Banner GDF – Creche
Saúde Últimas Notícias

Beber café pode reduzir o risco de câncer de cabeça e pescoço, aponta estudo

Um estudo publicado no periódico Cancer , da Sociedade Americana do Câncer, sugere que o consumo de café pode estar associado à redução do risco de câncer de cabeça e pescoço. Uma pesquisa analisou dados de 14 estudos internacionais, envolvendo 9.548 pacientes diagnosticados com esses tipos de câncer e 15.783 pessoas sem a doença (grupo controle).

Principais descobertas
Os resultados mostraram que pessoas que consumiram mais de quatro xícaras de café com cafeína por dia revelaram:

17% menos chance de ter câncer de cabeça e pescoço em geral ;
30% menor risco de câncer na cavidade oral ;
22% menor probabilidade de câncer de garganta .
Além disso, consumir de três a quatro xícaras por dia foi associado a um risco 41% menor de desenvolver câncer hipofaríngeo (localizado na parte inferior da garganta).

O estudo também analisou o impacto do café descafeinado, observando uma redução de 25% no risco de câncer de cavidade oral , e do chá, que demonstrou um risco 29% menor de câncer hipofaríngeo para aqueles que consumiram até uma xícara por dia.

Cuidado com o consumo exagerado de chá
Embora o chá tenha demonstrado benefícios em doses moderadas, beber mais de uma xícara por dia foi relacionado a um aumento de 38% no risco de câncer de laringe .

Sobre o câncer de cabeça e pescoço
Este tipo de câncer é o sétimo mais comum no mundo, afetando regiões como:

Boca, língua, palato e gengivas;
Amígdalas, faringe e laringe;
Esôfago, tireoide, fossas nasais e glândulas salivares.
A incidência da doença é maior em países de baixa e média renda, o que destaca a importância de medidas preventivas e estudos para identificar fatores de risco.

A importância de estudos adicionais
De acordo com Yuan-Chin Amy Lee, autora sênior do estudo e pesquisadora do Huntsman Cancer Institute, os resultados reforçam a necessidade de mais investigações sobre os impactos do consumo de café e chá. “Os hábitos de consumo dessas bebidas são complexos, mas os dados apontam para efeitos positivos na redução do risco de alguns subtipos de câncer de cabeça e pescoço, incluindo o impacto observado no consumo de café descafeinado”, afirmou.

Considerações finais
Embora o estudo traga boas notícias para os amantes de café e chá, os pesquisadores alertam que é fundamental equilibrar o consumo dessas bebidas e considerar outros hábitos de vida saudáveis ​​para a prevenção do câncer. Além disso, fatores como tabagismo e consumo de álcool, principais causas desse tipo de câncer, devem ser evitados para reduzir ainda mais os riscos.

Fonte:CNN Brasil
Foto:Metrópoles