Categoria: Últimas Notícias

  • Nos últimos três anos, mais de 15 mil crianças e adolescentes até 19 anos foram mortos no Brasil de forma violenta.

    Nos últimos três anos, mais de 15 mil crianças e adolescentes até 19 anos foram mortos no Brasil de forma violenta.

    Nos últimos três anos, mais de 15 mil crianças e adolescentes até 19 anos foram mortos no Brasil de forma violenta. Nesse período, cresceu a proporção de mortes causadas por intervenção policial.

    As constatações fazem parte da segunda edição do relatório Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, divulgado hoje (13) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

    Foram registradas 4.803 mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes em 2021, 5.354 em 2022 e 4.944 em 2023.

    “É um cenário estarrecedor. É realmente um absurdo que a gente perca 15 mil vidas de crianças e adolescentes em três anos”, define a oficial de Proteção contra Violências do Unicef, Ana Carolina Fonseca.

    No entanto, o total real de mortes no País tende a ser maior, uma vez que o estado da Bahia não forneceu dados relativos a 2021.

    O levantamento traz dados de registros criminais como homicídio doloso (quando há intenção de matar), feminicídio, latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal seguida de morte e mortes decorrente de intervenção policial – esteja ou não o agente em serviço. Também são coletadas informações referentes à violência sexual.

    Para os pesquisadores, esse conjunto de dados é um indicador mais completo para tratar de violência letal a partir dos parâmetros da segurança pública. O FBSP é uma organização não governamental formada por profissionais da área de segurança, acadêmicos e representantes da sociedade civil.

    Ana Carolina Fonseca explicou à Agência Brasil que, apesar de o estudo estar na segunda edição – a primeira inclui dados de 2016 a 2020 –, não há comparação direta entre eles. “A gente não fez essa comparação por haver muitas diferenças na forma como os dados são disponibilizados pelos estados”, justifica.

    Assim como outros tipos de violência que afetam a população brasileira independentemente de idade, a morte violenta de crianças e adolescentes atinge principalmente a população negra, composta por pretos e pardos.

    Nos últimos três anos, 91,6% dos casos de mortes por violência letal de crianças e adolescentes englobaram pessoas de 15 a 19 anos; 82,9% eram pretos e pardos; e 90%, homens.

    De acordo com o levantamento, a taxa de mortes violentas para cada grupo de 100 mil negros até 19 anos é de 18,2, enquanto entre brancos a taxa é de 4,1. Isso equivale dizer que o risco de um adolescente negro, do sexo masculino, ser assassinado no Brasil é 4,4 vezes superior ao de um adolescente branco.

    A oficial de Proteção contra Violências do Unicef aponta o racismo como “ponto importante” por trás desses dados. “A gente está falando de uma população que é não é protegida como a branca. Existe uma ideia de que essa vida vale menos que outras”, critica Ana Carolina.

    Ao longo dos três anos abrangidos pelo relatório, fica constatado aumento na parcela de mortes de jovens causada por intervenção policial. As intervenções respondiam por 14% dos casos em 2021, proporção que subiu para 17,1% em 2022 e 18,6% em 2023. Isso representa quase uma em cada cinco mortes violentas.

    Enquanto a taxa de letalidade provocada pelas polícias entre habitantes com idade superior a 19 anos é de 2,8 mortes por 100 mil, no grupo etário de 15 a 19 anos chega a 6 mortes por 100 mil habitantes, mais que o dobro (113,9%) da taxa verificada entre adultos. “Infelizmente, as vidas jovens negras estão ainda na mira da ação policial”, lamenta Ana Carolina.

    Ao se comparar dados de vítimas dos sexos masculino e feminino, no universo de pessoas entre 10 e 19 anos, percebe-se que as meninas são mais vítimas de armas brancas e agressões do que meninos. Nos últimos três anos, em torno de 20% das vítimas do sexo feminino morreram por arma branca e 5%, em média, por agressão. Em relação aos indivíduos do sexo masculino, as armas brancas ficaram no patamar de 8% dos casos, e as agressões não chegam a 2%.

    Já em relação ao autor do crime, entre as meninas, 69,8% eram conhecidos das vítimas. Quando se observam os dados das vítimas do sexo masculino, apenas 13,2% foram cometidos por conhecidos.

    Em outro recorte, de crianças até 9 anos, o perfil da violência letal é mais associado a contexto de maus-tratos e de violência doméstica, praticada contra essas crianças pelas pessoas mais próximas a elas, segundo a análise do Unicef. Em 2023, quase metade (44,6%) acontece em casa e 82,1% são cometidos por pessoas conhecidas da criança.

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Correio do Povo

  • Brasil pode propor que seja promovida uma espécie de “segundo turno”  entre o ditador Nicolás Maduro e o opositor Edmundo González.

    Brasil pode propor que seja promovida uma espécie de “segundo turno”  entre o ditador Nicolás Maduro e o opositor Edmundo González.

