Categoria: Últimas Notícias

  • Fábrica de fertilizantes é reativada no Paraná com 870 milhões de investimentos.

    Fábrica de fertilizantes é reativada no Paraná com 870 milhões de investimentos.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, hoje (15), da retomada das atividades da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa), empresa subsidiária da Petrobras, que receberá R$ 870 milhões em investimento para a reabertura. A unidade foi fechada em 2020, e seus trabalhadores foram dispensados.

    No início de julho, 215 ex-funcionários da fábrica reiniciaram suas atividades na fábrica e a expectativa é que, durante a intervenção para retorno operacional, sejam gerados mais de dois mil empregos. Após o retorno da produção, previsto para o segundo semestre de 2025, devem ser mantidos cerca de 700 empregos diretos.

    Já na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) da Petrobras, no município de Araucária (PR), a empresa prevê investimento de R$ 3,2 bilhões até 2028, com geração de 27 mil empregos diretos e indiretos. A unidade é responsável por aproximadamente 15% do mercado nacional de derivados de petróleo, atendendo principalmente ao Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.

    “A gente não está recuperando uma fábrica de fertilizante, a gente não está apenas fazendo um investimento de quase R$ 4 bilhões, a gente está cuidando de recuperar a autoestima desse país, o orgulho do povo brasileiro e o orgulho de a gente ser brasileiro, porque o trabalhador, o que vale para nós, é ter um emprego garantido, ter um salário justo e cuidar da nossa família com respeito”, disse Lula, lamentando a paralisação de investimentos em unidades da Petrobras nos últimos governos.

    Mais cedo, em entrevista à Rádio T, do Paraná, Lula destacou a importância da fabricação de fertilizantes no Brasil para reduzir a dependência da importação desses insumos. “Uma fábrica de fertilizante num país que tem um potencial agrícola gigantesco e no estado como o Paraná, que tem uma produção agrícola muito forte, você parar de fazer fábrica de fertilizante para produzir nitrogenados, para produzir ureia, é uma coisa uma coisa impensável”, disse Lula.

    “É irresponsabilidade a gente não ter em conta que o Brasil não pode importar 90% dos insumos que nós precisamos, para fazer com que a nossa agricultura seja o potencial que é hoje, então nós estamos recuperando isso”, acrescentou o presidente na entrevista.

    Os fertilizantes nitrogenados, como ureia, são largamente usados pelo setor agrícola no país, sendo considerados essenciais para o fornecimento de um ou mais nutrientes para as plantações. A base de produção da ureia é a amônia, extraída, por sua vez, da combinação entre hidrogênio e nitrogênio. O hidrogênio vem do gás natural.

    O Brasil consome 8% de toda a produção mundial de fertilizantes, estimada em 55 milhões de toneladas, mas importa 85% do insumo usado pelo agronegócio. A Ansa tem capacidade de produção de 720 mil toneladas de ureia por ano, o que corresponde a 8% do mercado local.

    De acordo com a Petrobras, o Plano Estratégico 2024-2028 da companhia contempla, no total, investimentos de R$ 60 bilhões em expansão no parque de refino de petróleo do país e cerca de R$ 6 bilhões em fábricas de fertilizantes.

     

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: PR/Ricardo Stuckert

  • Força-tarefa do IML identifica 56 dos 62 mortos de acidente aéreo Vinhedo (SP).

    Força-tarefa do IML identifica 56 dos 62 mortos de acidente aéreo Vinhedo (SP).

    A força-tarefa do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo identificou hoje (14) 56 dos 62 mortos na sexta-feira (9) no acidente aéreo com a Voepass em Vinhedo, interior do estado.

    Os reconhecimentos dos outros seis corpos ainda não têm prazo para terminar. Peritos avaliam a possibilidade de submeter ao menos quatro deles a exames de DNA para comparar seus materiais genéticos com os de parentes.

    Segundo a Superintendência da Polícia Técnico-Científica: 15 corpos foram identificados por radiografias odontológicas; 37 mortos acabaram identificados pela impressão digital; e quatro foram identificados por ambos os métodos.

    Familiares das vítimas identificadas já providenciaram os trâmites para as cerimônias de despedida delas em suas cidades. As identificações dos mortos foram feitas por reconhecimento de digitais e outros meios, como radiografias, exames odontológicos de arcadas dentárias, tatuagens etc.

