A poucos dias do Dia dos Namorados, o comércio brasileiro se prepara para receber uma verdadeira multidão de consumidores de última hora. Segundo levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas, aproximadamente 10,5 milhões de pessoas devem deixar para comprar os presentes nos dias finais que antecedem a data.
O estudo revela que:
-
45% dos consumidores pretendem fazer as compras na primeira semana de junho;
-
25% já compraram no mês de maio;
-
E 11% só devem ir às compras na véspera, 12 de junho.
Ao todo, a data deve movimentar R$ 22,14 bilhões no comércio nacional, com 93 milhões de brasileiros envolvidos nas compras.
Cuidados com o consumo por impulso
O presidente da CNDL, José César da Costa, alerta para os riscos das compras feitas com pressa, que podem levar à falta de pesquisa de preços, menos opções de escolha e até endividamento por parcelamentos impensados.
“É importante sair de casa com um orçamento definido e comparar preços antes de comprar. O impulso pode fazer o consumidor gastar mais do que deve”, orienta Costa.
O que os brasileiros estão comprando?
A pesquisa indica que 7 em cada 10 consumidores (70%) pretendem comprar produtos ou serviços para a data. Os itens mais procurados são:
-
Roupas (38%);
-
Perfumes, cosméticos e maquiagem (23%);
-
Lingeries e peças íntimas (18%);
-
Calçados (14%);
-
Tratamentos estéticos (13%).
Surpresa ou presente escolhido?
Quando o assunto é a escolha do presente:
-
65% preferem não escolher, por gostarem de surpresas (41%) ou confiarem no gosto do parceiro (24%);
-
Já 35% preferem definir o que querem ganhar, sendo essa opção mais comum entre as mulheres.
Mesmo com a correria, o comércio está otimista e se diz preparado para atender os apaixonados de última hora, com estoques abastecidos e promoções para atrair quem ainda não comprou o presente ideal.
Voz de Brasília
Fonte: Blog do Riella
Foto: foto da web
Comentar