Vídeo mostra bovinos em desespero para escapar de queimada, em Rondônia thumbnail
Meio Ambiente

Vídeo mostra bovinos em desespero para escapar de queimada, em Rondônia

] https://www.caixa.gov.br/vem/Paginas/default.aspx

Ventos da frente fria espalharam as chamas, diz Sedam. Incêndio começou em propriedade de Cujubim. Vídeo mostra rebanho bovino tentando escapar de queimada em Rondônia
Um vídeo feito por pecuaristas de Cujubim (RO), a 220 quilômetros de Porto Velho, registrou o desespero de um rebanho bovino para escapar de uma queimada. Nas imagens é possível ver os animais ‘presos’ dentro de um circulo de fogo (assista acima).
Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o incêndio no local começou na quinta-feira (20) e as chamas se espalharam rapidamente por causa dos ventos provocados pela frente fria sobre o estado de Rondônia.
À Rede Amazônica, a Sedam informou que uma equipe realiza uma operação na região, nesta semana, justamente para combater queimadas.
Na quinta-feira foi identificado uma queimada na Linha 110, próximo da região conhecida como Estrada da Borracha, em Cujubim.
Os fiscais foram ao local, mas, por causa da fumaça e dos ventos, não foi possível controlar as chamas.
Gado em desespero para escapar de queimada em Cujubim
Reprodução
Foi neste momento que um dos pecuaristas registrou um circulo de fogo se formando no pasto, e ‘prendendo’ os animais.
No vídeo é possível ver os animais passando por dentro do fogo e correndo paralelo a uma cerca, na tentativa de escapar das chamas.
Fogo em propriedade rural assusta em RO
Reprodução
A Sedam informou que ainda não é possível calcular os prejuízos causados na região e nem se bovinos morreram no meio da queimada. Também não foi identificado quem ateou fogo na propriedade.
Animais tentam escapar de queimada em RO
Reprodução
Incêndio deixa rebanho em desespero em Cujubim, RO
Reprodução
Operação Hileia
Cujubim está recebendo, nesta semana, a operação Hileia para combater incêndios florestais.
A ação conta com a participação da Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (Derccma),Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Núcleo de Operações Aéreas(NOA), Grupamento de Operações Aéreas (GOA) e órgãos de inteligência.
Mais de R$ 1 milhão em multas por crimes ambientais foram aplicadas em menos de dois dias.

Tópicos