Tecnologia Últimas Notícias

Meta Planeja Lançar Novo Recurso no Instagram

Em tempos tecnológicos é preciso criar medidas para proteção à menores em relação ao uso desprotegido e expositivo nas redes sociais. Vem sendo percebida uma onda em que menores de idade estão sendo sexualmente extorquidas em uma das plataformas do Meta, o Instagram.

O chamado “Sextorsion”, uma junção das palavras “sex” e “extorsion”, é um termo que se refere a extorsão por meio de conteúdos sexuais, grande parte do público atingido são meninas, menos de idade, que são feitas vítimas por predadores sexuais. O que acontece é que o predador se introduz na vida cybernética da vítima e se torna uma figura de confiança e a partir disso começa a pedir fotos ou vídeos que contenha nudez. Muitas vezes as meninas mandam por serem inocentes e partir daí começa o pesadelo. O predador começa a fazer pedidos mais específicos chantageando a vítima a fazer o que ele quer com a desculpa de que, caso a vítima não faça o que lhe é mandado, ele irá a expor.

Vendo inúmeros casos ocorrendo em uma de suas plataformas, a Meta está em processo de testes com seus novos recursos que planejam minimizar as ocorrências de “sextorsion” e outros crimes similares, além de alertar possíveis sinais que indicam que a pessoa possa se tornar uma possível vítima. Os recursos incluem notificações de segurança caso algo suspeita seja detectado em meio as conversas em conjunto com um botão de reportar ameaças de exposição a imagens íntimas.

Além destes recursos citados eles estão criando recursos voltados exclusivamente para o compartilhamento de nudes. Ao mandar uma imagem íntima pela dm do instagram, o usuário receberá uma notificação que o incite a reconsiderar a ação, colocando também um filtro que deixe a imagem embaçada antes de abri-lá.  Notificações para a pessoa recebendo imagens explícitas serão enviadas também, já que ocorrem muitos casos em que pessoas são vítimas de nudes sem consentimento.

Fonte: https://about.fb.com/news/2024/04/new-tools-to-help-protect-against-sextortion-and-intimate-image-abuse/