Destaque Economia Últimas Notícias

MERCADO PREVÊ CRESCIMENTO DO PIB ACIMA DE 4%

MERCADO PREVÊ CRESCIMENTO DO PIB ACIMA DE 4%

Consolida-se a perspectiva de crescimento da economia no Brasil acima de 4% este ano, diante de resultados verificados em diversas áreas nas últimas semanas.

O banco Credit Suisse, por exemplo, admite crescimento de 4% em 2021, acima da projeção anterior, que era de 3,6%.
Na XP Investimentos, a revisão foi de 3,2% para 4,2%.

Os especialistas concluem que as atividades econômicas nos principais centros do Brasil voltaram a operar em ritmo mais intenso do que se esperava, à medida que as medidas restritivas da pandemia estão sendo flexibilizadas.

“Quase tudo no primeiro trimestre foi mais forte do que o esperado”, disse ao CNN Brasil Business Alberto Ramos, diretor do grupo de pesquisas econômicas para América Latina do Goldman Sachs, que está com uma das projeções de crescimento mais altas do mercado, de 4,5%. Há um mês, este número estava em 3%.

No Boletim Focus, divulgado ontem pelo Banco Central, especialistas do mercado financeiro admitem que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil pode crescer 3,45% este ano. Esta previsão vem crescendo nas últimas quatro semanas.

Da parte da Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi informado ontem que a atividade econômica no Brasil cresceu 1,7% no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o quarto trimestre de 2020.

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 1,6%. Levando em conta o mês de março, houve queda de 2,1% em relação a fevereiro e crescimento de 5,2% na comparação com março de 2020, segundo a FGV.

INFLAÇÃO – Boletim Focus do Banco Central mostra que vem crescendo a projeção para a inflação ao final deste ano no Brasil, agora com previsão de 5,50%.

LANÇAMENTO – Presidente Bolsonaro lança hoje, às 16h, no Palácio do Planalto, o programa Gigantes do Asfalto, destinado ao setor de transporte rodoviário de cargas, em especial ao transportador autônomo.

Gigantes do Asfalto visa facilitar a promoção da saúde e do bem-estar, além do enfrentamento aos problemas relacionados ao setor. Os principais eixos serão a infraestrutura, regulamentação de serviços, incentivos e qualidade de vida.

BRASIL – Balanço da vacinação contra Covid-19 no Brasil aponta que 39.263.416 pessoas receberam a primeira dose, o que representa 18,54% da população.

O Brasil registrou ontem 786 mortes por Covid-19. É o menor aumento diário desde 1º de março.
Total de óbitos chega a 436.537.

CPI – Ex-Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, é a testemunha a ser ouvida hoje, a partir das 9h, na CPI da Pandemia do Senado.

E confirmado para amanhã o depoimento do ex-Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

ECONOMIA – Dólar fechou ontem a R$ 5,266, com recuo de 0,09%.
Índice Ibovespa, da Bolsa de Valores, atingiu 122.903 pontos, com alta de 0,84%.
Por RENATO RIELLA

Entrevista TVN Brasil - Tempos de Mudança