    Como solução para a crise da Venezuela, Brasil pode propor que seja promovida uma espécie de “segundo turno”  entre o ditador Nicolás Maduro e o opositor Edmundo González.

    Jornal Valor Econômico informa que o ex-chanceler Celso Amorim, assessor especial, fez a sugestão ao Presidente Lula, fato que foi relatado na recente reunião ministerial.

    Governo do México anunciou que está fora do grupo formado com Brasil e Colômbia para discutir a crise da Venezuela.

     

    Fonte: blog do Riella

    foto: O Vigilante MS

  • Ministério da Saúde investiga pelo menos oito casos de transmissão vertical da febre do Oropouche.

    Ministério da Saúde investiga pelo menos oito casos de transmissão vertical da febre do Oropouche.

    Ministério da Saúde investiga pelo menos oito casos de transmissão vertical da febre do Oropouche. Nesses casos, a infecção é passada da mãe para bebê, durante a gestação ou no parto.

    Casos em investigação foram registrados em Pernambuco, na Bahia e no Acre. Metade dos bebês nasceu com anomalias congênitas, como microcefalia, enquanto a outra metade morreu.

     

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Portal Gerais

  • Câmara dos Deputados aprovou, com 303 votos a favor e 142 contra, o texto-base do segundo projeto que regulamenta a reforma tributária.

    Câmara dos Deputados aprovou, com 303 votos a favor e 142 contra, o texto-base do segundo projeto que regulamenta a reforma tributária.

    Câmara dos Deputados aprovou, com 303 votos a favor e 142 contra, o texto-base do segundo projeto que regulamenta a reforma tributária. Deve seguir para apreciação do Senado, onde a votação ocorrerá no fim do ano, após as eleições municipais.

    Fica proposta a criação do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que irá unificar os impostos ICMS e ISS. Esse comitê cuidará da cobrança, distribuição e fiscalização do novo imposto. A sessão na Câmara se conclui hoje, quando destaques e emendas serão apreciados pelos deputados federais.

    Uma novidade aprovada é a previsão de destinar 30% das vagas das diretorias que integrarão o comitê para mulheres.

    Foram incluídos os planos previdenciários PGBL e VGBL na incidência do imposto sobre doações e causa mortis (ITCMD), que trata da transferência de bens através de heranças ou doações.

    No caso do VGBL, será exigido o período mínimo de cinco anos de aplicação para não haver carga tributária.

     

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Poder360

  • Mais 99 linhas de ônibus deixam de receber dinheiro em espécie a partir de amanhã.

    Mais 99 linhas de ônibus deixam de receber dinheiro em espécie a partir de amanhã.

    Mais 99 linhas de ônibus do sistema de transporte público coletivo do Distrito Federal vão deixar de receber o pagamento de dinheiro em espécie a partir de amanhã. São 30 da Piracicabana, 19 da Pioneira, dez da Urbi, 24 da Marechal e 16 da BsBus. Essas linhas se somam às 52 que já não aceitam esse tipo de pagamento desde 1º de julho.

    “Com essa inclusão, 16% das linhas do sistema passam a aceitar somente pagamento por meio eletrônico, com o uso de cartões de transporte e bancários, além do QR Code [bilhete avulso]”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves. Atualmente, 933 linhas de ônibus atendem à população do DF.

    Segundo o secretário, a tarifa paga em dinheiro está sendo retirada gradualmente das linhas em que o pagamento em espécie já é usualmente pouco utilizado. “A previsão é que, até final do ano, o dinheiro não esteja mais em circulação nas demais linhas”, afirma.

     

    Para facilitar a rotina da população que utiliza o transporte público e dar suporte aos usuários do cartão Mobilidade, o BRB Mobilidade implementou mais 25 novos pontos de retirada de cartões e recarga. Agora, há 151 pontos de atendimento disponíveis. Todas as informações podem ser vistas no site do BRB Mobilidade. Quem utiliza o aplicativo BRB Mobilidade também pode adquirir créditos de transporte com o pagamento via Pix no próprio app.

    A medida implantada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) visa modernizar o sistema de transporte, além de garantir mais segurança e transparência tanto aos usuários quanto aos prestadores de serviços.

    Em 2023, o pagamento da passagem com dinheiro em espécie representava um montante de R$ 278,5 milhões, o equivalente a 31% do total de acessos. Atualmente, o pagamento em espécie representa cerca de 16% desse total. “Desde o início do programa, constatamos redução no pagamento em espécie em todas as linhas”, contabiliza Zeno Gonçalves.