    O voo 2283 da Voepass ia de Cascavel, no Paraná, para Guarulhos, na Grande São Paulo. Todas as pessoas que estavam nele morreram.

    A Aeronáutica apura as causas da queda da aeronave que atingiu duas residências no Condomínio Recanto Florido, no bairro Capela. Não há registro de vítimas entre moradores ou de quem estava no solo.

    A Polícia Federal e a Polícia Civil também investigam separadamente as causas e responsabilidades pelo acidente. O Ministério Público (MP) acompanha as investigações. A companhia aérea afirmou em nota que o avião que caiu estava apto a voar e sem restrições.

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Reprodução

  • Presidente Lula destaca importância da integração sul-americana na abertura de fórum.

    Presidente Lula destaca importância da integração sul-americana na abertura de fórum.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da sessão de abertura do fórum Um Projeto de Brasil, parte da série Diálogos Capitais, hoje (14), em Brasília. O evento faz parte da comemoração dos 30 anos da revista Carta Capital e, nesta rodada, tem como temas a integração nacional e sul-americana e os caminhos para uma transição energética justa e inclusiva.

    Em seu discurso, o presidente Lula afirmou que a integração com a América do Sul é imprescindível para inserir o Brasil internacionalmente, mas que é necessário, antes disso, promover a integração nacional. “

    É o que estamos buscando desde o início do meu governo. Temos feito a nossa parte, governando para a totalidade do povo brasileiro, sem qualquer tipo de discriminação, social ou regional, mas cuidando com carinho especial daqueles que mais precisam. Visando o crescimento econômico, a geração de emprego e renda, a redução da fome e a pobreza e a inclusão social”, disse Lula.

    O presidente também destacou o cenário interno como positivo, graças a uma política que tem a população como centro. “O Brasil vai terminar o meu mandato numa situação altamente privilegiada, como foi em 2010. A economia crescendo, a inflação baixando, o juro caindo, o desemprego caindo, a massa salarial aumentando, os investimentos na indústria e no comércio crescendo”.

    Ele também destacou que é importante a participação da sociedade no debate sobre a integração. Para ele, a base para um continente mais desenvolvido é a infraestrutura em comum, possibilitando mais facilidade no comércio e nos investimentos.

    “Abrem-se assim maiores possibilidades para que a integração regional seja um fator de bem-estar e prosperidade efetiva para nossas populações, sobretudo em regiões tradicionalmente esquecidas e marginalizadas. Infraestruturas comuns são a base para um continente mais próspero, as interconexões rodoviárias, ferroviárias, aéreas, fluviais e marítimas são chave para aumentar o comércio e os investimentos”, salientou.

    No debate sobre o futuro do país, o presidente afirmou a necessidade de uma integração regional abrangente, com elementos que são essenciais para criar emprego e renda. “Precisamos de uma integração regional profunda, baseada no trabalho qualificado e na produção de ciência, tecnologia e inovação para geração de emprego e renda. Quem conhece a história da região valoriza o Estado como planejador e indutor do desenvolvimento”.

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Agência Gov – EBC

  • Barroso diz que são “tempestades fictícias” discussões sobre procedimento de Moraes.

    Barroso diz que são “tempestades fictícias” discussões sobre procedimento de Moraes.

    O ministro Luis Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), chamou de “tempestades fictícias” os relatos de que o ministro Alexandre de Moraes pediu informações em investigações fora dos ritos oficiais da Justiça.

    “Todas as informações que foram solicitadas pelo ministro Alexandre de Moraes referiam-se a pessoas que já estavam sendo investigadas. Informações voltadas a obtenção de dados referentes a condutas de reiteração de ataques à democracia e de ataques de ódio”, afirmou o ministro.

    Barroso deu a declaração na abertura da sessão de hoje (14) do STF, um dia após o site do jornal “Folha de S. Paulo” ter relatado que Moraes pediu informalmente a órgãos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ele presidia, informações que foram usadas em investigações no STF.

    Essas investigações, dentro do inquérito das fake news, apuram a ação de bolsonaristas que atentaram contra as instituições e contra a democracia.

