Resultado é melhor que o esperado pelo FMI. No quarto trimestre, economia teve expansão de 4% sobre o trimestre anterior. Uma revisão dos dados divulgada nesta quinta-feira (25) confirmou que a economia dos Estados Unidos ‘encolheu’ 3,5% em todo o ano passado. A queda, divulgada pelo escritório oficial de estatísticas (BEA) do Departamento de Comércio do país, é a maior queda desde 1946, após o final da 2ª Guerra Mundial.
Em dólares correntes, a queda foi de US$ 498,3 bilhões, para um nível de 20,93 trilhões.
Variação anual do PIB dos EUA
Economia G1
Já os dados do quarto trimestre foram ligeiramente revisados para cima, para 4,1%, em termos anualizados, ante 4% na primeira divulgação. Nos três meses anteriores, a economia norte-americana registrou alta recorde de 33,4%.
PIB EUA 4tri20
Economia G1
Os EUA utilizam uma metodologia diferente da feita pela maioria dos países para a divulgação do PIB trimestral. No Brasil, por exemplo, o IBGE divulga o crescimento trimestral em relação ao trimestre imediatamente anterior e em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a taxa anualizada significa a variação do PIB se esse percentual de crescimento ou queda fosse mantida por um ano inteiro.
Assista a mais notícias de Economia:
Comentar