Economia

ANP terá novo diretor-geral interino

ANP terá novo diretor-geral interino thumbnail

Raphael Moura é servidor concursado da ANP, onde atua desde 2005, e é Ph.D. em Engenharia pela Universidade de Liverpool. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) passará a ter novo diretor-geral interino a partir de 14 de setembro, com a posse de Raphael Moura no cargo, informou o órgão regulador em comunicado nesta quinta-feira (10).
Moura, que é superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente da autarquia, foi convocado pela diretoria da ANP em substituição a José Gutman, que liderava a agência desde 28 de março.
A reguladora dos setores de petróleo, gás e biocombustíveis está sob comando interino desde a exoneração em março do diretor-geral Décio Oddone, que havia sido nomeado para chefiar a ANP no governo passado, do ex-presidente Michel Temer.
Consumo de combustíveis cai 8,2% em julho na comparação anual, aponta ANP
Oddone tinha mandato até o final do ano, mas decidiu antecipar a saída. Além de Oddone, deixou a agência em março o diretor Aurélio Amaral, que teve o mandato encerrado e foi substituído por Marcelo Castilho. Até o final do ano chegará ao fim o mandato também do diretor Felipe Kury, nomeado no final de 2016.
O novo chefe interino da agência é servidor concursado da ANP, onde atua desde 2005. Moura é Ph.D. em Engenharia pela Universidade de Liverpool e mestre em Gerenciamento de Riscos pela Universidade de Cranfield, com MBA em Gestão de Empreendimentos pela Fundação Getúlio Vargas.
O nome de Moura havia sido selecionado pelo presidente Jair Bolsonaro em janeiro para uma lista de substituição na direção da reguladora.
Refinaria da Petrobrás, no Paraná, aguarda decisão da ANP para produzir o diesel verde