    “Em segundo lugar, todas essas informações solicitadas eram informações públicas solicitadas ao órgão do TSE que fazia o acompanhamento de redes sociais”, continuou Barroso.

    “Não houve aqui nenhum tipo de investigação de natureza policial ou investigação que dependesse sequer de reserva judicial. Era acompanhamento de dados, informações, notícias em redes sociais para investigar se ali havia alguma conduta criminosa ou que estava sendo investigada no âmbito de inquéritos no STF”, concluiu o presidente do STF.

    ‘Barroso também disse que, como Moraes, à época das ações que Folha relata, era ministro do STF e presidente do TSE, era natural que ele buscasse as informações no tribunal eleitoral.

    Ele afirmou que “ninguém oficia a si próprio”, no sentido de que Moraes não precisava, de fato, ter notificado oficialmente o TSE de cada informação que ele pediu.

    “Em terceiro lugar, o condutor dos inquéritos aqui no STF, eles são conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes, como é próprio dos inquéritos, são conduzidos por um relator e quando é necessário é ratificada pelo plenário. Por acaso, o condutor do inquérito era o presidente do TSE. A alegada informalidade é porque geralmente ninguém oficia para si próprio. Portanto, como as informações eram do presidente do TSE para o condutor do inquérito, elas não era formalizadas no momento da solicitação, por isso havia algumas solicitações informais, mas quando as informações chegavam elas eram imediatamente formalizadas, inseridas nos processos, e dadas as vistas ao Ministério Público”, afirmou o ministro.

    O presidente do STF concluiu dizendo que o STF não é imune a críticas e divergências, mas é comprometido com a Constituição e com o desenvolvimento do país. “Nada é feito na surdina, tudo é feito para cumprir a Constituição, as leis, para o bem do Brasil”, disse.

    O ministro Gilmar Mendes, que é o magistrado com mais tempo em atividade no Supremo, afirmou que a “a condução das investigações” por parte de Moraes têm sido pautada pela “legalidade e compromisso inegociável com a verdade”.

    Ao se solidarizar com Moraes, o decano do STF disse afirma que está em curso “uma tentativa de reconstrução”, com “nova roupagem”, das teses de defesa de investigados pelo STF. Para Gilmar, os investigados “tentam deslegitimar a atuação” de Moraes e do próprio STF.

    Gilmar Mendes também disse que, na sua avaliação, o que foi revelado pelo jornal “Folha de S.Paulo”, em “nada se aproxima” do que foi divulgado na chamada “vaza jato”, como ficou conhecida a série de reportagens que mostrava o então juiz da Lava Jato Sergio Moro supostamente fazendo combinações com o Ministério Público Federal.

    “Essas comparações são irresponsáveis. Aqui não há combinações espúrias de juiz e procurador, ordem aos delegados para se comportarem desta ou daquela maneira. Querer comparar os métodos são tentativa desesperada de desacreditar o STF em busca de fins obscuros”, afirmo o decano.

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: STF

  • GDF oferece acolhimento para população em situação de rua amanhã em Ceilândia.

    GDF oferece acolhimento para população em situação de rua amanhã em Ceilândia.

    O Governo do Distrito Federal (GDF) oferece acolhimento e assistência social a pessoas que estão instaladas em diversos endereços de Ceilândia.

    Com início previsto para as 9h de amanhã(15), a ação envolve as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SES), Educação (SEE), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), Segurança Pública (SSP), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), e Justiça e Cidadania (Sejus), bem como o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Novacap, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), o Departamento de Trânsito (Detran), a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar.

    A DF Legal fará o desmonte das estruturas das pessoas em situação de rua e o transporte dos pertences ao local regular indicado pelo ocupante. Em último caso, o governo levará os objetos pessoais ao depósito da pasta para retirada em até 60 dias, sem qualquer custo para o responsável. As pessoas em situação de rua também serão encaminhadas para atendimento da Sedes e demais pastas, como saúde e de trabalho, se optarem por esse recurso.

     

    Esta é mais uma atividade que integra o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil. No decorrer de toda a semana, as secretarias fizeram abordagens sociais e atendimentos prévios no local, mapeando o público que será atendido e suas demandas.