    Veja abaixo a relação das linhas que deixam de receber dinheiro em espécie a partir de amanhã

    Piracicabana (Bacia 1)

    ⇒0.022: W3 Norte-L2 Sul (SDN)/Vila Telebrasília /SQS 616 (SQS 216 – 416) / W3 Sul – L2 Norte (SDN)
    ⇒0.023: TAN (SQN 212 – 213) / L2 Norte-W3 Sul (SDN) / Vila Telebrasília / L2 Sul – W3 Norte (SDN)
    ⇒0.032: Terminal Asa Sul / L2 Sul – Norte (Esplanada) / W3 Norte – Sul
    ⇒642.2: Planaltina (BR-020) / W3 Norte – Sul (Terminal Asa Sul)
    ⇒0.025: Rodoviária Plano Piloto / Sudoeste-Octogonal / F. Importados / SIA (Trechos 2 e 17) / Setor de Inflamáveis
    ⇒616.1: Arapoanga / Paranoá (Ponte JK) / Rodoviária do Plano Piloto
    ⇒0.604: Planaltina (Buriti III) / SAAN / SIA / TAS
    ⇒0.519: Sobradinho II (Mansões – Condomínio Sansão) / Eixo Norte – Sul / TAS
    ⇒0.518: Sobradinho II / Rodoviária do Plano Piloto (Esplanada)
    ⇒600.8: Planaltina (Av. Independência) / L2 Norte (UnB) / L2 Sul
    ⇒0.031: Terminal Asa Sul / W3 Sul – Norte / L2 Norte – Sul (Esplanada)
    ⇒518.2: Sobradinho II / Rodoviária do Plano Piloto (Esplanada)/ L2 Norte (UnB)
    ⇒110.2: Rodoviária do Plano Piloto / UnB (Caesb)
    ⇒116.2: Rodoviária do Plano Piloto / Eixo Monumental / Setor Noroeste
    ⇒115.2: Rodoviária do Plano Piloto (Esplanada) / L2 – W3 Norte
    ⇒604.3: Vale do Amanhecer / Planaltina (Av. Independência) / SAAN / SAI / SGCV / TAS
    ⇒0.521: Sobradinho I (Q 18) / L2 Norte – Sul (UnB – Esplanada) / TAS
    ⇒0.006: Cruzeiro / Sudoeste / W3 Sul / Octogonal
    ⇒0.503: Sobradinho Q. 18 / SAAN / SIA / SGCV / TAS
    ⇒0.624: Planaltina / Eixo Norte / Esplanada (Catedral)
    ⇒605.1: Planaltina / Buritis III / Jardim Roriz / L2 Norte-Sul (Esplanada) / TAS
    ⇒0.527: Nova Colina / Sobradinho (Q. 18) / Cruzeiro (Epia-Eixo Monumental-SIG)
    ⇒0.522: Sobradinho I (Q 18) / Sobradinho II (DF-150) / L2 Norte-Sul (UnB – Espl/TAS)
    ⇒0.024: Cruzeiro / Octogonal – Sudoeste / Esplanada (CNB)
    ⇒0.516: Sobradinho / Esplanada (Grande Colorado / DF-425 – DF-150)
    ⇒600.5: Estância (Cond. Total Ville) / Eixo Norte e Sul
    ⇒600.1: Estância (Cond. Total Ville) / Eixo Norte/ Rodoviária do Plano Piloto
    ⇒519.3: Sobradinho II / Mansões / Eixo Norte-Sul / Terminal Asa Sul
    ⇒642.4: Estância (Cond. Total Ville) / W3 norte/ Rodoviária do Plano Piloto
    ⇒022.1: Circular Garagem Piracicabana / Palácio do Buriti / Noroeste

    Pioneira (Bacia 2)

    ⇒0.011: TAN (Entrequadra Norte) / Esplanada (L2 Norte) / Aeroporto (Eixão Sul)
    ⇒073.4: Circular Park Way / Aeroporto
    ⇒182.2: São Sebastião (Residencial do Bosque) / SAAN (Ponte JK)
    ⇒180.6: Jardins Mangueiral / W3 Norte
    ⇒3206: Setor Sul (Lado Oeste) / BRT
    ⇒100.4: Itapoã / Paranoá / Cidade do Automóvel (Zoológico – Park Shopping – SIA)
    ⇒180.5: Jardins Mangueiral / W3 Sul
    ⇒3317: Term. 279 / Av. Alagados / Porto Seco (DF-290) / Term. Integração Sta Maria – BRT
    ⇒3307: Terminal de Integração de Santa Maria / Expansão / Total Ville
    ⇒3203: Terminal Gama Sul / Setor Leste (PFDF)
    ⇒194.2: São Sebastião (Residencial Oeste – Pró DF) / W3 Sul (Ponte JK)
    ⇒0.030: Terminal Asa Norte (SQN 212 – 213) / W3 Norte – Sul / Aeroporto
    ⇒761.2: Terminal do Paranoá / Paranoá Parque / Rodoviária Plano Piloto (Ponte JK)
    ⇒0.756: Paranoá / Itapoã / SAAN / SIG / Sudoeste
    ⇒3212: Terminal de Integração BRT Gama / DF-475 / Ponte Alta Norte ( Av. Buritis )
    ⇒0.194: São Sebastião (Bairro São Francisco – Quadra 09) / W3 Sul (Ponte JK)
    ⇒0.197: São Sebastião (Res. Bosque – Vila São José – Q. 100 e 200) / W3 Norte (Ponte JK)
    ⇒197.7: São Sebastião (Parque dos Ipês/Crixá) – QI 23) / Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK)
    ⇒3202: Setor Sul – Leste (Q. 50) / BRT Gama

