O negócio tem 170 clientes no Brasil e já está expandido para outros países. Startup cria provador virtual para clientes de e-commerces de roupas
Como experimentar uma calça, uma saia ou uma camisa em um e-commerce, se na internet não tem cabine? Uma startup de São Paulo resolveu esse problema e desenvolveu um provador virtual. Com ele, fica mais fácil para o consumidor comprar e também para os e-commerces que vendem roupa, aumentar o faturamento.
Depois de comprar um presente para a mulher num e-commerce e não servir, o empresário Marcelo Bastos teve ideia junto com o sócio Janderson Araújo, de desenvolver um provador virtual. O negócio começou em 2016.
“Ele coloca dados que já conhece sobre ele mesmo, como peso, a idade e também a altura. Nesse momento, a gente pergunta algumas coisas sobre o corpo dele e, a partir desse momento, a gente começa a recomendar a roupa que serviria nele”, explica Janderson.
Com inteligência virtual, o produto vai se ajustando. E como cada marca tem suas medidas, a empresa criou um produto personalizado. “A gente tem um banco de marcas gigantesco e também a gente conversa junto com os próprios fornecedores, muitas vezes empresas menores que já têm sua própria modelagem. A nossa equipe ajuda a definir essas tabelas. E a partir desse momento, o provador funciona pra recomendar certinho o tamanho”, conta Janderson.
A startup atende a lojas virtuais de todos os tamanhos e cobra uma mensalidade, que varia de acordo com a quantidade de acessos. Hoje, o negócio tem 170 clientes no Brasil e já está expandido o negócio para outros países.
Yonathan Reismann, gestor de negócios online, é um dos clientes do provador virtual. Ele tem um e-commerce de uma marca de camisas e há três anos oferece o serviço para os consumidores da loja virtual: “Existe um antes e depois, porque antes a gente tinha uma tabela de medidas, mas a tabela demora muito e ninguém tem uma fita métrica na mão. Com a vinda do provador, a gente consegue ver que conforme os clientes vão utilizando, as vendas vão vindo junto”.
A ferramenta ajuda não apenas a loja a fechar mais vendas, mas também a evitar trocas e devoluções. “Nós conseguimos reduzir a troca e devolução em mais de 50%. E nós conseguimos aumentar em média 30% as vendas das lojas dos clientes que usam o provador virtual”, garante Marcelo Bastos.
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