    Veja, abaixo, os pontos que estão no cronograma para a ação de amanhã:

    ⇒ QNN 1/3, próximo ao Bloco D
    ⇒ QNN 3, próximo aos conjuntos M, N, O e P
    ⇒ QNN 3/5, próximo aos Blocos D, E e F
    ⇒ QNN 1/3, próximo ao Metrô
    ⇒ QNN 3/5, próximo ao Bloco C
    ⇒ QNN 3/5
    ⇒ QNN 5/7
    ⇒ QNN 11, próximo ao muro do Metrô
    ⇒ QNN 11, próximo aos lotes 2/4
    ⇒ QNM 12, Lote 1
    ⇒ QNM 12, Lote 24
    ⇒ QNM 12, Lote 38
    ⇒ Ponto próximo ao residencial Dom Pedro I, na QNM 12
    ⇒ QNM 2/4, próximo à Escola Classe 20
    ⇒ Canteiro central entre a QNO 11 e QNO 3
    ⇒ QNO 10, Área Especial B
    ⇒ QNN 25, Área Especial B
    ⇒ QNN 39, Conjunto D.

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Divulgação – DF Legal

  • Brasília Boat Show segue até domingo na orla da Concha Acústica.

    Brasília Boat Show segue até domingo na orla da Concha Acústica.

    A Brasília Boat Show, primeira edição do maior evento náutico do Centro-Oeste segue em Brasília até domingo (18). Na orla da Concha Acústica, várias embarcações e atrações musicais, gastronômicas, culturais e esportivas. O evento atende uma demanda do segmento no Distrito Federal, que possui a quarta maior frota náutica do País.

    O lançamento do festival foi ontem em cerimônia com a presença do governador Ibaneis Rocha. Na ocasião, ele destacou o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Turismo (Setur-DF), para trazer o Boat Show a Brasília e fomentar o turismo e o uso do Lago Paranoá.

    “A população do Distrito Federal tem paixão pelo Lago Paranoá e, desde 2019, que a gente trabalha para trazer o primeiro Boat Show para cá”, afirmou o governador. “Brasília precisava desse evento para consolidar o que é uma das maiores maravilhas que o Brasil tem: o Lago Paranoá”. 

    Ibaneis Rocha lembrou que a realização do evento na Concha Acústica foi possível graças à reforma do espaço. “Essa é uma das áreas que têm um potencial turístico muito grande e que tava totalmente abandonada. O museu [MAB] estava fechado e as praças destruídas. Fizemos um grande investimento para devolver esse espaço esplêndido ao DF”, destacou.

    Foram investidos R$ 8,2 milhões por este GDF na construção de calçadas, estacionamento, paisagismo e uma praça que interliga a área ao Museu de Arte de Brasília (MAB). Em 2021, o espaço já havia tido a estrutura interna totalmente restaurada, com investimento de R$ 500 mil. A ideia, agora, é investir na criação de uma náutica pública para atender a população do DF.

    A expectativa dos organizadores é que o evento reúna mais de dez mil pessoas de Brasília e também de estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. A vinda do evento à capital federal era um desejo antigo da marca que tem edições por vários locais do Brasil. Este ano, antes da edição brasiliense, o festival passou pelo Rio de Janeiro e Santa Catarina. São Paulo, Bahia e Paraná são os próximos estados a sediar o Boat Show.

    O destaque é a exposição de 30 embarcações, entre pequenos barcos, lanchas de luxo, pontoons e jets, incluindo o primeiro jet elétrico do Brasil. Os barcos podem ser visitados nos estantes e até testados na água pelos visitantes. Os test-drives serão feitos a partir de agendamento direto com os expositores, seguindo as normas de cada empresa e marca. Também serão apresentadas as novidades tecnológicas por 20 marcas do setor.

    Além disso, o evento investe em atrações para a família, com música ao vivo, espaço gastronômico, playground temático, uma minipraia e atividades aquáticas, como wakeboard e kitesurf.

    O Brasília Boat Show funciona das 12h às 21h amanhã e sábado e domingo, das 11h às 21h. Os ingressos podem ser retirados pelo site de forma gratuita.

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Visite Brasília

  • Brasília recebe pela primeira vez o festival sobre aprendizagem criativa.