    Urbi (Bacia 3)

    ⇒870.9: Riacho Fundo II (Av. Contorno) / Rodoviária do Plano Piloto (EPNB- Eixo)
    ⇒811.1: Riacho Fundo II (Avenida Contorno) / W3 Sul -Norte (EPNB – Epia – Setor Policial Sul)
    ⇒807.5: Metrô Furnas / Sest-Senat
    ⇒806.2: Circular QS 18 / 31 (via Caub I e Estação BRT)
    ⇒0.871: Recanto das Emas (Q. 800) / Rodoviária do Plano Piloto (EPTG -SIG)
    ⇒870.7: Recanto das Emas (Q. 800) / Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
    ⇒871.3: Recanto das Emas (Q. 800 – EPNB – Epia) / W3 Sul – Norte
    ⇒874.4: Recanto das Emas (Q. 800) / Rodoviária do Plano (EPNB-SIG)
    ⇒0.176: Riacho Fundo (EPNB – Epia – Zoo) / L2 Sul-Norte / Esplanada / UNB / TAN
    ⇒160.2: Núcleo Bandeirante (Zoológico) / L2 Sul – Norte / Esplanada / UNB / TAN

    Marechal (Bacia 4)

    ⇒0.345: Setor P Sul / L2 Sul (Estrutural)
    ⇒383.1: Setor P Sul / Rodoviária do Plano Piloto (Pista do Estádio – EPTG – Epia)
    ⇒337.1: Setor P Sul / W3 Sul (via Setor Policial) / Rodoviária do Plano Piloto
    ⇒942.2: Sol Nascente Trecho I (Estrutural)/W3 Norte
    ⇒336.1: Setor P Sul / Rodoviária do Plano Piloto (Park Shopping – Zoológico)
    ⇒376.2: Taguatinga Sul (EPTG) / W3 Norte (Eixo Monumental)
    ⇒0.378: Setor P Sul / EPTG / W3 Norte / Terminal Asa Norte
    ⇒0.914: Setor P Sul / SAAN (Estrutural)
    ⇒0.305: Taguatinga Sul / W3 Sul (SIG)
    ⇒0.167: Guará II – I / EPTG / L2 Sul – Norte / UnB / Terminal Asa Norte
    ⇒305.4: Taguatinga Sul / QS 11 / Vereda da Cruz / Areal / Águas Claras /W3 Sul-Norte (EPTG)
    ⇒0.301: Setor P Sul / W3 Sul (P3 Sul – SIG)
    ⇒910.1: Setor P Sul / SIA Trecho 17 / Cruzeiro / SAAN / Setor Terminal Norte (EPCT)
    ⇒0.910: Setor P Sul / SAI / Cruzeiro / Sudoeste (EPTG)
    ⇒376.3: Taguatinga Sul / SIA-SAAN / Terminal Provisório da Asa Norte
    ⇒386.1: Setor P Sul / Aeroporto/ Lago Sul / QI 25
    ⇒306.5: Taguatinga Sul / Areal / Arniqueira / Esplanada / Rodoviária do Plano Piloto / EPNB (Eixo)
    ⇒0.903: Setor P Sul / Esplanada (Estrutural)
    ⇒850.1: Samambaia Norte (2 Avenida – Q. 400/600) / Guará I e II (via Pistão Sul)
    ⇒154.3: Guará I-II (QE 32-58) / Zoológico / Esplanada dos Ministérios (Eixo)
    ⇒167.1: Guará II – I / EPTG / L2 Sul – Norte / Esplanada / Terminal Asa Norte
    ⇒300.1: Setor P Sul (Nova QNL) Rodoviária do Plano Piloto ( Eixo)
    ⇒0.008: Circular Águas Claras (Taguatinga Shopping)
    ⇒336.2: Setor P Sul / Rodoviária do Plano Piloto / Esplanada (Eixo)

    BsBus (Bacia 5)

