Destaque Política Últimas Notícias

CPI DA PANDEMIA COMEÇA COM POLÊMICA SOBRE RENAN

CPI DA PANDEMIA COMEÇA COM POLÊMICA SOBRE RENAN

A partir das 10h de hoje, a CPI da Pandemia do Senado tem a primeira reunião, quando elegerá o presidente e o vice-presidente.
Depois disso, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito deve indicar formalmente o senador Renan Calheiros (MDB-AL) para ser o relator dos trabalhos.

Ontem, a Justiça Federal do DF determinou que o senador Renan Calheiros não seja eleito para a CPI, nem para a relatoria. Ele estaria comprometido, por responder a processos no Supremo Tribunal Federal e por ser pai do Governador de Alagoas, Renan Filho.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não vai cumprir essa decisão, pois a escolha do relator não se dá por eleição, mas por indicação direta do presidente da CPI.

ORÇAMENTO – Presidente Bolsonaro disse que os cortes no Orçamento serão recompostos, de forma a evitar que o país pare.
Explicou que os cortes foram aplicados por “questão técnica”, mas que, “com toda certeza, brevemente e pelas vias legais faremos a devida recomposição do nosso Orçamento, porque o Brasil não pode mais parar”.

REFORMA – Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que a Reforma Tributária poderá ser votada em partes, para facilitar a tramitação e aprovação no Congresso.
Destacou que é importante dialogar com o Governo, para buscar pontos de consenso. Disse que vai conduzir pessoalmente o tema na Câmara.

Lira voltou a defender as reformas estruturantes para a retomada do crescimento do País.
Avaliou que a Reforma Administrativa pode tramitar mais rápido do que a Tributária.

INFLAÇÃO – A previsão semanal do mercado financeiro para a inflação de 2021, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu para 5,01%.
A estimativa está no boletim Focus do Banco Central (BC).
O cálculo para 2021 está próximo do limite da meta de inflação, que é de 5,25%.

Os economistas do mercado financeiro alteraram suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2021.
Preveem crescimento da economia de 3,09% ao final deste ano.
No relatório da Focus, a projeção para a produção industrial de 2021 seguiu em alta de 5,06%.

 

AEROPORTO – Presidente do Supremo Tribunal, Ministro Luiz Fux, determinou a manutenção do Aeroporto de Manaus no Bloco Norte do leilão de aeroportos federais, já realizado pelo Ministério da Infraestrutura, para não gerar prejuízo irreparável ao Brasil.
Suspende decisão da Justiça Federal.

AMAZONAS – Procuradoria-Geral da República denunciou ao Superior Tribunal de Justiça o Governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), o vice-governador Carlos Almeida (PTB), o chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho, o ex-secretário de Saúde Rodrigo Tobias e outras 14 pessoas, entre servidores públicos e empresários, por crimes cometidos na aquisição de respiradores para pacientes de covid-19.

A investigação começou no ano passado, após notícias de que 28 aparelhos haviam sido comprados de uma loja de vinhos.
A denúncia não pede o afastamento do Governador.

CAIXA – Servidores da Caixa Econômica farão greve de advertência hoje em todo o Brasil, por 24 horas.
Reivindicam condições seguras de trabalho e de atendimento na pandemia, prioridade na vacinação, mais contratações, pagamento correto de gratificação e reclamam das investidas do Governo para privatizar o banco,

COMÉRCIO – Índice de Confiança do Empresário do Comércio caiu 6,4% de março para abril deste ano e chegou a 95,7 pontos.
Essa foi a quinta queda consecutiva do indicador.

SPUTNIK – Gerentes da Anvisa reprovaram a importação da vacina russa Sputnik V pelo Brasil.
Apontaram a falta de documentação e possíveis riscos à saúde como alguns dos motivos para rejeitar a vacina por enquanto.

A Anvisa se reuniu extraordinariamente para apreciar decisão do ministro do STF Ricardo Lewandowski, que concedeu prazo de 30 dias para que a agência reguladora decidisse sobre o uso da Sputnik.

Diante do impasse, fica a dúvida se o Supremo Tribunal vai autorizar a importação de uma vacina não recomendada pela agência reguladora.
Alguns governadores vão insistir na importação.

VACINAÇÃO – Balanço da vacinação contra Covid-19 no Brasil aponta que 29.554.723 pessoas receberam a primeira dose, o que representa 13,96% da população.

Em diversos municípios, não foi preservado o estoque de vacinas para a segunda dose, gerando problema que deverá ser solucionado com atraso, quando o Ministério da Saúde enviar novo estoque.

ÓBITOS – O total de mortes causadas pela pandemia chegou a 391.936 no Brasil.
Nas últimas 24 horas, foram confirmados 1.139 novos óbitos.

No mundo, situação preocupante continua sendo a ampliação dos casos de Covid-19 na Índia, que desperta movimentação de ajuda de diversos países.

ECONOMIA – O dólar encerrou o dia de ontem a R$ 5,449, com queda de R$ 0,05 (-0,88%).
O índice Ibovespa, da Bolsa de Valores, fechou aos 120.595 pontos, com alta de apenas 0,05%.
Por RENATO RIELLA

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Comentar

Clique aqui para postar um comentário