    Brasília recebe pela primeira vez o festival sobre aprendizagem criativa.

    Brasília recebe, pela primeira vez, o Festival de Invenção e Criatividade. O evento, amanhã (16), das 10h às 17h, será no SESI Lab. A programação, gratuita, conta com oficinas, mostras interativas e rodas de conversa sobre aprendizagem criativa

    O festival traz atividades “mão-na-massa”, tecnologias high e low tech e mostras criativas organizadas por professores e estudantes de institutos federais, universidades e startups. O objetivo é mostrar maneiras de implementar de forma prática, descontraída e intuitiva a aprendizagem criativa no ecossistema educacional brasileiro.

    Os participantes podem explorar o OctoStudio, aplicativo de programação desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ele é ideal para públicos de todas as idades que têm interesse em programação. Utilizando dispositivos móveis, o aplicativo permite criar, testar e aperfeiçoar projetos de programação em uma interface intuitiva e acessível. Com ele é possível aprender conceitos básicos de programação e raciocínio lógico em um ambiente totalmente colaborativo.

    Já o “cantinho mão-na-massa” é um espaço dinâmico criado para envolver alunos e professores da educação básica em experiências práticas. O intuito é estimular a curiosidade e o aprendizado autodirigido.

    No festival, também uma oficina interativa que ensina conceitos básicos de inteligência artificial. Por meio do pictoblox, uma plataforma de programação visual baseada em blocos lógicos, os participantes vão poder ver como os sistemas de aprendizado de máquina são construídos e como funcionam na prática.

    “A criatividade é uma grande aliada do processo de aprendizagem. O SESI Lab é um espaço que nos lembra sempre como é possível explorar novas formas de ensinar e aprender. Receber no museu o primeiro Festival de Invenção e Criatividade de Brasília é uma grande honra”, explica a superintendente de cultura do SESI, Cláudia Ramalho.

    O festival já teve 91 edições por todo País, reunindo mais de 95 mil visitantes. Já passou por São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em Brasília, o evento é organizado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), SESI Lab e ChangeX. A RBAC é uma organização independente, composta por mais de 14 mil educadores de todo país, que busca disseminar a abordagem pedagógica da aprendizagem criativa.

    “O evento é uma forma de não apenas fortalecer a aprendizagem criativa como também reconhecer e valorizar o trabalho de inúmeros educadores que trabalham de forma inovadora com seus estudantes por todo Brasil. É uma oportunidade também para que toda comunidade conheça e vivencie as atividades que temos que estimulam a criatividade, colaboração e inclusão”, explica a diretora executiva da Rede de Aprendizagem Criativa do Brasil, Janine Schultz.

    O conceito foi desenvolvido por pesquisadores do grupo Lifelong Kindergarten do MIT. Eles são responsáveis por criar tecnologias e atividades que promovem experiências criativas para crianças. A aprendizagem criativa acredita que o processo educacional não acontece de forma linear e pode ser lúdico, divertido e diferente para cada um.

    Veja a programação completa:

    10h – Abertura do festival de invenção e criatividade

    Com Carolina Vasconcelos Vilas Boas, coordenadora de exposições do SESI Lab e Janine Schultz, diretora executiva da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBCA)
    Local: Túnel do SESI Lab

    Das 10h às 11h30 – Oficina “aldeia criativa: introdução à aprendizagem criativa”

    Desenvolvida pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, a oficina oferece uma visão geral sobre a abordagem pedagógica e sua relação com a base nacional comum curricular (BNCC)
    Local: Experimento Lab

    Das 14h30 às 15h30 – Oficina “ensinando as máquinas com blocos de construir”

    A oficina introduz os participantes aos fundamentos do aprendizado de máquina. Destinada a iniciantes, ela oferece uma experiência prática para os participantes explorarem os conceitos básicos de inteligência artificial de forma lúdica e engajadora.
    Local: Experimento Lab

    Das 10h às 17h – Mostras interativas

    Exposição de projetos de alunos e professores de escolas, institutos federais, universidades e startups que utilizam Aprendizagem Criativa na prática.
    Local: Painel do Athos Bulcão/calçada norte

    Das 10h às 17h – Cantinho mão-na-massa

    Espaço dinâmico dedicado ao aprendizado interativo e criativo, projetado para envolver alunos e professores da educação básica, bem como outros participantes, em experiências práticas.
    Local: Espaço Maker

    Das 10h às 17h – Cantinho OctoStudio

    Com o aplicativo OctoStudio os participantes poderão criar, testar e aperfeiçoar seus próprios projetos de programação em uma interface intuitiva e acessível.
    Local: Varanda norte

    Fonte/ foto: Blog do Riella

  • Atividades turísticas crescem 3,4% em junho e impulsionam a economia brasileira.