    ⇒872.3: Recanto das Emas (Q 800) / Riacho Fundo II / Taguacenter
    ⇒313.2: Setor O / W3 Sul 716 (SIG) – Semiexpressa
    ⇒0.370: Ceilândia (QNR 5) / Expansão Setor O / Estrutural / L2 Norte / UnB / TAN
    ⇒0.371: Setor M Norte / Estrutural / Eixo Monumental / L2 Norte / UnB / TAN
    ⇒338.1: Setor O (Expansão – P2 Norte) / Estrutural / L2 Norte / UNB / TAN
    ⇒334.4: QNR / Sol Nascente (Trecho 3) / P2 Norte / Rodoviária do Plano Piloto (EPTG – Eixo)
    ⇒0.918: Setor O (Via O2) / M Norte / SIA Tr. 3 / Cruzeiro / Sudoeste
    ⇒324.1: Setor M / Esplanada (Estrutural)
    ⇒313.1: Sol Nascente (Trecho II) / W3 Sul / Rodoviária do Plano Piloto
    ⇒920.4: Setor O (Cond. Privê-Via Leste) / EPTG / Via Eixo / Esplanada / Rodoviária do Plano Piloto
    ⇒384.1: QNR 5 (P2 Norte – Hélio Prates) – EPNB / Lago Sul (Aeroporto – QI 25)
    ⇒323.1: Setor M Norte (Nova QNL) / W3 Sul (SIG – 716 Sul)
    ⇒0.551: Setor O (via M2) / W3 Sul (Semiexpresso) / EPTG / SIG
    ⇒335.1: Setor O / EPTG / SIG / W3 Sul (Quadra 716 Sul) – Semiexpressa
    ⇒389.1: Setor M Norte / Lago Sul (Aeroporto)
    ⇒323.2: Setor O / M Norte ( M – L) / W3 Sul (SIG – Q 716) – Semiexpressa.

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Agência Brasília – Paulo H. Carvalho

  • Equipamentos de alta tecnologia vão levar água a 355 mil moradores do Distrito Federal.

    Equipamentos de alta tecnologia vão levar água a 355 mil moradores do Distrito Federal.

    Vindos da China, chegam a Brasília hoje (14) quatro conjuntos de equipamentos de alta tecnologia que vão integrar o complexo do Sistema de Abastecimento de Água Norte, em implantação pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

    Conhecidos como inversores de frequência, os equipamentos serão instalados na Elevatória Lago Norte.

    Os inversores vão acionar e controlar a velocidade das motobombas para que o sistema leve água a 355 mil moradores de setores habitacionais da região norte do DF: Sobradinho, Sobradinho II, Grande Colorado, Boa Vista, Taquari, Itapoã e Região dos Lagos. No Sistema Norte, o GDF e a Caesb estão investindo R$ 135 milhões, gerando 500 empregos diretos e indiretos.

    Nos inversores, a companhia investiu R$ 4,5 milhões. São 40 toneladas de equipamentos desembarcados no porto de Santos, em São Paulo, de onde seguiram rumo a Brasília. Para serem transportados em três carretas, os inversores foram desmontados e armazenados em 36 caixas, que ficarão na Elevatória Lago Norte, onde os equipamentos serão instalados gradativamente.

    Esse tipo de equipamento é adotado por companhias de saneamento por agregar diversos benefícios, como alta tecnologia, redução dos custos com energia elétrica, controle da velocidade das motobombas, maior potência, maior eficiência no monitoramento da vazão da água e aumento da vida útil dos equipamentos de complexos produtivos, como o Sistema de Abastecimento de Água Norte.

    O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, lembra que os inversores de frequência, assim como as motobombas, são fundamentais para ampliar e assegurar o pleno abastecimento de água aos moradores da região norte do DF. “Investimos em alta tecnologia para levar água da melhor qualidade e para assegurar a estabilidade do abastecimento, o que dá tranquilidade tanto aos moradores quanto aos empreendedores, empresários e comerciantes da região”, ressalta.

    A Caesb já possui seis inversores de frequência de média tensão, sendo dois na Elevatória de Água Bruta Pipiripau e quatro na Elevatória de Água Bruta Bananal, onde está instalado o equipamento mais potente, onde alimenta eletricamente motor de 850 hp. Já os novos inversores são bem mais potentes. Cada equipamento tem capacidade para alimentar motor de até 2.350 hp de potência, segundo a Caesb.

    O Sistema de Abastecimento de Água Norte foi projetado para levar e garantir o abastecimento de água a cidades e setores habitacionais localizados ao norte da capital. A água será captada no Lago Paranoá e armazenada em seis reservatórios que estão sendo construídos – dois na Elevatória Norte (Lago Norte), dois em Sobradinho e dois na Região dos Lagos, próximo à Torre de TV Digital.

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Revista Aguas Claras

  • Atletas brasileiros chegam à França para os Jogos Paralímpicos 2024.

    Atletas brasileiros chegam à França para os Jogos Paralímpicos 2024.

    A delegação brasileira começa a embarcar com destino à França para disputar os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A cerimônia de abertura do evento está marcada para 28 de agosto e o encerramento acontece no dia 8 de setembro.

    Serão 279 atletas brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Paris. O grupo é formado por 254 esportistas com deficiência, 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. Os atletas do país estarão em disputas de 20 das 22 modalidades do programa dos Jogos, uma vez que os brasileiros não conseguiram a classificação no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas.

