Turismo

Por teleconferência, ministro do Turismo participa de reuniões na abertura da Fitur

Gilson Machado Neto conversou com ministros de outros países para alinhar parcerias

Presidente da Embratur, Carlos Brito, encontrou representantes do turismo de diversos países. Crédito: Victor Seco/Embratur

Oministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou nesta quarta-feira (19.01), de forma virtual, de reuniões realizadas pelo presidente da Embratur, Carlos Brito, na Fitur, em Madrid (Espanha). A comitiva do Brasil conta com a presença do chefe da Assessoria Especial, Rafael Luisi, e do chefe da Assessoria de Relações Internacionais, embaixador Jorge Kadri.

A Fitur é a maior feira de turismo no mercado ibero-americano e a segunda mais importante do mundo, e reúne milhares de empresas e visitantes. O estande da Embratur no local possui 305 metros quadrados e traz um pouco das belezas e experiências que turista terá ao visitar o Brasil.

Os representantes da Embratur e do Ministério do Turismo se encontraram, no estande do Brasil na Fitur, com ministros e representantes de empresas e imprensa de vários países. Dentre os compromissos, eles se reuniram com a ministra da Cultura e Turismo de Moçambique, Eldevina Materula, para alinhar troca de experiências, parcerias e campanhas conjuntas para o setor.

Eldevina parabenizou o Brasil pela conquista do escritório regional da OMT para as Américas e declarou ter votado no nosso país por “todas as ligações histórias que nossos países possuem”. Para ela, há muito em comum entre as nações. “Podemos fortalecer nossa parceria para promoção e para capacitação no Turismo”, disse.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou da reunião por meio de teleconferência e destacou que a proximidade entre os dois países pode aumentar cada vez mais. “Vamos analisar quais gargalos existem para que a gente possa ampliar o fluxo turístico, especialmente na conectividade aérea ”, afirmou.

Outra reunião desta quarta-feira foi com o ministro do Uruguai, Tabaré Vieira, para tratar de avanços em parcerias, inclusive em pautas do Mercosul, como a Rota Caminho dos Jesuítas. O ministro Gilson Machado Neto, por telefone, reforçou o empenho do Brasil em fortalecer os laços entre os países. O presidente Carlos Brito também se reuniu com o ex-ministro de Turismo da Argentina e deputado nacional, Gustavo Santos, para debater cenário do setor no pós-pandemia. Machado Neto participou por telefone.

Pela manhã, Embratur e MTur se reuniriam com Glauco Fuzinatto, presidente da Visit Brazil Travel Association (VBRATA), uma associação europeia sem fins lucrativos que se destina à promoção do Brasil e reúne operadores e trade que enviam turistas para o nosso país.  Na reunião, debateram a proposta de roadshows, seminários e eventos para capacitar operadores e promover o Brasil no exterior.

Entrevistas – O presidente da Embratur, Carlos Brito, concedeu entrevistas para a rádio espanhola Onda Cero, de Almería, e para a CNN. Brito destacou a promoção do Brasil no exterior e reforçou que o País está pronto para receber turistas internacionais. “O Brasil tem todos os tipos de turismo e, com certeza, está preparado para receber e encantar os visitantes estrangeiros”, afirmou.

Por Rafael Brais

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo