Meio Ambiente

42% acham que Bolsonaro agiu mal em crise do óleo no litoral, diz Datafolha; para 23%, desempenho foi bom

42% acham que Bolsonaro agiu mal em crise do óleo no litoral, diz Datafolha; para 23%, desempenho foi bom thumbnail

A pesquisa foi feita com 2.948 pessoas acima de 16 anos em 176 municípios nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019. Imagem mostra manchas de óleo retiradas da praia de Barra do Jacuípe, na Bahia
Lucas Landau/Reuters
Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (23) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra que 42% dos brasileiros acham que o governo de Jair Bolsonaro teve desempenho ruim ou péssimo ao lidar com o vazamento de óleo que atinge as praias do litoral brasileiro.
A pesquisa Datafolha mostra os seguintes percentuais de avaliação sobre o desempenho do governo federal em relação ao vazamento:
Ruim/péssimo: 42%
Regular: 31%
Ótima/boa: 23%
A pesquisa foi feita com 2.948 pessoas acima de 16 anos em 176 municípios nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019.
Na avaliação por gênero, 44% das mulheres acharam o desempenho do governo ruim ou péssimo para lidar com o desastre ambiental. Entre os homens, o percentual é de 39%. Veja abaixo:
Masculino
Ruim/péssimo: 39%
Regular: 32%
Ótima/boa: 26%
Feminino
Ruim/péssimo: 44%
Regular: 30%
Ótima/boa: 20%
No Nordeste, região mais atingida pelas manchas de óleo, a avaliação negativa é maior do que nas outras regiões. Confira os percentuais:
Nordeste
Ruim/péssimo: 50%
Regular: 29%
Ótima/boa: 16%
Centro-Oeste
Ruim/péssimo: 41%
Regular: 31%
Ótima/boa: 24%
Sudeste
Ruim/péssimo: 40%
Regular: 31%
Ótima/boa: 24%
Sul
Ruim/péssimo: 35%
Regular: 30%
Ótima/boa: 29%
Norte
Ruim/péssimo: 32%
Regular: 36%
Ótima/boa: 27%
Os dados apontam ainda que 92% dos entrevistados tomaram conhecimento do desastre ambiental. Entre os que têm ensino superior, o percentual chega a 99%.
A pesquisa também questionou sobre o desempenho do presidente para pessoas de diferentes ocupações. Para 46% dos empresários, as ações de Bolsonaro em relação ao desastre foram consideradas ótimas. Já 60% dos estudantes as consideraram ruins ou péssimas
Desastre ambiental
As manchas de óleo que afetam o litoral do Nordeste e estados do Sudeste já atingiram 980 pontos desde o início da crise, em agosto. É o que aponta o mais recente balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), divulgado em 20 de dezembro.
Há registro de manchas de óleo nos 9 estados do Nordeste – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – e também no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.
VÍDEOS SOBRE AS MANCHAS DE ÓLEO
Em 17 de dezembro, os pecadores prejudicados pelas manchas de óleo passaram a receber auxílio. Confira na matéria abaixo e, em seguida, entenda o desastre ambiental em 5 pontos:
Pescadores prejudicados por manchas de óleo no Nordeste começam a receber auxílio
Entenda as manchas de óleo no Nordeste em 5 pontos