    Esta será a maior missão brasileira em uma edição do megaevento fora do Brasil, superando os 259 convocados de Tóquio 2020, que também havia sido à época a missão com mais atletas em terras estrangeiras. O número só não supera o registrado nos Jogos do Rio 2016, quando o Brasil contou com 278 atletas com deficiência. Naquela edição, o Brasil participou de todas as 22 modalidades por ser o país-sede da competição. 

    O pernambucano Phelipe Rodrigues é o brasileiro convocado para os Jogos com mais medalhas na história da competição. O nadador da classe S10 (limitação físico-motora) conta com oito pódios paralímpicos na carreira.

    Dos 254 atletas com deficiência convocados, 88 jamais estiveram em uma edição de Jogos. O número de estreantes representa 34,64% do total dos atletas que vão competir pelo Brasil na capital francesa.

    A modalidade com mais novatos em Jogos Paralímpicos é o atletismo. Dos 70 atletas com deficiência convocados para o evento, 23 vão estrear na competição em Paris. São 33% do total da Seleção Brasileira da modalidade convocada para competir nas provas de pista, saltos e campo no Stade de France. Judô e natação são outras duas das modalidades com mais estreantes em Jogos nas suas equipes convocadas, com nove atletas debutantes cada.

    Dos 254 atletas com deficiência convocados, 116 são mulheres, ou 45,67% do total dos competidores. O número representa a maior convocação feminina brasileira na história dos Jogos Paralímpicos tanto em quantidade quanto em termos percentuais. As atletas que estarão na capital francesa serão em maior quantidade em Paris do que na edição de 2016, no Rio de Janeiro, quando o Brasil teve 102 mulheres, o que representou 35,17% do total da delegação.

    Ao todo, 22 dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal, estarão representados na delegação brasileira que vai disputar os Jogos. A maioria dos atletas é nascida no Estado de São Paulo. São 71 dos 254 convocados, ou 28% do total da equipe brasileira que disputará a competição.

    Já os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 22 atletas cada, contam com a segunda maior representatividade na Seleção Brasileira paralímpica que competirá em Paris 2024. Os Estados do Paraná, com 20, do Rio Grande do Sul, com 13, do Rio Grande do Norte, com 12, e Santa Catarina e Distrito Federal, ambos com nove, também estão entre os locais com mais representantes na delegação.

    Um a cada cinco atletas da delegação brasileira que irá representar o país nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 treina em Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Estes espaços esportivos oferecem estrutura física e profissional para os treinos de 57 (ou 22,5%) dos 254 atletas com deficiência brasileiros que irão competir na França e realizam sua preparação fora da cidade de São Paulo, onde está o Centro de Treinamento Paralímpico.

    No grupo, estão esportistas de 11 das 20 modalidades para as quais o país conquistou ao menos uma vaga no megaevento. Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro, elaborado em 2017 e revisitado em 2021. O objetivo do projeto é aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

    Atualmente, o CPB conta com 72 Centros de Referência, espalhados por 26 unidades federativas do Brasil (a única exceção é o estado do Piauí). Desses, 19 terão atletas paralímpicos disputando os Jogos de Paris. Todas as regiões do país contam com atletas dos Centros de Referência convocados para competir na capital francesa.

    Os Jogos Paralímpicos de Paris receberão 279 atletas brasileiros de 20 modalidades em 13 arenas da capital francesa, sendo estádios consagrados e mundialmente conhecidos ou em sedes temporárias ao lado de pontos turísticos e marcos históricos da capital francesa.

    Os Jogos Paralímpicos de Paris terão transmissão ao vivo pelo SporTV2. Serão apresentadas as cerimônias de abertura e encerramento e disputas de provas em oito modalidades (natação, goalball, basquete em cadeira de rodas, atletismo, futebol de cegos, ciclismo, judô, vôlei sentado), além da maratona.

    Pela primeira vez a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos será realizada fora de um estádio. No dia 28 de agosto, os 4.400 atletas, de 184 países, começarão seu desfile na parte inferior da Champs-Elysées e chegarão à maior praça de Paris, que oferece uma vista do Louvre e do Jardin des Tuileries, no lado leste, até o Arco do Triunfo.

    As disputas em Paris terão início no dia seguinte à cerimônia de abertura, 29 de agosto, uma quinta-feira, com rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tiro com arco, bocha, tênis de mesa, goalball, basquete em cadeira de rodas, badminton, natação, vôlei sentado e ciclismo. As primeiras medalhas serão entregues neste mesmo dia no taekwondo (três medalhas), natação (16 medalhas) e ciclismo (quatro medalhas).

    A tabela completa, com o horário local, está disponível neste link e está sujeita a alterações até o final dos Jogos.

    As primeiras delegações a embarcar serão as de tênis de mesa, remo e vôlei sentado. Juntas, elas totalizam 72 pessoas, sendo 46 atletas com deficiência e um timoneiro. Já na data seguinte, somente a equipe nacional do tiro com arco irá viajar, enquanto dia 14, os competidores de ciclismo e goalball pegam o mesmo voo internacional. Outros 46 esportistas da natação, badminton e taekwondo, se deslocam à Europa em 15 de agosto.

