Exportação de carne bovina sobe 12,5% em 2019; vendas de carne de porco avançam mais de 15% thumbnail
Economia

Exportação de carne bovina sobe 12,5% em 2019; vendas de carne de porco avançam mais de 15%

Negociações ao exterior das carnes fizeram os preços das proteínas dispararem no Brasil, impactando na inflação. Exportações de carne de frango apresentaram leve recuo. Preço da carne bovina registra alta e inibe consumidores
Reprodução/EPTV
As vendas de carne bovina in natura do país avançaram 12,5% em 2019 na comparação anual, atingindo o volume de 1,52 milhão de toneladas, após exportações de 149 mil toneladas em dezembro, segundo dados da balança comercial de 2019, que foram divulgados nesta quinta-feira (2).
Preço da carne vai recuar em 2020, mas nem tanto
Frango e porco devem seguir queda da carne bovina
Em outubro, quando somaram 160,1 mil toneladas, os embarques do produto bateram seu recorde mensal histórico.
A demanda pelas carnes brasileiras disparou em 2019, na esteira dos surtos de peste suína africana na China. O país asiático perdeu cerca de 40% de sua criação de porcos, a maior do mundo, por causa da doença, o que o levou a aumentar acentuadamente as importações de proteínas.
As vendas de carne bovina ao exterior ajudaram na alta no preço no mercado brasileiro, o que impactou diretamente a inflação do país.
Recorde mensal para a carne de porco
As exportações de carne suína in natura do Brasil encerraram 2019 com um recorde mensal de 65,9 mil toneladas em dezembro, apontaram dados publicados nesta quinta-feira (2) pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em ano marcado por uma forte demanda de proteínas pela China.
Balança comercial tem superávit de US$ 46 bilhões, o menor desde 2015
No acumulado de 2019, os embarques da carne de porco totalizaram 635,5 mil toneladas, uma alta de 15,75% em relação ao ano anterior, de acordo com números da Secex compilados pela Reuters.
Negociações de carne de frango caem
Apesar dos altos níveis vistos nas exportações das carnes bovina e suína, os embarques da carne de frango in natura tiveram leve recuo de 0,22% no ano e não conseguiram superar a marca registrada em 2018, de 3,83 milhões de toneladas.
Dessa forma, as exportações de carne de frango do Brasil somaram 3,82 milhões de toneladas em 2019, segundo a Secex.
Para 2020, o mercado espera que os embarques de carnes apresentem um ritmo geral de alta, com a persistência da forte demanda chinesa e perspectivas positivas para o comércio com outros países, como Rússia e Estados Unidos.
Projeção para 2020
Considerando carnes in natura e processadas (estas não contabilizadas pela Secex), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) prevê aumentos de 15% nas vendas de carne suína e de 7% nas de carne de frango em 2020, na comparação com 2019.
Enquanto isso, a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) estima um avanço de 10% nos embarques de carne bovina.

Tópicos