Economia

Paulo Guedes anunciará ampla reformulação na equipe econômica; veja nomes

Paulo Guedes anunciará ampla reformulação na equipe econômica; veja nomes thumbnail

Ministro decidiu trocar secretários de Fazenda, do Tesouro, de Orçamento e do PPI. Assessora especial também deixará cargo. O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciará nos próximos dias uma ampla reformulação na equipe da pasta.
Ao todo, são quatro mudanças de secretários e uma de uma assessora especial.
Somente nesta terça, Waldery Rodrigues foi demitido da Secretaria Especial de Fazenda, e o ministério informou que Vanessa Canado deixará a assessoria especial para Reforma Tributária.
Atual secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal assumirá a Secretaria Especial de Fazenda no lugar de Waldery, e Jefferson Bittencour, servidor da pasta, será o novo chefe do Tesouro.
O professor Isaías Coelho, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), assumirá o cargo até então ocupado por Vanessa Canado na assessoria para reforma tributária.
Além deles, o atual secretário de Orçamento, George Soares, também deixará o cargo. Para o lugar dele, Paulo Guedes convidou Ariosto Antunes Culau, que já atuou na Secretaria-Executiva do ministério.
A atual secretária do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier, também deixará o cargo.
Segundo relato de fontes próximas ao ministro da Economia, as trocas serão anunciadas ainda nesta semana e têm por objetivo melhorar o funcionamento interno da pasta e a comunicação com outros órgãos do governo e com o Congresso Nacional.
Desde o ano passado, o desgaste da equipe econômica, que precisa insistir no ajuste fiscal e aprovação de reformas, tem crescido e chegaram a ameaçar o tamanho do ministério – que hoje reúne áreas que já foram quatro pastas separadas. A principal tarefa da nova equipe é levar adiante reformas mesmo com o desgaste do governo, uma CPI no Senado e a pandemia que assola o país.