Economia

Petrobras inicia venda de dois campos de petróleo na Bacia de Campos

Petrobras inicia venda de dois campos de petróleo na Bacia de Campos thumbnail

Empresa anunciou nesta sexta-feira (25) venda da totalidade das participações nas concessões dos campos de Albacora e Albacora Leste, localizados no litoral norte do Rio de Janeiro. Sede da Petrobras no Rio de Janeiro
Daniel Silveira/G1
A Petrobras comunicou na manhã desta sexta-feira (25) que começou a etapa de divulgação da oportunidade referente à venda da totalidade de suas participações nas concessões dos campos de Albacora e Albacora Leste, que ficam nas águas profundas na Bacia de Campos, no Norte Fluminense.
Segundo a estatal, a operação está alinhada à estratégia de otimização de portfólio e melhoria de alocação do capital da companhia, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em águas profundas e ultra profundas, onde a Petrobras tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos.
“Esse movimento mantém nossa estratégia de direcionar nossos esforços e investimentos naqueles ativos com maior potencial de geração de valor. O desinvestimento que a gente está fazendo é longe de ser um movimento de saída da Petrobras da Bacia de Campos. Muito pelo contrário, nossos planos para a Bacia não são nada tímidos”, disse Carlos José Travassos, gerente executivo de águas profundas da Petrobras.
De acordo com Carlos José Travassos, o plano de renovação na Bacia de Campos inclui a instalação de pelo menos três unidades, que já estão em construção.
Petrobras fala sobre venda de campos de petróleo e planos para a Bacia de Campos
“São diversos projetos de desenvolvimento complementar com foco no aumento da produção. Temos previsto ainda a revitalização e a reorganização da nossa malha de escoamento, além de um programa forte para a garantia de integridade e produtividade das nossas unidades, além de segurança. Nós estamos desinvestindo pra investir melhor”, destacou o Travassos.
O campo de Albacora possui uma área de 455 km² e está situado na área norte da Bacia de Campos, em lâmina d’água que varia de 100 a 1.050 m, a uma distância de cerca de 110 km do Cabo de São Tomé, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro.
Em agosto de 2020, Albacora produziu 38,7 mil barris de óleo por dia e 716 mil m3/dia de gás. A Petrobras é operadora do campo com 100% de participação.
Já o campo de Albacora Leste possui uma área de 511,56 km² e está situado na área norte da Bacia de Campos, em lâmina d’água que varia de 1.000 a 2.150 m, a uma distância de cerca de 120 km do Cabo de São Tomé.
Em agosto de 2020, Albacora Leste produziu 33,3 mil barris de óleo por dia e 707 mil m3/dia de gás. A Petrobras é operadora do campo com 90% de participação e os 10% restantes pertencem à Repsol Sinopec Brasil.
O teaser que contém as principais informações sobre a oportunidade e os critérios de elegibilidade para a seleção de potenciais participantes, está disponível no site da Petrobras.
De acordo com a empresa, a divulgação está de acordo com as normas internas da Petrobras e com as disposições do procedimento especial de cessão de direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos, previsto no Decreto 9.355/2018.