações culturais e oficinas onde variadas técnicas de artesanato serão ensinadas ao público. Com a presença de mais de 500 artesãos de 25 estados do Brasil, a estimativa é de que cerca de 60 mil pessoas passem pelo evento.

“O Brasil é um País rico em produção artesanal, onde cada estado e região têm características marcantes e que envolve milhares de produtores, muitos deles tendo no artesanato sua única fonte de renda. Reunir esses artesãos com sua produção na capital do País, que por sua natureza já reúne toda a diversidade do país, é uma oportunidade de exposição e venda, colocando o artesão em contato direto com o consumidor e com lojistas de todo o país que visitam o evento”, comenta Leda Alves, organizadora do evento.

Estarão presentes artesãos do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins, e Distrito Federal.

O setor artesanal brasileiro agrega milhares de produtores em uma rede formal e informal de comercialização, com produtos criativos e impregnados na identidade cultural e de grande aceitação no mercado nacional e internacional. Fábio Silva, coordenador do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), comenta que iniciativas como esta, fortalecem a economia do país gerando emprego, renda e turismo.

Fonte: Proativa Comunicação
Foto: salãodoartesanato