Categoria: Últimas Notícias

  • Brasil conquista a medalha de prata no futebol feminino.

    Brasil conquista a medalha de prata no futebol feminino.

    Após vitórias  sobre a França e a Espanha, as atletas do futebol feminino repetiu hoje (10), no Parque dos Príncipes, o melhor resultado da história do nosso futebol feminino. Dezesseis anos depois da última final, novamente conquistamos a prata, a 19ª medalha do Brasil em Paris 2024.

    A medalha foi forjada em uma classificação dura na fase de grupos, seguida por triunfos maiúsculos sobre a França, nas quartas-de-final, e sobre a atual campeã mundial Espanha, com direito a goleada nas semifinais. Na decisão, melhor para os Estados Unidos, agora pentacampeões olímpicos, por 1 a 0, gol de Mallory Swanson.

    Agora o Brasil soma dez medalhas no futebol olímpico. Além da prata desta edição, as mulheres foram vice-campeãs em Atenas 2004 e Pequim 2008. O masculino, que não se classificou para estes Jogos, soma sete, sendo campeão na Rio 2016 e em Tóquio 2020.

    O Brasil começou com a mesma postura que apresentou diante da Espanha, pressionando a saída de bola americana. A primeira finalização, após uma roubada de bola, veio dos pés de Ludmilla. Os Estados Unidos não se encolheram e também passearam pela nossa área com perigo. Aos 15, Ludmilla invadiu a área em jogada individual e marcou, mas o lance foi corretamente anulado por impedimento.

    As americanas tentaram surpreender com transições rápidas e encontraram espaço na nossa defesa. Em duas cobranças de escanteio tentaram cobranças direto para o gol na esperança de o sol ofuscar a visão de Lorena. Do lado brasileiro, as oportunidades foram empilhadas.

    Houve queixa de pênalti, jogadas por ambos os lados e boas construções coletivas. Por duas vezes Ludmilla triscou de cabeça e quase marcou. Nos acréscimos, Gabi Portilho obrigou Naeher se esticar toda para manter o placar zerado. Foram várias bolas cruzando a área americana. Faltava alguém empurrar para o gol.

    Na volta do intervalo, o jogo recomeçou truncado, e Yaya precisou ser substituída por Ana Vitoria. Aos 11 minutos, após passe errado de Lauren, um banho de água fria. Em contra-ataque fulminante, no limite do impedimento, Mallory Swanson invadiu a área e abrir o placar para os Estados Unidos.

    Arthur Elias colocou em campo Angelina, Priscila e Marta nas vagas de  Duda Sampaio, Ludmilla e Jheniffer. Os EUA cresceram em espaços que se abriram no meio e pressionaram a meta brasileira.

    Após a pausa para a hidratação o Brasil ensaiou uma postura mais ofensiva, mas Lorena foi a goleira que seguiu trabalhando mais. Arthur Elias fez a última substituição com Rafaella no lugar de Lauren. Marta teve chance na bola parada, mas a oportunidade mais perigosa, uma cabeçada de Adriana, parou na boa defesa de Naeher. A seleção acreditou, lutou, mas o placar permaneceu igual. Ainda assim, o pódio era motivo de muito orgulho. Dezesseis anos depois, a seleção feminina de futebol retornou ao pódio olímpico.

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: COB

  • Vôlei feminino fica com a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris.

    Vôlei feminino fica com a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris.

    Depois de ter perdido a semifinal contra os Estados Unidos, a seleção brasileira de vôlei juntou venceu a Turquia e fica com a medalha de bronze. 

    A partida contra as turcas começou com os dois times disputando cada ponto. O placar chegou a ficar em 19 a 19. A partir deste momento, as brasileiras passaram a ter maior consistência no ataque e conseguiram desequilibrar. O primeiro set terminou em 25 a 21 para o Brasil.

    O segundo set começou parecido com o primeiro, com as equipes lutando por todos os pontos e seguindo empatadas durante boa parte do tempo. A seleção turca chegou a fazer 9 a 7, mas o Brasil buscou a reação.

    O técnico Zé Roberto fez várias mexidas durante o set e houve uma reação. O Brasil conseguiu empatar a partida, chegando a ficar 12 a 12. Mas as turcas não ficaram paradas e foram a 16 pontos contra 12. O placar ficou em 20 a 19 e a seleção brasileira acelerou o ritmo. O placar ficou 25 a 25 até que fechou em 27 a 25. 2 a 0 para as brasileiras.

    O terceiro continuou com muito equilíbrio. A Turquia seguiu perigosa, fazendo muitos pontos em sequência. As turcas abriram 17 a 15. E seguiram na frente, abrindo 24 a 20. O Brasil esbouçou uma reação e foi até os 22 pontos. Mas não foi o suficiente e a seleção turca ganhou o terceiro set chegando aos 25 pontos.

    A seleção brasileira foi administrando a vantagem e não permitiu mais a aproximação da Turquia no placar. Gabi, num bloqueio, fez o 24º ponto e Thaísa fechou o jogo numa disputa de bola na rede. 25 a 15, 3 sets a 1. O bronze do vôlei feminino é do Brasil.

