Economia

Petrobras prevê impacto financeiro por conta do coronavírus

Petrobras prevê impacto financeiro por conta do coronavírus thumbnail

Produção da companhia não foi prejudicada, mas preço do petróleo foi impactado no mercado internacional. O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, disse nesta quinta-feira (20) que o resultado financeiro da companhia no primeiro trimestre deverá ser impactado por conta do surto de coronavírus, que já deixou 2,1 mil mortos na China. Ele explicou que não houve impacto na produção da estatal, mas no preço internacional do petróleo.
Da indústria de celulares à soja, os impactos do coronavírus na economia brasileira
“O coronavírus não teve efeito na quantidade [produzida pela companhia] mas teve efeito nos preços, evidentemente”, disse o presidente da companhia, Roberto Castello Branco, durante coletiva de imprensa para comentar os resultados financeiros da estatal em 2019, ano em que a empresa teve lucro de R$ 40,1 bilhões, o maior da história da companhia.
Aumenta número de mortos pelo novo coronavírus fora da China
“Os mercados antecipam os efeitos na atividade econômica, então é só observar o comportamento dos preços do petróleo pra ver que houve uma queda, que vai se refletir no nosso resultado do primeiro trimestre. Dizer de quanto foi, agora, seria prematura, porque estamos no meio do trimestre”, explicou.
Pela manhã, em teleconferência com acionistas, a diretora de Refino e Gás Natural Anelise Lara já havia relatado impacto do coronavírus sobre os preços também nos derivados, segundo informado pela Reuters. 
Atualmente, cerca de 65% do petróleo produzido pela Petrobras é vendido para a China. Mas, segundo a diretora, a demanda da companhia não foi prejudicada, uma vez que todas as cargas previstas para o mercado chinês estão embarcando normalmente. Ela ponderou, ainda, que os mercados europeu e norte-americano também estão recebendo bem o óleo da Petrobras “pela qualidade do produto e baixo teor de enxofre”.