O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou, nesta terça-feira (21), a lista de países que suspenderam temporariamente as importações de carne de aves do Brasil em decorrência do caso de influenza aviária de alta patogenicidade registrado em uma granja comercial no município de Montenegro (RS).
Segundo nota oficial, 22 países e blocos econômicos adotaram suspensão total das exportações brasileiras, incluindo China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, União Euroasiática, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Filipinas e Jordânia.
Outros países optaram por suspender as compras apenas do estado do Rio Grande do Sul, como Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.
Japão e Arábia Saudita, por sua vez, impuseram restrições mais específicas, limitando a suspensão às exportações oriundas exclusivamente do município de Montenegro, onde foi detectado o foco da doença.
Ações e articulações diplomáticas
Em nota, o Mapa afirmou que mantém articulação direta com os serviços sanitários dos países importadores, prestando “todas as informações técnicas de forma ágil e transparente” sobre o episódio de gripe aviária.
“As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível”, destaca o comunicado.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, com embarques que alcançam mais de 150 países. Apesar do impacto nas vendas externas, o ministério reforça que o caso foi pontual e isolado, e que todas as medidas de contenção foram imediatamente implementadas.
Voz de Brasília – Informação que transforma o seu dia
Fonte: Blog do Riella
Foto: foto da web
Comentar