Turismo

Vacina para viagem internacional: como comprovar proteção completa contra Covid-19?

Vacina para viagem internacional: como comprovar proteção completa contra Covid-19? thumbnail

Com a reabertura gradual das fronteiras para turistas, alguns países já recebem, sem restrições, viajantes brasileiros completamente vacinados. Veja perguntas e respostas sobre como comprovar a imunização. Pessoa mostra o código QR do passaporte sanitário antes do início da partida de futebol na França, em 8 de agosto de 2021
JEAN-FRANCOIS MONIER/AFP
A Espanha autorizou, na terça-feira (24), que turistas brasileiros voltem a frequentar o país contanto que estejam completamente vacinados contra a Covid-19.
Com a decisão, o país europeu se une a outros que vêm afrouxando as restrições em suas fronteiras e liberando gradualmente a entrada de viajantes imunizados.
No entanto, cada país pode decidir quais são as vacinas autorizadas e de que forma os turistas poderão comprovar a imunização contra o coronavírus.
Veja a seguir perguntas e respostas sobre como comprovar a vacinação para viagens:
O Certificado Internacional de Vacinação é válido para a Covid-19?
Quais países autorizam a entrada de brasileiros vacinados contra o coronavírus?
Todas as vacinas estão autorizadas?
Como comprovar a vacinação?
Como emitir um comprovante em inglês ou espanhol?
1. O Certificado Internacional de Vacinação é válido para a Covid-19?
Não. O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é emitido principalmente para a vacina contra a febre amarela.
Segundo a agência, não há, no momento, determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para emissão do Certificado Internacional de Vacina para a vacina da Covid-19.
Além da febre amarela, o certificado pode ser emitido para outras vacinas, como meningite e poliomielite, diz a Anvisa.
2. Quais países autorizam a entrada de brasileiros vacinados contra o coronavírus?
Com a Espanha, que autorizou a entrada de brasileiros vacinados sem restrições ou quarentena, ao menos 20 países já liberaram a passagem de turistas imunizados. Veja alguns deles na lista abaixo:
Alemanha
Anguilla
Bahamas
Canadá
Catar
Costa do Marfim
Costa Rica
Egito
Equador
Espanha
Finlândia
França
Irlanda
Islândia
Jordânia
Mali
República Dominicana
Suíça
Tailândia
Ucrânia
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil mantém uma lista atualizada com as restrições de viagens para brasileiros no exterior, que incluem também informações sobre a vacinação.
No entanto, o Itamaraty recomenda que antes de qualquer viagem, se confirmem as informações diretamente com os consulados e embaixadas dos países estrangeiros.
A Anvisa reforça o cuidado e afirma, em nota, que cada país ou bloco regional determina as exigências para a entrada em seus respectivos territórios.
3. Todas as vacinas estão autorizadas?
Não. Cada país tem autonomia para definir suas regras. A Espanha, por exemplo, autorizou a entrada de viajantes brasileiros com todas as vacinas disponíveis no SUS.
Já a Alemanha, que também começou a aceitar brasileiros vacinados, não liberou a entrada para viajantes que receberam vacinas não aprovadas na Europa – como a CoronaVac.
Vacinas autorizadas
4. Como comprovar a vacinação?
Todos os brasileiros vacinados podem imprimir o Certificado Nacional de Vacinação para a Covid-19. O documento, disponível pelo aplicativo Conecte SUS, é gratuito.
Para emitir o certificado, é preciso baixar o app ou acessar a versão web do sistema:
No Conecte SUS, clique no ícone da vacina
Aperte em cima das doses administradas
Siga para o detalhamento das doses administradas
E clique em ‘Certificado de Vacinação’
O certificado (veja na imagem abaixo) tem todos os dados do vacinado, as doses das vacinas com seus respectivos lotes e um QR Code para confirmar a autenticidade do documento.
Certificado de vacinação para a Covid-19 emitido pelo Ministério da Saúde
Reprodução/Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde afirma que, ainda que não exista uma “normativa internacional publicada”, alguns países aceitam este documento como comprovante de vacinação.
No caso da Espanha, o passageiro deve apresentar um certificado de vacinação em espanhol (veja adiante como conseguir) e preencher um formulário no site do governo espanhol.
Já para entrar na França, além do comprovante nacional de vacinação (que pode ser emitido também em inglês), o viajante precisa apresentar uma “declaração solene” dizendo que não está doente. O documento está disponível no site do Ministério das Relações Exteriores francês.
5. Como emitir um comprovante em inglês ou espanhol?
Certificado de vacinação pode ser disponibilizado em português, inglês e espanhol
Reprodução/Ministério da Saúde
Para emitir uma versão em inglês ou espanhol do certificado, é preciso – após ter recebido as duas doses da vacina – baixar o app do sistema Conecte Sus:
No Conecte SUS, clique no ícone da vacina
Aperte em cima das doses administradas
Siga para o detalhamento das doses administradas
Clique em ‘Certificado de Vacinação’
Na parte superior, clique na bandeira do Brasil
Escolha a bandeira dos EUA para inglês ou a bandeira da Espanha para espanhol

Entrevista TVN Brasil - Tempos de Mudança