Destaque Economia Política Últimas Notícias

PRORROGADA ATÉ DEZEMBRO A SUSPENSÃO DE CONTRATOS

PRORROGADA ATÉ DEZEMBRO A SUSPENSÃO DE CONTRATOS

Presidente Bolsonaro assinou decreto que prorroga, até 31 de dezembro, o programa que autoriza empresas a reduzirem proporcionalmente a jornada e o salário dos funcionários, possibilitando também a suspensão temporária de contratos.

O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEM) foi instituído por Medida Provisória em abril e preservou milhões de empregos.

Nota do Governo Federal explica a decisão:
“Essa ação irá permitir que empresas que estão em situação de vulnerabilidade possam continuar sobrevivendo a este período e, desta forma, preservar postos de trabalho e projetar uma melhor recuperação econômica”.

BRASIL – Número de mortes pela covid-19 no Brasil continua em queda.
Ontem, foram 309. Total chegou a 150.998.

COVID – Ministro Dias Toffoli está com covid-19, recuperando-se em casa.

TRÂNSITO – Presidente Bolsonaro sancionou a lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro.
Principal mudança é o aumento na validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos, para condutores com menos de 50 anos de idade.

A lei torna todas as multas leves e médias puníveis apenas com advertência, caso o condutor não seja reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses.
O projeto cria o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), uma espécie de listagem de bons condutores.

As novas regras começam a valer depois de 180 dias a partir da publicação da lei.
Bolsonaro vetou trecho que impedia a circulação de motos nos chamados “corredores” no trânsito.

STF – Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luiz Fux, marcou para hoje a análise em plenário sobre o caso do traficante André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap, libertado por decisão isolada do Ministro Marco Aurélio.

André do Rap permanece foragido, provavelmente no Paraguai, sendo procurado até pela Interpol.

INFLAÇÃO – Especialistas consultados toda semana pelo Banco Central preveem aumento da inflação, na divulgação do Boletim Focus.
Para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), preveem taxa de 2,47% ao final do ano e 3,02% em 2021.

Essas projeções vêm estabelecendo, nas últimas semanas, queda do PIB (Produto Interno Bruto) para este ano na faixa de 5,2% a 5,5%. Ontem, a previsão ficou em menos 5,3%.
Fundo Monetário Nacional (FMI) previu que o PIB brasileiro caia 5.9% este ano.

HOLANDA – Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, reportaram a primeira morte causada por segunda infecção do coronavírus no mundo.
A paciente era uma holandesa de 89 anos. Ela testou positivo para a covid-19 e permaneceu internada por cinco dias. Recebeu alta e dois testes PCR vieram com resultado negativo.

Dois meses depois, a holandesa voltou a ter febre, tosse e falta de ar e, mais uma vez, testou positivo para o coronavírus no exame PCR. Os testes sorológicos indicavam que a paciente não apresentava anticorpos e não estava imune à doença. Duas semanas depois, ela faleceu.

O caso reabre debates sobre reinfecção, mas leva-se em conta a idade da holandesa e o impacto de quimioterapia na saúde dela, que sofria de câncer.

AGENDA – Hoje, às 10h, o Presidente Bolsonaro participa, por videoconferência, da posse de Eduardo Gouvêa como Presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Às 14h, recebe o Pastor Gilmar Santos, Presidente das Assembleias de Deus no Brasil Cristo para Todos.

E às 17h, no Palácio do Planalto, haverá o lançamento do Programa Genomas Brasil, de sequenciamento genético.

ECONOMIA – O dólar fechou o dia ontem vendido a R$ 5,581, com alta de R$ 0,054 (+0,98%).

Índice Ibovespa, da Bolsa de Valores, subiu para 98.501 pontos.
Por RENATO RIELLA