Nova ferramenta da rede social pretende evitar boatos e vai direcionar usuários para base de dados checados pela Organização Mundial da Saúde. Facebook vai notificar quem interagiu com mensagens falsas
Facebook
O Facebook anunciou nesta quinta-feira (16) uma nova ferramenta para evitar o compartilhamento de informações falsas do coronavírus. Usuários que tiverem interação em postagens com boatos sobre a pandemia serão notificados.
Coronavírus: perguntas e respostas
Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
De acordo com a rede social, o sistema de avisos começará a funcionar nas próximas semanas.
“Queremos conectar pessoas, que possam ter interagido com informações prejudiciais sobre o vírus, com a verdade de fontes oficiais”, disse a empresa, em comunicado.
O Facebook também vai conectar as pessoas com informações checadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que mostram uma lista de mensagens falsas, incluindo as que já foram tiveram a publicação removida.
Usuários do Facebook serão encaminhados a informações checadas pela OMS
Facebook
Medidas no Instagram
No final de março, a empresa também anunciou mudanças no Instagram para o combate ao coronavírus: qualquer procura pelos termos “coronavírus” ou “Covid-19” vai resulta em uma mensagem educacional, com conexão a informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de ministérios da saúde locais.
O Instagram disse que também iria começar a remover da seção de perfis recomendados aqueles que forem relacionados ao Covid-19. Alguns conteúdos que tratem da doença seriam removidos da aba “Explorar”, a menos que sejam de organizações de saúde confiáveis.
Initial plugin text
Comentar