    Fonte: Blog do Riella
    Foto: COB -Miriam Jesk
  • Chega a 4,5% a inflação brasileira nos últimos 12 meses, atingindo o teto da meta estabelecida pelo Banco Central para este ano.

    Chega a 4,5% a inflação brasileira nos últimos 12 meses, atingindo o teto da meta estabelecida pelo Banco Central para este ano.

    Chega a 4,5% a inflação brasileira nos últimos 12 meses, atingindo o teto da meta estabelecida pelo Banco Central para este ano. Amplia a perspectiva de que a taxa de juros oficial Selic, hoje em 10,5% ao ano, possa subir nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom).

    Segundo o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em julho foi a 0,38%, ficando 0,17 ponto percentual (p.p.) mais alto que o de junho (0,21%).

    Essa elevação do índice foi puxada pelos preços da gasolina, que subiu 3,15%, e também pelas passagens aéreas, que subiram 19,39%. Outra contribuição para a alta do IPCA veio das tarifas de energia elétrica residencial (1,93%).

    IBGE observa que “em julho temos férias escolares, o que concorreu para o aumento das passagens aéreas. Além disso, nesse mês passou a vigorar a bandeira tarifária amarela para a energia elétrica residencial, que acrescenta R$1,885 a cada 100kwh, ocasionando elevação de preços”.

     

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Remessa Online

  • Morre, aos 96 anos, o ex-ministro e economista Delfim Netto

    Morre, aos 96 anos, o ex-ministro e economista Delfim Netto

    Antônio Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento e ex-deputado federal, morreu na madrugada de hoje(12), aos 96 anos.

    Ele estava internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, com complicações em seu quadro de saúde. A assessoria dele não informou o motivo da internação.

    O ex-ministro deixa uma filha e um neto. Segundo a assessoria do ex-ministro, não haverá velório aberto e o enterro será restrito aos familiares.

    Delfim Netto foi o mais jovem ministro da Fazenda a ocupar o cargo. Ele tinha 38 anos quando assumiu a pasta, em 1967, e comandou a economia nos governos militares de Costa e Silva e Médici. Foi um dos responsáveis pelo chamado “milagre econômico” e também um dos ministros que assinaram, em 1968, o Ato Institucional número 5, o AI-5, o mais repressivo da ditadura militar.

    O ex-ministro também ficou conhecido por incentivar o investimento estrangeiro no Brasil e as exportações do país. É dessa época uma de suas frases mais emblemáticas: “É preciso fazer o bolo crescer para depois dividi-lo”.

    “Não teve milagre nenhum. O milagre é efeito sem causa. Nossos brasileiros trabalharam, cresceram. Todo mundo melhorou. Uns melhoraram mais que outros. É por isso que se diz que não, a distribuição de renda piorou. A distribuição de renda, o índice mede distância entre pessoas. A distância entre pessoas cresceu, mas todos melhoraram”, afirmou Delfim Netto em entrevista de 2014.

    Professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Delfim Netto foi um dos mais longevos ministros da Fazenda do país, tendo ocupado o cargo entre os anos de 1967 e 1974.

    Foi sob seu comando que o país viveu o período de forte expansão da economia, conhecido como “milagre econômico”.

    Foi também ministro do Planejamento entre 1979 e 1985, ministro da Agricultura (1979) e embaixador do Brasil na França (1975-1977).

    Após a redemocratização, permaneceu como figura de destaque nos meios econômico e político. Foi conselheiro de presidentes petistas e de empresários.

    Como ministro do Planejamento, na década de 1980, comandou a economia brasileira durante a segunda maior crise financeira mundial do século 20, causada pelo choque dos preços do petróleo e pela elevação dos juros americanos para quase 22% ao ano.

    Após o fim do regime militar, participou das eleições em 1986 como candidato à Câmara dos Deputados.

    Em 2014, Delfim Netto doou para a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) sua biblioteca pessoal, com um acervo de mais de 100 mil títulos, acumulados em quase oito décadas.

    O ex-ministro tem mais de dezlivros publicados sobre problemas da economia brasileira e centenas de artigos e estudos.

    Escrevia semanalmente nos jornais Folha de S.Paulo e Valor Econômico e para a revista Carta Capital. Seus artigos eram também publicados regularmente em cerca de 70 periódicos de todo o país.

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Reprodução/Youtube

  • Inflação cai em quatro das sete capitais componentes do IPC-S.

    Inflação cai em quatro das sete capitais componentes do IPC-S.

    O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal IPC-S) da primeira quadrissemana de agosto de 2024 repetiu a taxa de variação apurada na última divulgação, quando havia sido de 0,54% e acumula alta de 4,91% nos últimos 12 meses. Quatro das sete capitais pesquisadas registraram decréscimo em suas taxas de variação.

    A tabela abaixo, apresenta as variações percentuais dos municípios das sete capitais componentes do índice, nesta e nas apurações anteriores.