    Atividades turísticas crescem 3,4% em junho e impulsionam a economia brasileira.

    O turismo brasileiro fechou o mês de junho com um crescimento de 3,4% no índice de atividades turísticas em relação ao mês anterior. Com esse resultado, o segmento atingiu um patamar 7,7% acima do período pré-pandemia, indicando uma melhoria no setor no País.

    A informação é da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), anunciada hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Regionalmente, muitos estados acompanharam esse movimento de expansão observado na atividade turística nacional. As contribuições positivas mais relevantes foram do Rio Grande do Sul (8,5%) e do Rio de Janeiro (8,2%), seguidos por Bahia (5,5%), São Paulo (4,0%) e Minas Gerais (1,6%).

     

    “Temos trabalhado para fazer do turismo um setor primordial na economia do país, e os dados cada vez mais apontam que estamos no caminho certo. As estratégias de estímulo a viagens, promoção de novos destinos e ampliação da conectividade aérea têm sido fundamentais para acelerar esses índices, e estamos certos de que no segundo semestre teremos ainda mais a comemorar,” destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

    Na comparação de junho de 2024 com o mesmo mês de 2023, o índice de atividades turísticas no Brasil também subiu. De acordo com o levantamento, o acréscimo foi de 3,9% de um ano para o outro. Com isso, o primeiro semestre de 2024 fechou 1,3% à frente em comparação com o mesmo período do ano passado.

    Em junho de 2024, o acumulado de transporte de passageiros no Brasil registrou um aumento de 6,2% em relação ao mês de maio. Dessa forma, o segmento se encontra, nesse mês de referência, 1,9% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia).

    O Ministério do Turismo desenvolve várias ações para estimular os brasileiros a viajarem mais pelo país. Uma delas é o “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas. O programa envolve, por exemplo, o aumento da oferta de voos e a opção de “stopover”, já disponível em cidades como São Paulo (SP), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Recife (PE), Manaus (AM) e Belém (PA). Na modalidade, com a mesma passagem, o turista pode visitar um local intermediário antes de seguir para o destino final.

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Reprodução

  • Datafolha: Brasil tem quase 4.700 tentativas de “golpe do 0800” por hora.

    Datafolha: Brasil tem quase 4.700 tentativas de “golpe do 0800” por hora.

    O Brasil registrou 4.678 casos por hora de tentativas de golpe por aplicativo de mensagem ou ligação telefônica nos últimos 12 meses, segundo pesquisa Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

    Essa fraude, popularmente conhecida como golpe do 0800″, golpe da confirmação de compra ou golpe da falsa central de atendimento,- envolve uma comunicação (feita por mensagem ou ligação) em que um fraudador se passa por funcionário de alguma empresa e tenta convencer a vítima a comprar algo ou transferir dinheiro.

    Um recorte mais especifico, mostra que foram 4.504 tentativas de golpes via aplicativo ou ligação somente envolvendo transferência ou boleto falso.

    Nesses casos, o fraudador se passa pelo funcionário de um banco que tenta confirmar uma tentativa de compra ou dtransferência de dinheiro, geralmente de alto valor, e induzem a vítima a fornecer dados da conta que podem resultar no roubo de dinheiro.

    A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 17 de junho com 2.508 entrevistados de todas as regiões brasileiras. O cálculo para projetar o número de casos levou em conta a proporção de pessoas que relataram terem sido vítimas de cada tipo de golpe nos últimos 12 meses e o tamanho total da população. O levantamento tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais e para menos.

    Outros golpes envolvendo tecnologias de pagamento também foram amplamente reportados, com destaque para os 4.633 casos de pessoas que suspeitaram de preços de produtos na internet menores aos que são praticados no mercado, além de 2.506 casos de quem pagou por um produto que não foi entregue.

