Economia

Com saída de Castello Branco, quatro diretores executivos deixarão Petrobras

Com saída de Castello Branco, quatro diretores executivos deixarão Petrobras thumbnail

Período de trabalho da diretoria executiva foi encerrado em 20 de março, mas os executivos continuarão em seus cargos até a posse dos sucessores, informou estatal. Prédio da Petrobras no Rio de Janeiro
Sergio Moraes/Reuters
Quatro membros da diretoria da Petrobras, incluindo a diretora financeira, Andrea Almeida, não renovaram seus mandatos para um novo período de gestão, informou a companhia nesta quarta-feira (24).
Além de Andrea, deixarão a empresa o diretor executivo de Comercialização e Logística, André Chiarini, o diretor executivo de Exploração e Produção, Carlos Alberto Pereira de Oliveira, e o diretor executivo de Desenvolvimento da Produção, Rudimar Lorenzatto.
De acordo com a petroleira, os mandatos da diretoria executiva foram encerrados em 20 de março, mas os executivos continuarão em seus cargos até a posse de seus respectivos sucessores — o que deve ocorrer após a Assembleia Geral Extraordinária em 12 de abril.
O motivo da saída dos diretores não foi informado pela Petrobras, mas acontece três semanas após os conselheiros de administração João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar Carneiro da Cunha pedirem para deixar o cargo após a troca de comando da estatal.
Saída de Castello Branco
A decisão dos conselheiros ocorreu depois que o presidente Jair Bolsonaro indicou o general Joaquim Silva e Luna para o comando da petroleira no lugar de Roberto Castello Branco por críticas à política de preços da companhia.
Castello Branco deixará oficialmente seu cargo na Assembleia Geral Extraordinária, quando assumirá Silva e Luna.
Em entrevista à Reuters nesta quarta-feira (24), Luna afirmou que parte da diretoria atual poderia continuar na estatal, pelo menos em um primeiro momento de sua gestão.
Disse também que pretende “valorizar a prata da casa” ao apontar executivos para os principais postos na companhia, que tem “excelente” corpo técnico.