    Fonte: blog do Riella

    Foto: FGV Ibre

  • Governo anuncia R$ 7,8 bilhões para quitar dívidas e reduzir até 10% na conta de luz.

    Governo anuncia R$ 7,8 bilhões para quitar dívidas e reduzir até 10% na conta de luz.

    O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou acordo para a antecipação de R$ 7,8 bilhões em recursos devidos pela Eletrobras à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

    Os recursos serão utilizados para quitar as chamadas “Conta Covid” e “Conta Escassez Hídrica”, que vão reduzir a conta de energia em até 10%, dependendo do estado.

    A homologação foi publicada esta semana pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e o contrato firmado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) .O valor da operação se soma aos R$ 3,4 bilhões de saldo que já estava nas contas Covid e Escassez Hídrica, totalizando R$ 11,2 bilhões. Segundo o ministro, além da redução da conta para o consumidor, a negociação garantiu o abatimento de R$ 500 milhões em juros.

    “Estamos quitando essas duas contas, a Covid e a de Escassez Hídrica, que foram como uma bomba de efeito retardado para o consumidor quando o governo anterior contraiu empréstimos com juros tão altos. Com a quitação, teremos até 10% de redução na conta de energia, além de termos economizado R$ 500 milhões em juros.”, disse Alexandre Silveira durante a coletiva de imprensa.

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Portal Correio

  •  A partir de 21 de outubro, Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), vai voltar a ter voos comerciais. 

     A partir de 21 de outubro, Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), vai voltar a ter voos comerciais. 

    A partir de 21 de outubro, Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), vai voltar a ter voos comerciais. A venda de bilhetes aéreos está autorizada a partir de hoje (9).A retomada vai ocorrer com 128 voos diários (pousos e decolagens). O terminal aéreo foi fechado no dia 3 de maio por conta das enchentes no estado.

     

    Fonte: blog do riella

    foto: Wikipédia

  • Conselho Curador do FGTS decidiu distribuir, a 130,8 milhões de trabalhadores brasileiros, 65% do lucro registrado em 2023, que totalizou R$ 23,4 bilhões.

    Conselho Curador do FGTS decidiu distribuir, a 130,8 milhões de trabalhadores brasileiros, 65% do lucro registrado em 2023, que totalizou R$ 23,4 bilhões.

    Conselho Curador do FGTS decidiu distribuir, a 130,8 milhões de trabalhadores brasileiros, 65% do lucro registrado em 2023, que totalizou R$ 23,4 bilhões. Assim, até 31 de agosto serão repassados R$ 15,2 bilhões às contas vinculadas com direito à distribuição (ativas e inativas).

    Todos os trabalhadores com saldo no FGTS em 31 de dezembro de 2023 terão direito à participação na distribuição de resultados. Dinheiro será depositado em 218,6 milhões de contas ativas (que recebem depósitos pelo emprego atual) ou inativas (relacionadas a empregos anteriores).

     

    Fonte: Blog do Riella

    foto: FDR

  • Ministros das Relações Exteriores de Brasil, Colômbia e México voltaram a cobrar as atas eleitorais da Venezuela.

    Ministros das Relações Exteriores de Brasil, Colômbia e México voltaram a cobrar as atas eleitorais da Venezuela.

    Em nota conjunta, ministros das Relações Exteriores de Brasil, Colômbia e México voltaram a cobrar as atas eleitorais da Venezuela. Pela parte do Brasil, assinou o documento o ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores.

    Ministros disseram que cabe ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela apresentar à sociedade as atas. Isso porque esse órgão afirmou nos últimos dias que enviou os documentos ao Tribunal Supremo de Justiça, mas ainda não apresentou ao público.

    Nada detém o ditador Nicolás Maduro e ontem ele suspendeu atividades do Twitter na  Venezuela por dez dias.

     

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Agência Gov – EBC

  • Superior Tribunal de Justiça negou pedido de habeas corpus para que uma mulher pudesse realizar o aborto sem que fosse processada.

    Superior Tribunal de Justiça negou pedido de habeas corpus para que uma mulher pudesse realizar o aborto sem que fosse processada.

    Só existem três situações em que o aborto é permitido no Brasil: gravidez oriunda de estupro, gravidez que apresenta risco de vida para mãe ou em caso de anencefalia

    Superior Tribunal de Justiça negou pedido de habeas corpus para que uma mulher pudesse realizar o aborto sem que fosse processada. Grávida de 30 semanas, ela descobriu que o feto tem uma alteração genética grave, chamada de Síndrome de Edwards, além de uma severa cardiopatia.

    Enquanto isso, Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, rejeitar recurso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que busca anular o voto da ministra aposentada Rosa Weber favorável à descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.

    O tema é discutido em Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) aberta pelo PSOL em 2017, cujo mérito começou a ser julgado em setembro do ano passado, quando a então relatora e presidente do Supremo, Rosa Weber, apresentou seu voto pela descriminalização.

     

    Fonte: blog do Riella

    foto : Defensoria Pública