    Nos últimos 12 meses, também, 1.979 pessoas foram vítimas de golpes com pagamento de Pix ou boleto falso e 1.226 sofreram com fraudes no cartão de crédito.

    O levantamento estima que ocorrem 1.220 casos por hora de pessoas que são vítimas de golpes financeiros via publicidade digital.

    Embora os pagamentos por meios digitais ganhem cada vez mais espaço e a preferência da população, alguns golpes físicos também fizeram vítimas. Foram 1.713 casos por hora de pessoas que recebem notas de dinheiro falso e 482 de quem foi vítima do golpe da maquininha de cartão.

    A pesquisa mostra que os crimes cibernéticos ainda têm uma taxa importante de subnotificação no Brasil, já que muitas pessoas não registram boletim de ocorrência em determinadas situações, principalmente quando se trata de uma tentativa de golpe que não deu certo.25%  dos entrevistados afirmaram, por exemplo, que suspeitaram de preços na internet menores aos praticados no mercado, mas só 10% registraram a ocorrência.

    Seguindo a mesma tendência, 25% disseram ter sofrido a tentativa de golpe via aplicativo ou ligação envolvendo transferência ou boleto falso, mas somente 16% reportaram o ocorrido às autoridades.

    Os crimes com maiores taxas de registro são roubo e furto de celular e golpe da maquininha. No primeiro, 9% dos entrevistados afirmaram ter tido o celular roubado ou furtado e 55% deles registraram a ocorrência. Já no golpe da maquininha, 3% foram as vítimas e 41% delas registraram a ocorrência.

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: Agência Brasil – Joédson Alves

  • Edmundo González assumirá como presidente em 10 de janeiro, diz líder da oposição.

    Edmundo González assumirá como presidente em 10 de janeiro, diz líder da oposição.

    A líder da oposição de Nicolás Maduro na Venezuela , María Corina Machado , afirmou que Edmundo González deverá assumir como novo presidente do país no dia 10 de janeiro, data que marca o término do atual mandato do presidente chavista.

    Em entrevista a um canal local de televisão ontem (12), María Corina disse que o país terá “um novo presidente “.

    “González será o novo chefe de Estado e novo comandante das Forças Armadas venezuelanas, e isso dependerá do que todos nós fizermos, os venezuelanos dentro e fora do país. Depende que essa força, organização, convicção e compromisso que empregamos nos últimos meses e que teve vitória contundente se mantenha forte e crescendo. E por isso sei que em 10 de janeiro teremos um novo presidente”, disse a líder oposicionista.

    A fala de María Corina demonstra o aumento da pressão sobre Maduro em meio à crise política na Venezuela , após as eleições de 28 de julho. De um lado, o líder chavista diz que foi eleito com 52% dos votos, mas se recusa a apresentar as atas de votação. Do outro, Corina e González insistem que houve fraude e que venceram a eleição com 67% dos votos.

    Como os dois lados reivindicam a vitória, não há perspectiva para a cerimônia de 10 de janeiro, data marcada para a posse do presidente eleito.

    “Estamos em um momento totalmente distinto. O mundo inteiro sabe que Maduro perdeu, que foi derrotado de maneira avassaladora e que hoje pretende permanecer no poder com a maior fraude da história deste hemisfério. Isso significa que não tem nenhuma legitimidade”, afirmou María Corina na época do pleito.

    Apesar da pressão da política interna e externa, Nicolás Maduro está longe de abrir mão da presidência da Venezuela. Também nesta segunda, o chavista pediu aos poderes venezuelanos que agissem com “mão de ferro” contra seus opositores.

    Ele também chegou a afirmar que tanto Corina quanto González deveriam estar “atrás das grades”. Ambos os opositores estão escondidos desde o fim das eleições.

    A inflexibilidade de Maduro é uma preocupação da comunidade internacional. Além dos esforços coordenados entre Brasil, México e Colômbia para mediar a crise política na Venezuela, há indícios de negociações nos Estados Unidos para conceder uma anistia ao chavista caso ele deixe o poder, segundo uma reportagem do “The Wall Street Journal” no domingo (11).

    Fonte: Blog do Riella

    Foto: G1 – Globo