Veja o passo a passo para compras em maquininhas de cartão com a conta digital da Caixa thumbnail
Economia

Veja o passo a passo para compras em maquininhas de cartão com a conta digital da Caixa

] https://www.caixa.gov.br/vem/Paginas/default.aspx

Beneficiários podem agora fazer compras em lojas físicas, por meio de QR Code, sem a necessidade de usar cartão de plástico. A partir dessa sexta-feira (29), beneficiários do Auxílio Emergencial poderão fazer compras na modalidade de débito em maquininhas de cartão, sem a necessidade de cartão físico, a partir da sua conta poupança social da Caixa. Até então, o Caixa Tem só permitia compras online. Agora, os beneficiários poderão usá-lo também em lojas físicas.
O pagamento das compras será feito por leitura de QR Code, código de barras gerado pelas maquininhas dos estabelecimentos, que é escaneado pela maioria dos telefones celulares com câmera.
O uso do Caixa Tem na hora da compra não irá consumir a internet do beneficiário, assim como qualquer operação feita no aplicativo. “A navegação no app é gratuita pela internet, patrocinada por operadora de celular. Porém, para ter acesso, o cliente precisa estar com os dados móveis habilitados no celular”, esclarece a Caixa.
Segundo a Caixa, as compras no débito serão permitidas em mais de 3 milhões de estabelecimentos, como supermercados, farmácias, atacadistas, pequenos comércios, entre outros. Somente o valor da compra é descontado na conta.
Passo a passo para compras em maquininhas de cartão:
1. Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção “Pagar na Maquininha”
Passo 1 – Maquininha de Cartão Caixa
Divulgação/Caixa
2. A câmera do cartão irá abrir de forma automática. Aponte a câmera para o quadrado que aparece na maquininha
Não há necessidade de digitar senha, porque a câmera do seu celular irá escanear, ou seja, fazer uma leitura do QR Code (código de barras) da maquininha e, assim, fazer o pagamento de forma automática. O QR Code são as imagens em formato de quadrado abaixo.
Assim que a leitura do código for efetuada, o recibo da compra já sairá da maquininha e o beneficiário poderá também conferir o comprovante no extrato da sua conta digital no Caixa Tem.
Passo 2 – Maquininha de cartão Caixa
Divulgação/Caixa
Mais informações sobre Auxílio
Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.
Veja calendário da 2ª parcela
SAIBA TUDO SOBRE O AUXÍLIO EMERGENCIAL
Depósito em poupança digital e restrição para saque e transferências
Para os beneficiários que receberam a segunda segunda parcela e não fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos trouxeram mais restrições: todos receberam por meio de conta poupança digital da Caixa – mesmo quem recebeu a primeira parcela em outra conta.
Além disso, a poupança digital não permite transferências inicialmente – apenas pagamento de contas, de boletos e compras por meio do cartão de débito virtual. Transferências para outras contas e saques só serão liberados a partir de 30 de maio (veja o calendário ao final da reportagem).
Primeira parcela para novos aprovados
A primeira parcela para esse novo grupo será creditada na conta escolhida pelo beneficiário, da forma como receberam os primeiros beneficiários: nas contas da Caixa, na Poupança Social Digital ou em contas de outros bancos. Esses beneficiários também poderão fazer o saque em espécie do auxílio na data da liberação.
Veja como ficou o calendário de pagamento da 1ª parcela para novos aprovados:
19 de maio (terça): nascidos em janeiro
20 de maio (quarta): nascidos em fevereiro
21 de maio (quinta): nascidos em março
22 de maio (sexta): nascidos em abril
23 de maio (sábado): nascidos em maio, junho ou julho
25 de maio (segunda): nascidos em agosto
26 de maio (terça): nascidos em setembro
27 de maio (quarta): nascidos em outubro
28 de maio (quinta): nascidos em novembro
29 de maio (sexta): nascidos em dezembro
Calendário da 2ª parcela
O calendário do pagamento da 2ª parcela do Auxílio Emergencial começou no último dia 18 e seguirá até 13 de junho. O calendário da terceira parcela, que estava prevista para maio, continua sem definição.
O calendário da segunda parcela vale apenas para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril. A segunda parcela deve ser paga cerca de um mês após o recebimento da primeira.
São 3 calendários:
um para recebimento em poupança social
um para saque em espécie para beneficiários do Bolsa Família
um para saque em espécie para poupança social e transferência de recursos
VEJA OS CALENDÁRIOS
1. Calendário para depósito em poupança social

Economia G1
2. Calendário para pagamento aos beneficiários do Bolsa Família

Economia G1
3. Calendário para saque e transferência da poupança social
Auxílio Emergencial segunda parcela – saque e transferência da poupança social
Economia G1
Balanço
Até a quarta-feira, a Caixa Econômica Federal (CEF) já havia pagado R$ 72,7 bilhões em Auxílio Emergencial, para 57,3 milhões de beneficiários. Ao todo, foram 103,3 milhões de pagamentos, uma vez que muitos beneficiários já começaram a receber a segunda parcela de R$ 600.
Ainda segundo a Caixa, foram processados pela Dataprev até as 11h de terça-feira 101,2 milhões de cadastros, dos quais 59 milhões foram considerados elegíveis – destes, 19,2 milhões de beneficiários do Bolsa Família, 10,5 milhões do Cadastro Único e 29,3 milhões de trabalhadores que se inscreveram por meio do site e do aplicativo do programa.
Outros 5 milhões de cadastros feitos pelo app e site estão em reanálise, e 5,1 milhões ainda passam pela primeira análise.
Initial plugin text

Tópicos