Economia

Petrobras inicia venda de fatia remanescente na empresa de gasodutos TAG

Petrobras inicia venda de fatia remanescente na empresa de gasodutos TAG thumbnail

Em junho do ano passado, estatal vendeu 90% da empresa de gasodutos à francesa Engie e ao fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec. A Petrobras informou nesta sexta-feira (17) que iniciou processo para vender uma fatia remanescente de 10% na Transportadora Associada de Gás (TAG).
A companhia vendeu 90% da empresa de gasodutos à francesa Engie e ao fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ) em transação concluída em junho do ano passado, por de R$ 33,5 bilhões.
Sede da Petrobras no Rio de Janeiro
Daniel Silveira/G1
Agora, potenciais compradores receberão um memorando com informações detalhadas sobre a TAG e instruções sobre o desinvestimento, na chamada “fase não vinculante” da operação, incluindo orientações para envio de propostas.
A TAG opera infraestrutura de transporte de gás com capacidade de movimentar 74 milhões de metros cúbicos por d0ia. A malha de gasodutos da empresa soma cerca de 4.500 quilômetro, segundo informações do site da companhia.
A Engie e os canadenses da CDPQ possuem direito de preferência na aquisição, uma vez que já são os acionistas majoritários da TAG.
O presidente da Engie no Brasil, Maurício Bähr, afirmou no início de dezembro que a empresa tem interesse em comprar a participação restante da Petrobras no ativo e deverá exercer o direito de preferência.
A Petrobras, por sua vez, pretende vender “com prêmio” os 10% que ainda detém na companhia de gasodutos, afirmou em dezembro o diretor de relações institucionais da estatal, Roberto Ardenghy.
O anúncio do negócio ocorre em meio a um amplo plano de desinvestimentos da Petrobras, que tem buscado reduzir o endividamento e focar esforços na exploração de petróleo e gás em águas profundas e ultraprofundas.