Turismo

Vindima: Vinícolas gaúchas promovem atrações para celebrar a colheita da uva

Temporada, que vai até março, movimenta o turismo e a economia da Região Sul do país

Tem início a temporada da Vindima no Sul do país. Crédito: Renato Soares/MTur

Todo início de ano é tempo de festa no Rio Grande do Sul. Isso porque em janeiro começa a temporada da Vindima no estado, período de ouro do enoturismo no país, quando milhares de turistas visitam a região para participar das celebrações da colheita da uva e da produção de sucos, vinhos e espumantes.

Entre janeiro e março as vinícolas das cidades que fazem parte do Vale dos Vinheiros – Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul -, além de outros municípios vizinhos, oferecem uma vasta programação recheada de uva e de atividades que envolvem a fruta, como visitas guiadas aos parreirais, a tradicional pisa das uvas e degustação de vinhos. Ao mesmo tempo, os visitantes podem vivenciar a história da imigração italiana no Brasil e conhecer alguns de seus costumes e tradições.

Em Bento Gonçalves, por exemplo, uma das cidades mais visitadas no período da Vindima, as festividades tiveram início no último final de semana e se estendem até 20 de março. Confira a programação completa AQUI.

Este ano, pela primeira vez, Gramado também vai celebrar a Vindima. De 10 de fevereiro a 6 de março, sete vinícolas e cantinas da região vão oferecer atrações diferenciadas aos visitantes. Confira a programação AQUI.

 

Por Vanessa Castro

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

MINISTÉRIO DO TURISMO