    O atletismo, que soma a maior quantidade de convocados para Paris, com 70 atletas e 18 atletas-guia, tem embarque agendado para o dia 16. Outras sete modalidades embarcam nos dias subsequentes ao do atletismo. A equipe da esgrima em cadeira de rodas deve ser a última a deixar o Brasil, em 25 de agosto.

    CPB ampliou os valores que serão repassados aos campeões, vice-campeões e terceiros colocados na capital francesa em 56,25% na comparação com as premiações oferecidas nos Jogos de Tóquio 2020. Os medalhistas de ouro em provas individuais receberão R$ 250 mil por medalha, enquanto a prata renderá R$ 100 mil cada e o bronze, R$ 50 mil.

    O título paralímpico em modalidades coletivas, por equipes, revezamentos e em pares (bocha) valerá um prêmio de R$ 125 mil por atleta. Já a prata, neste caso, será bonificada com R$ 50 mil e o bronze, com R$ 25 mil. Demais integrantes das disputas, atletas-guia, calheiros, pilotos e timoneiros, vão receber 20% da maior medalha conquistada por seu atleta e 10% do valor correspondente a cada pódio seguinte.

    O Brasil tem 373 medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos, em 11 edições. Ou seja, está a 27 da 400ª. A primeira vez em que o país foi ao pódio no evento faz 48 anos, nos Jogos de Toronto, Canadá, em 1976. Os responsáveis foram Luiz Carlos da Costa e Robson Sampaio de Almeida, dupla masculina do Lawn Bowls (um esporte parecido com a bocha, porém, disputado na grama). À oportunidade, eles ficaram com a prata.

    A melhor campanha do Brasil nos Jogos foi a última, em Tóquio 2020, ocasião em que a delegação brasileira ficou na sétima posição, com 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes – 72 no total.

    As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo, natação, tiro esportivo, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, tênis de mesa, vôlei sentado e badminton.

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Ministério dos Esportes – : Helano Stuckert

  • Voepass aciona seguradora para indenizar famílias após queda de avião em Vinhedo.

    Voepass aciona seguradora para indenizar famílias após queda de avião em Vinhedo.

    A Voepass, empresa aérea responsável pelo avião que caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, na sexta-feira (9), já acionou sua seguradora para providenciar a indenização às famílias das 62 vítimas do acidente. As informações são da CNN.

    Segundo a companhia, a seguradora está tratando individualmente com cada família. Os corpos das vítimas foram removidos do local do acidente e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) central, em São Paulo. Até agora, 17 vítimas foram identificadas .

    A Defensoria Pública do Paraná, que acompanha as investigações com a Defensoria Pública de São Paulo, destacou que em casos de “acidente de consumo”, como a queda de um avião comercial, a responsabilidade da empresa é objetiva, ou seja, a indenização por danos morais e materiais deve ser paga independentemente de culpa da companhia aérea.

    A Delegacia de Vinhedo instaurou um inquérito para investigar o acidente, e a Força Aérea Brasileira (FAB), através do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), também está apurando as causas da queda.

    Osmir Aparecido Cruz, Secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Vinhedo, compareceu ao Condomínio Residencial Recanto Florido, ao lado do representante da Associação de Moradores, Eduardo Borges, para uma breve coletiva de imprensa com jornalistas.

    O Secretário informou que a primeira fase das operações, incluindo a documentação fotográfica, foi concluída. As ações secundárias já estão em andamento, permitindo que a seguradora comece a remover os destroços do avião.

    A prefeitura de Vinhedo, por sua vez, está coordenando o suporte às pessoas afetadas pelo acidente, com a criação de um gabinete específico para lidar com o pós-crise.

    Medidas como atendimento psicológico para os moradores, inspeções nas residências para verificar possíveis danos estruturais, e análises realizadas por engenheiros nas edificações próximas já estão em curso.

    Uma casa foi diretamente atingida pela queda da aeronave, e outras duas foram danificadas por destroços. A retirada de pertences pessoais, como malas e roupas, está em andamento para devolução às famílias das vítimas. Caso algum celular seja encontrado, ele será apreendido pela polícia civil.

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Poder360

  • Senado Federal recebe o 1º Congresso Brasileiro de Câncer de Pulmão.

    Senado Federal recebe o 1º Congresso Brasileiro de Câncer de Pulmão.

    O 1º Congresso Brasileiro de Câncer de Pulmão, organizado pela Aliança contra o Câncer de Pulmão, composta por seis sociedades médicas tem abertura oficial hoje (13), no Plenário do Senado Federal.

    A sessão, que acontece das 10h às 12h, quer alertar sobre a doença frequentemente negligenciada e destacar a necessidade urgente de melhorias no acesso ao tratamento.

