Economia

Concurso da Polícia Civil do DF é suspenso por conta de decreto sobre coronavírus

Concurso da Polícia Civil do DF é suspenso por conta de decreto sobre coronavírus thumbnail

Governador Ibaneis determinou suspensão de aulas e atividades com público de mais de cem pessoas. Nova data não foi informada. Fachada da sede da Polícia Civil do DF
TV Globo/Reprodução
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e a Polícia Civil do Distrito Federal anunciaram, nesta quinta-feira (12), que o concurso para cargo de escrivão da corporação, que seria realizado neste domingo (15), foi adiado.
A decisão foi tomada após publicação de decreto pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), na noite de quarta-feira (11). O chefe do Executivo local determinou, por cinco dias, a suspensão de aulas em instituições públicas e particulares, além de eventos com público maior a cem pessoas. O motivo é a declaração de pandemia do novo coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ibaneis decreta suspensão de aulas e eventos no DF por cinco dias devido ao coronavírus
Medidas contra coronavírus alteram rotina de órgãos públicos, eventos e comércios no DF; veja o que muda
Coronavírus: sobe para 91 número de casos suspeitos no DF, diz Ministério da Saúde
Em nota, o Cebraspe e a PCDF afirmaram que “lamentam o ocorrido e afirmam que estão empenhados em retomar o mais breve possível as atividades regulares do certame”. Ainda de acordo com o texto, “as informações sobre o novo cronograma serão divulgadas oportunamente”.
Decreto e impacto
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), critica posição da Câmara Legislativa contrária ao reajuste das tarifas do transporte público
TV Globo/Reprodução
O decreto do governador Ibaneis suspende a realização de:
Eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do poder público, com público superior a cem pessoas;
Atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada.
Ainda segundo o decreto, bares e restaurantes deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de dois metros entre elas”. O texto afirma ainda que a medida pode ser reavaliada a qualquer momento, até mesmo antes do prazo de cinco dias.
Segundo o governador, a medida tem o objetivo de garantir uma análise das medidas a serem tomadas depois declaração de pandemia pela OMS.
“Eu preciso de um prazo para absorver a decisão que foi tomada mundialmente.”
O decreto começou a valer já na quarta e teve impacto em diversos setores nesta quinta. Escolas públicas e particulares amanheceram fechadas e diversos eventos foram cancelados. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF informou, em nota, que até o dia 16 de março, todas as atividades culturais sob responsabilidade da pasta estão suspensas.
Coronavírus no DF
O DF tem dois casos confirmados do novo coronavírus. Trata-se de um casal que viajou ao Reino Unido e à Suíça, no mês passado. A mulher, de 52 anos, está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte. Já o marido está em isolamento em casa.
Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, o Distrito Federal tem 91 casos suspeitos de Covia-19. Outros 29 foram descartados.
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.