Economia

Totvs faz proposta para combinação de negócios com Linx e abre disputa com Stone

Totvs faz proposta para combinação de negócios com Linx e abre disputa com Stone thumbnail

Proposta veio na mesma semana em que a Stone e a Linx anunciaram um acordo. A Totvs fez nesta sexta-feira uma contraoferta pela produtora rival e software Linx, competindo com a oferta feita pela empresa de meios de pagamentos Stone e que contou com acordo vinculante da Linx, anunciada mais cedo nesta semana.
A Totvs informou que enviou ao conselho de administração da Linx proposta de combinação de negócios. A oferta acontece poucos dias após anúncio da compra da Linx pela empresa de meios de pagamentos StoneCo.
A operação com a Totvs, se aprovada, resultará, no recebimento pelos acionistas da Linx de 1 ação da Totvs e 6,20 reais para cada papel da Linx que possuam, passando os acionistas da Linx a terem cerca de 24% do capital total e votante da Totvs. Segundo a Reuters, isso representa um prêmio de pouco menos de 1% em relação à oferta da StoneCo.
“A transação possui um forte racional estratégico em razão da alta complementariedade de mercados, soluções e serviços, resultando em uma substancial criação de valor para as companhias, seus respectivos acionistas, clientes e colaboradores”, afirmou a Totvs no documento.
A empresa de meios de pagamentos StoneCo anunciou na última terça-feira acordo vinculante para unir sua área de software com a Linx, numa transação em dinheiro e ações que avalia a empresa de software para varejo em R$ 6,4 bilhões.
A operação com a StoneCo prevê multa de R$ 605 milhões se a Linx realizar uma operação concorrente envolvendo uma oferta melhor de terceiro.
As ações da Totvs subiam cerca de 2% nesta manhã, enquanto papéis da Linx disparavam cerca de 9%. Em Nova York, as ações da StoneCo recuavam cerca de 1%.
Na quinta-feira, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu processos administrativos envolvendo a Linx. Um dos processos diz respeito a “notícias, fatos relevantes e comunicados”. O outro diz respeito à própria operação e vem após reclamações de investidores de que acionistas minoritários da Linx podem ser prejudicados considerados os termos propostos da transação.
As medidas acontecem após reclamações de agentes do mercado de que a informação do negócio pode ter vazado, com investidores possivelmente tendo se aproveitado disso para lucrar antes que o anúncio fosse oficializado.
PIX, novo sistema de pagamentos desenvolvido pelo BC, vai permitir transações instantâneas; entenda
Cresce uso de maquininhas de cartão nos pequenos negócios