    “O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer no Brasil, mas, apesar de sua gravidade, continua sendo uma doença negligenciada. Apenas 15% dos pacientes são diagnosticados em estágios iniciais, o que resulta em baixas taxas de sobrevida e altas taxas de mortalidade. O diagnóstico tardio não apenas afeta a saúde dos pacientes, mas também impõe um enorme fardo econômico ao país”, diz Carlos Gil Ferreira, oncologista torácico e presidente do Instituto Oncoclínicas.

    Um estudo do Insper, com apoio da AstraZeneca, revelou que 80% dos gastos do SUS com câncer de pulmão estão relacionados à alta mortalidade da doença. O relatório destaca a necessidade de diagnóstico precoce para reduzir custos e melhorar a sobrevivência, recomendando a implementação de políticas de rastreamento para fumantes e ex-fumantes a partir dos 50 anos. Com custos totais de R$ 1,3 bilhão em 2019, segundo dados do estudo, o câncer de pulmão representa um desafio econômico significativo devido ao diagnóstico tardio e à alta mortalidade precoce.

    A sessão de abertura no Senado Federal reúne autoridades políticas e de saúde para discutir os desafios de estrutura e acesso ao manejo do câncer de pulmão no Brasil. O evento marca o início de uma discussão científica e política que se estenderá ao longo do congresso, nos dias 14 e 15 de agosto, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

    Entre os participantes da abertura estarão a Ministra da Saúde, Dra. Nísia Trindade Lima, o deputado Weliton Prado, Margareth Dalcolmo e Carlos Gil Ferreira, que destacará a necessidade de um esforço conjunto para enfrentar a doença em apresentação da Aliança contra o Câncer de Pulmão. “A Aliança contra o Câncer de Pulmão é uma colaboração essencial que une seis das principais sociedades médicas do Brasil com o objetivo de transformar a abordagem ao câncer de pulmão no país. Juntos, estamos comprometidos em promover a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz desta doença, melhorando significativamente a saúde pública e salvando vidas”, afirma.

    A Aliança contra o Câncer de Pulmão é uma colaboração inovadora entre seis das principais sociedades médicas brasileiras: Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT). Seu objetivo é unir esforços para promover a prevenção, detecção precoce e tratamento do câncer de pulmão, que é a principal causa de morte por câncer no Brasil. A Aliança busca implementar políticas públicas eficazes, aumentar a conscientização sobre a doença, capacitar profissionais de saúde, e expandir o uso de tecnologias de saúde digital para alcançar populações em regiões com baixa oferta de serviços.

     

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Sociedade Brasileira de Patologia

  • Brasília recebe hoje o 36º Congresso da Abrasel.

    Brasília recebe hoje o 36º Congresso da Abrasel.

    Brasília sedia o maior encontro de conhecimento e inteligência do setor de alimentação fora do lar. O 36º Congresso da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) acontece amanhã (14) e quinta-feira e conta com o apoio do Ministério do Turismo.

    O evento proporcionará aos empreendedores, gestores, estudantes e entusiastas da gastronomia de todo o Brasil debater soluções de negócio e traçar novas perspectivas para o segmento, com base na evolução dos resultados alcançados nos bares e restaurantes.

    “A nossa rica e diversa gastronomia atrai turistas de todo o mundo, daí a importância de qualificarmos e oferecermos, cada vez mais, um serviço de excelência. Além de proporcionar a esse visitante uma experiência única, também o fará retornar e falar bem do local que foi atendido. Momentos como o Congresso da Abrasel incentivam a troca de conhecimento, valiosa para o nosso setor”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

    Forte aliado da cadeia do turismo, o segmento de bares e restaurantes abrange cerca de 1,5 milhão de estabelecimentos que empregam mais de 5,6 milhões de pessoas. Para aprimorar a gestão e elaborar estratégias de consolidação e expansão do negócio, o Congresso conta com uma programação técnica variada. Entre os palestrantes, estão mais de 40 nomes de referência no mercado.

    O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, pontuou que será uma oportunidade de discutir como o segmento pode se adaptar ao avanço tecnológico. “Este ano, vamos abordar, dentre outros pontos, como a inteligência artificial pode revolucionar a produtividade em bares e restaurantes. O objetivo é mostrar de que forma a inovação tecnológica, aliada às boas práticas, pode melhorar a eficiência e fortalecer as relações humanas, impulsionando o crescimento e a competitividade dos nossos negócios”, disse.

    O Congresso também promoverá o diálogo sobre os desafios e oportunidades para a alimentação fora do lar no Brasil e sobre o fortalecimento do ambiente empreendedor no país. Além disso, será oferecido aos participantes um espaço dedicado a aulas-show de gastronomia, com chefs de destaque compartilhando histórias, receitas, técnicas de preparo e proporcionando uma rica troca de conhecimento.

    Para acompanhar presencialmente, basta retirar o ingresso no Sympla; para assistir pela internet, cadastre-se gratuitamente no site do Congresso.

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Abrasel