Economia

Conta de luz não terá taxa extra em maio, informa Aneel

Conta de luz não terá taxa extra em maio, informa Aneel thumbnail

Agência cita recuperação dos reservatórios e queda no consumo de energia como fatores que baratearam a geração. Bandeira verde vai ser aplicada pelo quarto mês seguido. Linhas de transmissão, em imagem de arquivo
Ueslei Marcelino/Reuters
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (24) que a bandeira tarifária continuará verde em maio – ou seja, não haverá cobrança extra na conta de luz. Será o quarto mês seguido sem taxa extra na fatura de energia.
Segundo a Aneel, os reservatórios das principais hidrelétricas atingiram níveis mais elevados neste mês. Além disso, houve redução do consumo de energia em decorrência das ações de combate à pandemia da Covid-19.
Somados, os fatores garantem que a energia hidrelétrica, mais barata, continue com ampla participação na geração total de energia do país. Com isso, cai a necessidade de acionamento de usinas térmicas, mais caras.
O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo de geração de energia. O objetivo é informar aos consumidores quando esse custo aumenta e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara.
Em 2019, consumidores pagaram R$ 35 bilhões a mais na conta de luz com bandeira tarifária