Economia

Ministério adia leilões de energia elétrica por tempo indeterminado

Ministério adia leilões de energia elétrica por tempo indeterminado thumbnail

Adiamento envolve leilões de geração e transmissão de energia elétrica. Segundo Ministério de Minas e Energia, motivo é estado de emergência causado pelo novo coronavírus. O Ministério de Minas e Energia adiou por tempo indeterminado a realização de leilões de geração e transmissão de energia elétrica em razão da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Em nota, o ministério destacou que “não se trata de cancelamento dos leilões de 2020 no setor elétrico, mas de uma postergação, haja vista a confiança que se tem na retomada da atividade econômica, assim que normalizada a situação de saúde pública”.
O adiamento foi formalizado em portaria publicada no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (30).
“É de notório conhecimento que o Brasil se encontra em estado de emergência em saúde pública em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19), classificada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde”, informou a pasta.
Segundo o ministério, o adiamento engloba leilões para atendimento do Sistema Interligado Nacional (SIN) e também dos chamados sistemas isolados, que são regiões não ligadas à rede de transmissão do restante do país. Um exemplo é o estado de Roraima, que não está interligado ao resto do país.
A portaria cita os leilões de energia existentes A-4 e A-5, o leilão de energia nova A-4 e A-6, os leilões de transmissão e os leilões para suprimento dos sistemas isolados.
Segundo a pasta, assim que “este momento desafiador” passar o ministério avaliará a conveniência da realização desses leilões ainda em 2020.